Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
Nível de descrição
Arquivo
Dimensão e suporte
- Documentos Textuais: 252 manuscritos.
- Documentos Impressos: 31 livros, 10 exemplares de periódicos
- Documentos Tridimensionais: 46 documentos iconográficos.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
- Filiação: Joaquim Henrique Furtado de Mendonça e Presciliana Campos Furtado de Mendonça
- Cônjuge: Maria Aparecida Davis Cunha
- Formou em Educação Física pela Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, 1952.
Residiu em Pará de Minas de 1936 a 1944, onde foi sócio atleta de futebol do Paraense E. C. (1942-43). Em 1944 se mudou para Ouro Preto onde foi sócio atleta de futebol do Tabajaras S. C. (1944-48). Selecionou e dirigiu como técnico e jogador as equipes de basquete, voleibol e futebol dos colégios Arquidiocesano e Municipal Alfredo Baeta. Em 1949 antes de se mudar para o Rio de Janeiro, passou por Belo Horizonte e treinou como convidado no Clube Atlético Mineiro. No Rio trabalhou no Banco Mineiro, após um ano na cidade carioca ingressou na faculdade de Educação Física da Universidade do Brasil. Conquistou o campeonato interno de Boxe (meio pesado) e disputou vários campeonatos universitários nas modalidades de voleibol, basquete e futebol. Em 1951 foi aprovado como goleiro do Fluminense Futebol Clube onde dividia seus horários com os estudos, formando-se em Educação Física 1952.
Entidade custodiadora
História do arquivo
O professor Fernando Campos Furtado doou o acervo deste Fundo ao Cemef/UFMG no ano de 2007, após participar de seções, nesse Centro, para identificar junto com outros ex-professores da Escola de Educação Física da UFMG, fotografias pertencentes à Coleção Iconográfica.
Desde a sua chegada ao CEMEF/UFMG em 2007, esse acervo passou pelo momento de organização documental no primeiro semestre de 2015. O processo realizado foi higienização, concomitante a uma avaliação geral da documentação.
Procedência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Os documentos recebidos pelo CEMEF/UFMG dão a ver a distinção de Fernando Campos Furtado, estes possuindo uma grande diversidade como: livros, convites, certificados, revistas, entre outros. Esse acervo constitui-se importante fonte para o estudo da história da Escola de Educação Física da UFMG, assim como, de outras escolas na qual o titular atuou. Desse modo, destacam-se, no acervo, documentos referentes à sua carreira de professor, como também, a sua ocupação como atleta e treinador.
A série Documentos Pessoais reúne uma documentação relativa à vida particular de Fernando, que contribui para uma visão geral de sua trajetória. São documentos comprobatórios como diplomas, declarações e certificados de cursos, além de recortes de jornal, cartas e entrevistas concedidas pelo Titular.
A série Docência é composta por documentos relativos à carreira de professor de Educação Física do Titular. Encontram-se projetos temáticos, merecendo destaque as Jornadas Internacionais de Educação Física e as Ruas de Recreio, materiais de sala de aula e auxiliares, bilhetes, trabalhos de alunos, produção intelectual de outros autores e do Titular, além de fotografias e reportagens de jornal. Essa série está fundamentalmente relacionada às ações desenvolvidas por Fernando ao longo de sua atuação como professor da Escola de Educação Física de Minas Gerais e da Escola de Educação Física da UFMG e inclui atividades de ensino,
formação e qualificação docente.
Na série Esporte, estão reunidos documentos relativos à sua carreira de goleiro de Futebol amador e profissional, de treinador de equipes esportivas das escolas Marconi e CEFET-MG e como técnico de vôlei feminino do América Futebol Clube. Encontram-se reportagens de jornal, boletins de jogos estudantis e apostilas.
Na série Diretoria de Esporte, estão reunidos documentos, em maior parte de caráter comprobatório, relacionados a eventos esportivos promovidos pela Diretoria de Esporte no período em que o Titular ocupou cargo administrativo na instituição. Encontram-se certificados de eventos, ofícios e cartas.
A série Biblioteca abrange livros e periódicos pertencentes a Fernando, sobre diversos assuntos relacionados à Educação Física. Entre os livros encontram-se produções do próprio Titular.
Todos os títulos estão apresentados na forma de índice nesse inventário e podem, também, ser consultados na Base Pergamum do Sistema de Bibliotecas da UFMG.
