Arquivo 03 - Herbert de Almeida Dutra

Livros

Área de identificação

Código de referência

BR UFMG CEMEF 02.03

Título

Herbert de Almeida Dutra

Data(s)

Nível de descrição

Arquivo

Dimensão e suporte

  • Documentos Textuais: 1412 manuscritos
  • Documentos Impressos: 131 livros, 47 exemplares de periódicos (em um universo de 23 títulos)
  • Documentos Audiovisuais: 19 filmes, 25 documentos iconográficos, além de um projeto de filme 8mm.

Área de contextualização

Nome do produtor

(11/06/1923 - 18/06/2001)

Biografia

Filiação: Saulo Dutra Nicácio e Maria Almeida Dutra
Natural de Belo Horizonte - MG
Cônjuge: Edelweiss Roedel Galvão Dutra
Formação Acadêmica

  • Técnica Desportiva, Escola Nacional de Educação Física, Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, 1944.
  • Ensino Superior (graduação), Bacharel em Direito, Universidade de Minas Gerais, 1957.
  • Pós- graduação em Administração Pública, Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, 1982-1983.

História do arquivo

O arquivo do professor Herbert de Almeida Dutra (H.A.D.) foi doado ao Cemef no ano de 2002. A Sra. Edelweiss Dutra, esposa do titular, sinalizou ao então coordenador do Centro, professor Dr. Tarcísio Mauro Vago, o interesse em doar o acervo, que foi aceito de imediato, tendo em vista a relevância do professor Herbert para a história da Escola de Educação Física da UFMG e da própria área da Educação Física em Minas Gerais. Os documentos foram selecionados, empacotados e separados em caixas pela Sra. Edelweiss, e o recolhimento realizado em sua residência pelo professor Tarcísio Mauro Vago. Nos anos de 2014 e 2015, Edelweiss Dutra visita
o CEMEF para conhecer o trabalho realizado no Arquivo H.A.D. e, nessa ocasião, realiza uma segunda doação de documentos.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Os documentos recebidos pelo Cemef/UFMG dão a ver o esmero de Herbert de Almeida Dutra na produção de vários dossiês temáticos e incluem também algumas correspondências enviadas e recebidas, inúmeras anotações pessoais, textos manuscritos elaborados por ele e por outros colegas, além de traduções de textos técnicos e científicos por ele realizadas. Livros, folhetos e revistas especializadas em assuntos relativos à Educação Física se somam ao material didático – impresso e audiovisual – por ele produzido ou acumulado durante o percurso docente, além da particularidade de colecionar recortes de jornais, sobre temas relativos à Educação Física. O acervo de H.A.D., embora relativamente pequeno, apresenta temáticas diversas, como natação, saúde, caminhada, esporte, atividade física, alimentação, treinamento esportivo, além dos assuntos afeitos à sua atuação na gestão pública – na Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais e na Secretaria de Educação Física e Desportos do Ministério da Educação.
Na série Documentos Pessoais, estão reunidos documentos relativos a vida particular de Herbert, que contribuem para uma visão geral de sua trajetória. São documentos como diplomas, cursos, atestados médicos, procurações, nomeações, contratos, currículos, discursos, entre outros.
Na série Docência – central em um arquivo de professores – encontram-se projetos temáticos elaborados pelo Titular, planos de ensino, produções acadêmicas próprias ou de outros autores, exercícios de tradução e pequenos papéis manuscritos com anotações diversas, etc. Essa série está fundamentalmente relacionada às ações desenvolvidas por Herbert ao longo de sua atuação como professor da Escola de Educação Física de Minas Gerais e da Escola de Educação Física da UFMG e inclui atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A série Atividades na SEED/MEC abarca a documentação do Titular referente à atuação na Secretaria de Educação Física e Desportos do Ministério da Educação e Cultura durante a década de 1980. Tais documentos relacionam-se com a formulação de políticas de pesquisa e pós-graduação, nas quais Herbert foi colaborador como parecerista e propositor de projetos.
Outra série característica desse arquivo é a denominada Colecionamento, que reúne um fazer peculiar do Titular. Os documentos que a compõem são recortes de jornais sobre diversos temas, em sua maioria, relacionados à saúde, atividade física e alimentação. Parte desses recortes foi organizada pelo Titular em categorias temáticas e alfabéticas, contendo marcas e anotações realizadas por H.A.D. Outro conjunto de recortes foi acumulado pelo Titular sem, no entanto, receber classificação e nele optou-se por um ordenamento temático e cronológico, de modo a facilitar a pesquisa.
A série Biblioteca abrange livros e periódicos pertencentes ao Titular, em grande parte, referentes ao treinamento esportivo e a natação. Entre os livros, muitos em idiomas estrangeiros, especialmente em inglês, francês e alemão. Todos os títulos estão apresentados na forma de índice nesse inventário e podem, também, ser consultados na Base Pergamum do Sistema de Bibliotecas da UFMG.
Por se tratar de uma rica documentação, o Arquivo H.A.D. fornece importantes e consistentes subsídios para os estudos históricos relativos à Educação Física, ao esporte e ao lazer, especialmente em Minas Gerais. Tais documentos são capazes de revelar não somente distintas facetas do Titular, como também processos, sujeitos, acontecimentos e lugares de grande relevância para a constituição do campo da Educação Física no estado mineiro.
No âmbito geral da linha de acervo do Cemef/UFMG, é forte a relação de complementaridade entre o Arquivo H.A.D. e os Fundos Institucionais sob a guarda do Centro, devido ao cargo exercido por Herbert como Diretor da Escola de Educação Física de Minas Gerais entre 1963-1969. Tal aproximação é percebida por uma correlação existente entre documentos que, embora de origens distintas (institucionais e pessoais), possuem traço do trabalho realizado pelo Titular em seu percurso profissional.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Desde a sua chegada ao Cemef/UFMG em 2002, esse acervo passou por diferentes momentos de organização documental. Entre 2002 e 2007, os acervos pessoais que chegavam ao Cemef/UFMG foram tratados como “Coleções personalizadas – doações de Ex-professores”. Em 2007, em um trabalho de organização do “Guia de Fontes do Cemef” (Rosa e Linhales, 2007), foi estabelecido um primeiro quadro de arranjo para o Fundo Herbert de Almeida Dutra. Note-se que nesse momento de organização, o acervo pessoal deixava de ser identificado como uma coleção genérica e já recebia identificação como um Fundo garantindo o “princípio da proveniência”. O modo de organização escolhido priorizou o estabelecimento de 11 séries para o Fundo H.A.D., fortemente orientadas por temáticas e/ou por tipos documentais.
Série Nº de Documentos

  1. Dossiê 37
  2. Material Didático 33
  3. Folder/Folheto 21
  4. Impressos 35
  5. Correspondências 21
  6. Produção Intelectual de Outros Autores 45
  7. Produção Intelectual do Titular 27
  8. Miscelânea 08
  9. Filmes Didáticos de Natação 19
  10. Objetos Tridimensionais 01
  11. Periódicos/Revistas 38
  12. Livros 130
    Fonte: Rosa e Linhales, 2007.
    Esse arranjo revelou-se problemático na medida em que não evidenciava claramente os parâmetros relativos ao volume total do acervo. Como exemplo, pode-se citar a série, então denominada de “Dossiês” que, embora fosse uma das mais proeminentes (em quantidade e assunto), não apresentava quantificação por item documental. Foram listados como “Dossiês” cada uma das 37 pastas cuja organização prévia foi estabelecida pelo próprio Titular (Rosa e Linhales, 2007).
    Constatou-se, então, a necessidade de uma nova organização. Em 2014 foi realizado um novo processo de higienização, concomitante a uma segunda avaliação geral da documentação, buscando alternativas para uma reclassificação e, especialmente, interrogando os chamados “Dossiês”. Estes passaram então a ser analisados não como pacotes intactos e fechados em si
    mesmos, mas como pistas que poderiam ajudar na compreensão do Arquivo Pessoal de H.A.D. como um arquivo no qual se manifesta uma docência. Nele encontra-se revelado um ethos: o fazer-se professor. Para além dos tipos documentais e dos temas evidenciados no acervo, buscamos identificar nessa nova leitura as funções do Titular. Ou seja, iniciamos um trabalho de compreensão da “biografia do arquivo” e, para tanto, foi também necessário o levantamento de informações sobre o Prof. Herbert nos demais arquivos do Cemef/UFMG e por meio de entrevistas realizadas com familiares.
    As perguntas que orientaram o novo olhar sobre o arquivo de Herbert de Almeida Dutra enfatizaram as funções do titular e o modo como se revelavam no conjunto documental. A partir delas foram iniciados os primeiros exercícios de reagrupamento que priorizaram, entre outros tantos detalhes, encontrar um lugar para cada um dos “dossiês”. Chegou-se a um desenho intermediário, ainda guiado por características mais tipológicas e temáticas do que funcionais. Outras reflexões se fizeram necessárias e foram orientadas pela tarefa de perscrutar os sentidos da docência, por meio da identificação de tipologias próprias a essa função e, por contraste, identificar também outras funções ou fazeres de H.A.D. que poderiam ser encontrados, para além de suas atividades de professor. Nesses termos, a docência foi delineada como função em uma acepção alargada do termo, que não se reduz à sala de aula, embora a inclua. Na universidade, a função docência envolve e exige também a identificação das atividades de pesquisa, de sistematização de conhecimentos e de desenvolvimento de projetos extensionistas que, transbordando os muros acadêmicos, dialogam com a sociedade. Outra função a merecer destaque foi denominada “Colecionamento”. Algo muito singular ao sujeito H.A.D., em um momento específico de sua vida: ao longo de toda a década de 1990, já aposentado, o Prof. Herbert dedicou-se a colecionar recortes de jornais e revistas sobre temas atinentes à educação física, à saúde e aos exercícios corporais. Não só recortava e guardava, mas também realizava ações de organização e classificação temática para a sua “coleção”. Assim, essas entre outras séries, foram se apresentando como lugares plenos de sentidos e capazes de melhor acolher a diversidade de tipos documentais incluídos no acervo.
    Iniciou-se, então, o processo de classificação dos documentos para a posterior descrição e elaboração dos índices.
    O Arquivo H.A.D. foi organizado em cinco séries e subséries, de forma a caracterizar as “funções” exercidas pelo Titular durante sua trajetória de vida – profissional e particular. São elas:
    • Documentos Pessoais
    • Docência
    • Atividades na SEED/MEC
    • Colecionamento
    • Biblioteca
      Quanto à datação dos documentos, optou-se por considerar como datas-limites aquelas que aparecem como primeira e última nas várias funções e subfunções. Todavia, vale considerar que, nesses conjuntos, constam muitos documentos sem data.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • alemão
  • francês
  • inglês
  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Instrumento de Pesquisa

