Araxá

Taxonomie

Code

Bereik aantekeningen

ron aantekeningen

Toon aantekening(en)

Hiërarchische termen

Araxá

Gelijksoortige termen

Araxá

Verwante termen

Araxá

4 Archivistische beschrijving results for Araxá

4 results directly related Exclude narrower terms

Rosa Belma Afonto Viotti - Vídeos

Departamento / Setor de trabalho: Departamento de Fisioterapia

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef) localizado na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.
Entrevistadora: Tânia Lúcia Hirochi
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Graduação em Pedagogia, na Faculdade de Educação da UFMG; convite para integrar o Núcleo de Assessoramento Pedagógico (NAP) do ICB; ingresso como professora da FAE; início do trabalho como assessora pedagógica na Escola de Educação Física na década de 1970; trabalho desenvolvido na reforma curricular do curso de Educação Física; trabalho na comissão que elaborou os currículos dos novos cursos, Fisioterapia e Terapia Ocupacional; transferência definitiva da FAE para a Escola de Educação Física; definição da Escola de Educação Física como unidade que receberia os novos cursos; dificuldades enfrentadas para estabelecimento dos novos cursos; festa de formatura da primeira turma dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; reforma curricular dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na década de 1980; desdobramento do colegiado único em dois: Colegiado do curso de Fisioterapia e Colegiado do curso de Terapia Ocupacional; tentativas de desmembramento do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; saída dos dois cursos da Escola de Educação Física; sede provisória na Unidade Administrativa 3; embates na Congregação da Escola de Educação Física em torno da saída dos cursos da Escola; paralisação das atividades docentes dos curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional por mais de quarenta dias; definição do Conselho Universitário da UFMG pela permanência da vinculação dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional à Escola de Educação Física; relata algumas situações dos conflitos existentes na Escola; separação do departamento único em dois departamentos: Departamento de Fisioterapia e Departamento de Terapia Ocupacional; decisão por se candidatar ao cargo de diretora da Escola; desafios e principais realizações de sua gestão; decisão por se aposentar motivada por alterações nas regras de aposentadoria; importância da Escola de Educação Física na sua vida; relação com a professora Maria Lucia Paixão; embates entre o campos da Fisioterapia, Terapia Ocupacional e a Fisiatria.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Rosa Belma Afonto Viotti - Transcrição

Departamento / Setor de trabalho: Departamento de Fisioterapia

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef) localizado na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.
Entrevistadora: Tânia Lúcia Hirochi
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa e Iara Souto Ribeiro Silva
Transcrição: Carolina Rabaiolli Gutierrez
Conferência de fidelidade: Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Graduação em Pedagogia, na Faculdade de Educação da UFMG; convite para integrar o Núcleo de Assessoramento Pedagógico (NAP) do ICB; ingresso como professora da FAE; início do trabalho como assessora pedagógica na Escola de Educação Física na década de 1970; trabalho desenvolvido na reforma curricular do curso de Educação Física; trabalho na comissão que elaborou os currículos dos novos cursos, Fisioterapia e Terapia Ocupacional; transferência definitiva da FAE para a Escola de Educação Física; definição da Escola de Educação Física como unidade que receberia os novos cursos; dificuldades enfrentadas para estabelecimento dos novos cursos; festa de formatura da primeira turma dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; reforma curricular dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na década de 1980; desdobramento do colegiado único em dois: Colegiado do curso de Fisioterapia e Colegiado do curso de Terapia Ocupacional; tentativas de desmembramento do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; saída dos dois cursos da Escola de Educação Física; sede provisória na Unidade Administrativa 3; embates na Congregação da Escola de Educação Física em torno da saída dos cursos da Escola; paralisação das atividades docentes dos curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional por mais de quarenta dias; definição do Conselho Universitário da UFMG pela permanência da vinculação dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional à Escola de Educação Física; relata algumas situações dos conflitos existentes na Escola; separação do departamento único em dois departamentos: Departamento de Fisioterapia e Departamento de Terapia Ocupacional; decisão por se candidatar ao cargo de diretora da Escola; desafios e principais realizações de sua gestão; decisão por se aposentar motivada por alterações nas regras de aposentadoria; importância da Escola de Educação Física na sua vida; relação com a professora Maria Lucia Paixão; embates entre o campos da Fisioterapia, Terapia Ocupacional e a Fisiatria.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Rosa Belma Afonto Viotti - Áudio