Ao longo da descrição realizada neste instrumento de pesquisa pode ser observada a repetição de alguns documentos localizados em mais de uma função ou subfunção. Optou-se por assim mantê-los, segundo o princípio da “ordem original” e da “proveniência” por identificar sua relevância tanto para a constituição desse arquivo, quanto para a trajetória do Titular. Em sua maioria tratam-se de documentos relacionados às Jornadas Internacionais de Educação Física e as Ruas de Recreio.
Por se tratar de uma importante documentação, o Arquivo F.C.F. fornece relevantes pistas para os estudos históricos relativos à formação e qualificação docente em Educação Física, à recreação e ao lazer, especialmente em Minas Gerais. Tais documentos são capazes de revelar processos, sujeitos, acontecimentos e lugares de destaque para a constituição do campo da Educação Física no estado mineiro.
No âmbito geral da linha de acervo do Cemef/UFMG, pode ser observada uma relação entre o Arquivo F.C.F. e os Fundos Institucionais sob a guarda do Centro, devido ao forte envolvimento do Titular com projetos de grande relevância para a Escola de Educação Física, como por exemplo, as Jornadas Internacionais de Educação Física e as Ruas de Recreio. Tal aproximação é percebida por uma correlação existente entre documentos que, embora de origens distintas (institucionais e pessoais), possuem traço do trabalho realizado pelo Titular em seu percurso profissional.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
As perguntas que orientaram o estabelecimento de um Quadro de Arranjo enfatizaram as funções do titular e o como se revelavam no conjunto documental. Ou seja, iniciamos um trabalho de compreensão da “biografia do arquivo” e, para tanto, foi também necessário o levantamento de informações sobre o Prof. Fernando Campos Furtado.
Outras reflexões se fizeram necessárias e foram orientadas pela tarefa de perscrutar os sentidos da docência, por meio da identificação de tipologias próprias a essa função e, por contraste, identificar também outras funções ou fazeres de F.C.F que poderiam ser encontrados, para além de suas atividades de professor. Nesses termos, a docência foi delineada como função em uma acepção alargada do termo, que não se reduz as instituições na qual o professor ministrou as aulas, embora as incluam.
Iniciou-se, então, o processo de classificação dos documentos para a posterior descrição e elaboração dos índices, conforme apresentado no Quadro de Arranjo do Inventário Fernando Campos Furtado.
O Arquivo F.C.F foi organizado em cinco séries, de forma a caracterizar as “funções” exercidas pelo Titular durante sua trajetória de vida – profissional e particular. São elas:
– Documentos Pessoais
– Docência
– Esporte
– Diretoria de Esporte
– Biblioteca
Quanto à datação dos documentos, optou-se por considerar como datas-limites àquelas que aparecem como primeira e última nas várias funções e subfunções. Todavia, vale considerar que, nesses conjuntos, constam muitos documentos sem data. Nesses casos adotou-se o código S/D.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Instrumento de Pesquisa
Área de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Para a descrição de séries, subséries e índices que compõem esse instrumento de pesquisa, adotou-se um conjunto de siglas e termos, apresentado a seguir na forma de glossário.
Acervo – Documentos de uma entidade produtora ou de uma entidade custodiadora.
Colecionamento – Conjunto de documentos que caracterizam o ato de colecionar. Organização e guarda de um tipo de documento.
Cópia – Quando há mais de um exemplar do mesmo documento. Sinônimo de “Exemplar”.
Fundo – Conjunto de documentos de documentos uma mesma proveniência.
Função – Atividade desenvolvida pelo titular do arquivo em sua trajetória de vida.
F.C.F. – Abreviatura de Fernando Campos Furtado.
Iconografia – Conjunto de imagens. Documento iconográfico.
Inventário – Instrumento de pesquisa. Meio que permite a identificação, localização ou consulta a documentos ou a informações neles contidas.
Manuscrito – Texto escrito à mão. Termo que, utilizado genericamente, engloba textos datilografados e digitados que não foram publicados.
Subfunção – Num quadro de arranjo, a subdivisão das funções.
Titular – Proprietário do Fundo. Trata-se de Fernando Campos Furtado.
Xerox – Quando há original e fotocópia, ou apenas a fotocópia.
CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Status
Final
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Período de trabalho: Março de 2015 a Dezembro de 2017
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Equipe de elaboração do Inventário Fernando Campos Furtado:
Coordenadora:
Meily Assbú Linhales
Arquivista / Documentalista:
Thais Nodare de Oliveira
Fernanda Cristina dos Santos
Bolsistas da Primeira Fase:
Jean Carlos Chagas
Anderton Taynan Rocha Fonseca
Bolsistas da Segunda Fase:
Brenda Oliveira Batista
Jennyfer Thais Alves Ferreira