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Este Inventário foi realizado com apoio de pesquisa da FAPEMIG, por meio do Projeto “Arquivos de Professores: construções conceituais e metodológicas na organização dos Arquivos Pessoais do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF/UFMG)” aprovado no EDITAL FAPEMIG 01/2013 – Demanda Universal

Nota

Para a descrição de séries, subséries e índices que compõem esse instrumento de pesquisa, adotou-se um conjunto de siglas e termos, apresentado a seguir na forma de glossário.
Acervo – Documentos de uma entidade produtora ou de uma entidade custodiadora.
Colecionamento – Conjunto de documentos que caracterizam o ato de colecionar. Organização e guarda de um tipo de documento.
Cópia – Quando há mais de um exemplar do mesmo documento. Sinônimo de
“Exemplar”.
DED - Departamento de Educação Física e Desporto.
Fundo – Conjunto de documentos de documentos uma mesma proveniência.
Função – Atividade desenvolvida pelo titular do arquivo em sua trajetória de vida.
H.A.D. – Abreviatura de Herbert de Almeida Dutra.
Iconografia – Conjunto de imagens. Documento iconográfico.
Inventário – Instrumento de pesquisa. Meio que permite a identificação, localização ou
consulta a documentos ou a informações neles contidas.
Manuscrito – Texto escrito à mão. Termo que, utilizado genericamente, engloba textos
datilografados e digitados que não foram publicados.
Miscelânia – Conjunto de documentos acumulados que não possuem uma característica
clara e objetiva para inclusão em uma função.
SEED/MEC – Secretaria de Educação Física e Desportos / Ministério da Educação e
Cultura.
Sub-função – Num quadro de arranjo, a subdivisão das funções.
Titular – Proprietário do Fundo. Trata-se de Herbert de Almeida Dutra.
Xerox – Quando há original e fotocópia, ou apenas a fotocópia.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Período de trabalho
Primeira fase: Março de 2013 a Outubro de 2015
Segunda fase: Fevereiro de 2018 (revisões e acréscimos)

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Equipe de elaboração do Inventário Herbert de Almeida Dutra

Coordenadora: Meily Assbú Linhales
Arquivista: Thaís Nodade de Oliveira
Bolsista de Apoio Técnico: Fernanda Cristina dos Santos
Bolsista de Iniciação Científica: Nájela Paula Taveres Camargos

Zona da incorporação

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