Departamento / Setor de trabalho: Departamento de Fisioterapia

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef) localizado na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.
Entrevistadora: Tânia Lúcia Hirochi
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Graduação em Pedagogia, na Faculdade de Educação da UFMG; convite para integrar o Núcleo de Assessoramento Pedagógico (NAP) do ICB; ingresso como professora da FAE; início do trabalho como assessora pedagógica na Escola de Educação Física na década de 1970; trabalho desenvolvido na reforma curricular do curso de Educação Física; trabalho na comissão que elaborou os currículos dos novos cursos, Fisioterapia e Terapia Ocupacional; transferência definitiva da FAE para a Escola de Educação Física; definição da Escola de Educação Física como unidade que receberia os novos cursos; dificuldades enfrentadas para estabelecimento dos novos cursos; festa de formatura da primeira turma dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; reforma curricular dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na década de 1980; desdobramento do colegiado único em dois: Colegiado do curso de Fisioterapia e Colegiado do curso de Terapia Ocupacional; tentativas de desmembramento do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; saída dos dois cursos da Escola de Educação Física; sede provisória na Unidade Administrativa 3; embates na Congregação da Escola de Educação Física em torno da saída dos cursos da Escola; paralisação das atividades docentes dos curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional por mais de quarenta dias; definição do Conselho Universitário da UFMG pela permanência da vinculação dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional à Escola de Educação Física; relata algumas situações dos conflitos existentes na Escola; separação do departamento único em dois departamentos: Departamento de Fisioterapia e Departamento de Terapia Ocupacional; decisão por se candidatar ao cargo de diretora da Escola; desafios e principais realizações de sua gestão; decisão por se aposentar motivada por alterações nas regras de aposentadoria; importância da Escola de Educação Física na sua vida; relação com a professora Maria Lucia Paixão; embates entre o campos da Fisioterapia, Terapia Ocupacional e a Fisiatria.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

NIlton Amantea

Eixo: Peteca

  • Sumário

Associação ao Iate Golf Clube em 1943, por intermédio de alguns remadores da Lagoa da Pampulha; cita Cícero Vidal como técnico de peteca da época; envolvimento com o remo; fala como era a peteca quando começou a jogar; fábrica de petecas Petote; iniciação no esporte através das olimpíadas e das regatas universitárias; relata como foi seu primeiro contato com a peteca; peteca vista como uma prática feminina; jogou futebol de salão no Minas Tênis Clube e no Iate; rompimento da barragem da Pampulha, em 1954; fala de alguns clubes em que jogou peteca: Libanês, Cruzeiro, Quinze Veranistas, Minas Tênis Clube, Iate, Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Pampulha Iate Clube (PIC); relata um jogo de peteca que ocorreu no CPOR; relato de partida disputada na AMAN; bicampeonato da Copa Itaú; relata a sua amizade com Juscelino Kubitscheck; apostas feitas em torno das partidas de peteca; fala sobre seu parceiro de peteca, Antonio Starling (Tonhão); relembra sua equipe de remo do Iate; presença de mulheres como praticantes de peteca; falam sobre o envolvimento de Henrique Bertholino com a peteca e os torneios disputados em sua quadra; torneio de peteca disputado no Grande Hotel de Araxá; relato de alguns conflitos familiares por conta de seu envolvimento com a peteca; relações com a peteca e os diferentes torneios em Belo Horizonte; relata algumas partidas em duplas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer