Associação Atlética Banco do Brasil (AABB)

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Associação Atlética Banco do Brasil (AABB)

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NIlton Amantea

Eixo: Peteca

  • Sumário

Associação ao Iate Golf Clube em 1943, por intermédio de alguns remadores da Lagoa da Pampulha; cita Cícero Vidal como técnico de peteca da época; envolvimento com o remo; fala como era a peteca quando começou a jogar; fábrica de petecas Petote; iniciação no esporte através das olimpíadas e das regatas universitárias; relata como foi seu primeiro contato com a peteca; peteca vista como uma prática feminina; jogou futebol de salão no Minas Tênis Clube e no Iate; rompimento da barragem da Pampulha, em 1954; fala de alguns clubes em que jogou peteca: Libanês, Cruzeiro, Quinze Veranistas, Minas Tênis Clube, Iate, Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Pampulha Iate Clube (PIC); relata um jogo de peteca que ocorreu no CPOR; relato de partida disputada na AMAN; bicampeonato da Copa Itaú; relata a sua amizade com Juscelino Kubitscheck; apostas feitas em torno das partidas de peteca; fala sobre seu parceiro de peteca, Antonio Starling (Tonhão); relembra sua equipe de remo do Iate; presença de mulheres como praticantes de peteca; falam sobre o envolvimento de Henrique Bertholino com a peteca e os torneios disputados em sua quadra; torneio de peteca disputado no Grande Hotel de Araxá; relato de alguns conflitos familiares por conta de seu envolvimento com a peteca; relações com a peteca e os diferentes torneios em Belo Horizonte; relata algumas partidas em duplas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Marluce Monteiro Horta; Milton Henrique Bento Faria - Áudio

Eixo: Peteca

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Casa dos entrevistados
Entrevistadores: Renato Machado dos Santos e Ana Paula Guimarães Almeida

  • Sumário

Peteca vista como brinquedo por alguns críticos; Milton fala sobre sua atuação profissional como professor de português do Colégio Militar; primeiros contatos de Milton com a peteca no Jaraguá; reunião realizada para estabelecer as regras da peteca;fundação da Federação Mineira de Peteca; atuação de Milton em prol da difusão da peteca junto à FECEMG; citam nomes de alguns praticantes de peteca do Minas Tênis Clube; demonstração de peteca no Jaraguá; Marluce fala sobre seus primeiros contatos com a peteca; atuação de Marluce como professora de português do Colégio Municipal Belo Horizonte e do Colégio Marconi; prática de voleibol de Milton na época em que estava na academia militar; movimentações feitas para a oficialização da peteca como esporte junto ao Conselho Nacional de Desportos (CND); introduziram a prática da peteca na Colônia de Férias do SESC, em Bertioga; viagens feitas para divulgação da modalidade; Milton fala da importância da peteca em sua vida; amizades feitas por conta da prática da peteca; Marluce fala da importância da peteca em sua vida; amizade estabelecida entre os petequeiros do Clube Campestre.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Marluce Monteiro Horta; Milton Henrique Bento Faria - Transcrição

Eixo: Peteca

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Casa dos entrevistados
Entrevistadores: Renato Machado dos Santos e Ana Paula Guimarães Almeida
Transcrição: Ana Paula Guimarães Almeida
Conferência fidelidade: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Peteca vista como brinquedo por alguns críticos; Milton fala sobre sua atuação profissional como professor de português do Colégio Militar; primeiros contatos de Milton com a peteca no Jaraguá; reunião realizada para estabelecer as regras da peteca;fundação da Federação Mineira de Peteca; atuação de Milton em prol da difusão da peteca junto à FECEMG; citam nomes de alguns praticantes de peteca do Minas Tênis Clube; demonstração de peteca no Jaraguá; Marluce fala sobre seus primeiros contatos com a peteca; atuação de Marluce como professora de português do Colégio Municipal Belo Horizonte e do Colégio Marconi; prática de voleibol de Milton na época em que estava na academia militar; movimentações feitas para a oficialização da peteca como esporte junto ao Conselho Nacional de Desportos (CND); introduziram a prática da peteca na Colônia de Férias do SESC, em Bertioga; viagens feitas para divulgação da modalidade; Milton fala da importância da peteca em sua vida; amizades feitas por conta da prática da peteca; Marluce fala da importância da peteca em sua vida; amizade estabelecida entre os petequeiros do Clube Campestre.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Hugo Pedercini - Áudio

Eixo: Futebol de Salão

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência do entrevistado
Entrevistadores: Gabriela Arantes
Pesquisa e elaboração do roteiro: Gabriela Arantes e Joélcio Fernandes

  • Sumário

Trajetória de vida; primeiro contato com o futebol de salão no Minas Tênis Clube; ingresso como jogador do Banco do Brasil e depois do Minas Tênis Clube; identificação de sujeitos em fotografias do acervo do entrevistado; cita alguns clubes de Belo Horizonte nas décadas de 1950-1960: Atlético Mineiro, Cruzeiro, América, Minas Tênis Clube, Mackenzie, Iate, Maracai, Sentapua, Parauna; jogadores do primeiro time que participou no Banco do Brasil e também do Minas Tênis Clube; campeonato mineiro de futebol de salão; quadras em Belo Horizonte; comentário sobre a relação das mulheres com o futebol de salão; treinadores do Banco do Brasil e do Minas Tênis Clube; relato sobre a chegada do esporte a Belo Horizonte; comentário sobre as regras do futebol de salão; experiência com o futebol de campo como jogador do juvenil do América; reflexões sobre a importância do futebol de salão em sua vida; cita alguns bons jogadores da época; relato sobre a arbitragem; relato de uma viagem a São Paulo como jogador do América; identificação de sujeitos, de campeonatos realizados e de clubes em fotografias do acervo do entrevistado; organização de um torneio de futebol de salão pelo jornal “O Diário”; relata como eram os treinamentos; organização da Federação de Futebol de Salão; descrição de um jogo acontecido no Minas Tênis Clube; rivalidade entre o Minas Tênis Clube e o Olympico; recomendações para novas entrevistas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Hugo Pedercini - Transcrição

Eixo: Futebol de Salão

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência do entrevistado
Entrevistadores: Gabriela Arantes
Pesquisa e elaboração do roteiro: Gabriela Arantes e Joélcio Fernandes
Transcrição: Gabriela Arantes
Conferência fidelidade: Gabriela Arantes e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Trajetória de vida; primeiro contato com o futebol de salão no Minas Tênis Clube; ingresso como jogador do Banco do Brasil e depois do Minas Tênis Clube; identificação de sujeitos em fotografias do acervo do entrevistado; cita alguns clubes de Belo Horizonte nas décadas de 1950-1960: Atlético Mineiro, Cruzeiro, América, Minas Tênis Clube, Mackenzie, Iate, Maracai, Sentapua, Parauna; jogadores do primeiro time que participou no Banco do Brasil e também do Minas Tênis Clube; campeonato mineiro de futebol de salão; quadras em Belo Horizonte; comentário sobre a relação das mulheres com o futebol de salão; treinadores do Banco do Brasil e do Minas Tênis Clube; relato sobre a chegada do esporte a Belo Horizonte; comentário sobre as regras do futebol de salão; experiência com o futebol de campo como jogador do juvenil do América; reflexões sobre a importância do futebol de salão em sua vida; cita alguns bons jogadores da época; relato sobre a arbitragem; relato de uma viagem a São Paulo como jogador do América; identificação de sujeitos, de campeonatos realizados e de clubes em fotografias do acervo do entrevistado; organização de um torneio de futebol de salão pelo jornal “O Diário”; relata como eram os treinamentos; organização da Federação de Futebol de Salão; descrição de um jogo acontecido no Minas Tênis Clube; rivalidade entre o Minas Tênis Clube e o Olympico; recomendações para novas entrevistas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Afonso Celso Raso

Eixo: Ruas de Recreio

  • Sumário

Trajetória de vida no esporte e no América (natação, futebol, voleibol, basquete e futebol de salão); primórdios do futebol de salão em Belo Horizonte; curiosidades das regras antigas do futebol de salão; criação da Confederação Brasileira de Futebol de Salão; torneios universitários (1955-1957); apoio da Diretoria de Esportes ao futebol de salão; cita jogadores importantes (1955-1957); organização das federações (1945); Torneio no Paraguai (1964-1965); clubes e jogadores de destaque (1950-1960); relações entre futebol de salão e futebol de campo; rivalidade entre América e Arsenal; relato sobre os jogos marcantes (1950-1960); importância do futebol de salão em sua vida; relato sobre sua atuação como técnico da seleção mineira; a prática esportiva feminina; futebol de salão e a família; atuação como cronista desportivo nos jornais O Diário, jornal O Correio do Dia e Jornal de Minas; leitura de recortes de jornais (1950-1980); construção e inauguração do Mineirinho; comentário sobre algumas recortes de jornais e fotos antigas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Tarcísio Mauro Vago - Áudio

Eixo temático: “Fontes para a história da Educação Física no Centro Pedagógico da UFMG: sujeitos, saberes e práticas como elementos do processo educativo (1972-1997)”, pesquisa desenvolvida por Giovanna Camila da Silva e registrada no Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) do Centro Pedagógico da UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência da entrevistadora
Entrevistadora: Giovanna Camila da Silva
Pesquisa e elaboração do roteiro: Giovanna Camila da Silva

  • Sumário

Escolha em ser professor de Educação Física; infância em São Roque e Colatina; relação com o futebol; mudança para Belo Horizonte; ingresso como aluno da Escola de Educação Física da UFMG; envolvimento com o Projeto Metropolitano; militância no movimento estudantil e participação no I Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física; relação com a Faculdade de Educação da UFMG enquanto estudante; ingresso como professor da Prefeitura de Belo Horizonte; experiências no Projeto Metropolitano; concurso para ingresso no Centro Pedagógico; concurso para professor da EEFFTO/UFMG; percepções sobre o CP à época de seu ingresso como docente; experiência como chefe do Setor de Educação Física; possibilidade de fazer mestrado em Frankfurt; renovação do quadro de professores de Educação Física do CP; mestrado na Faculdade de Educação; o lugar do Centro Pedagógico na UFMG; relação com as teorias da psicomotricidade e da aprendizagem motora; contato com novos debates sobre educação no mestrado; aproximação com uma perspectiva crítica da Educação Física; centralidade do princípio do brincar em suas aulas; debates sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no propcesso de redemocratização do Brasil; relação com os colegas professores de Educação Física do CP; relação com a disciplina Prática de Ensino de Educação Física da FaE; projeto de um programa de rádio desenvolvido com os estudantes para a Rádio Faveloa; candidatura à Direção do Centro Pedagógico; projetos desenvolvidos durante a gestão na Direção; participação nos debates sobre a adoção da organização escolar em ciclos no CP; fim da prova como processo seletivo para ingresso dos estudantes no Centro Pedagógico; viagens com os estudantes da 8ª série para Pirapora; entrega e explicação de alguns documentos / fontes para a entrevistadora.

Tarcísio Mauro Vago - Transcrição

Eixo temático: “Fontes para a história da Educação Física no Centro Pedagógico da UFMG: sujeitos, saberes e práticas como elementos do processo educativo (1972-1997)”, pesquisa desenvolvida por Giovanna Camila da Silva e registrada no Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) do Centro Pedagógico da UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência da entrevistadora
Entrevistadora: Giovanna Camila da Silva
Pesquisa e elaboração do roteiro: Giovanna Camila da Silva
Transcrição: Enrico Mencarelli
Conferência fidelidade: Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Escolha em ser professor de Educação Física; infância em São Roque e Colatina; relação com o futebol; mudança para Belo Horizonte; ingresso como aluno da Escola de Educação Física da UFMG; envolvimento com o Projeto Metropolitano; militância no movimento estudantil e participação no I Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física; relação com a Faculdade de Educação da UFMG enquanto estudante; ingresso como professor da Prefeitura de Belo Horizonte; experiências no Projeto Metropolitano; concurso para ingresso no Centro Pedagógico; concurso para professor da EEFFTO/UFMG; percepções sobre o CP à época de seu ingresso como docente; experiência como chefe do Setor de Educação Física; possibilidade de fazer mestrado em Frankfurt; renovação do quadro de professores de Educação Física do CP; mestrado na Faculdade de Educação; o lugar do Centro Pedagógico na UFMG; relação com as teorias da psicomotricidade e da aprendizagem motora; contato com novos debates sobre educação no mestrado; aproximação com uma perspectiva crítica da Educação Física; centralidade do princípio do brincar em suas aulas; debates sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no propcesso de redemocratização do Brasil; relação com os colegas professores de Educação Física do CP; relação com a disciplina Prática de Ensino de Educação Física da FaE; projeto de um programa de rádio desenvolvido com os estudantes para a Rádio Faveloa; candidatura à Direção do Centro Pedagógico; projetos desenvolvidos durante a gestão na Direção; participação nos debates sobre a adoção da organização escolar em ciclos no CP; fim da prova como processo seletivo para ingresso dos estudantes no Centro Pedagógico; viagens com os estudantes da 8ª série para Pirapora; entrega e explicação de alguns documentos / fontes para a entrevistadora.