basquete

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

basquete

Termos equivalentes

basquete

Termos associados

basquete

17 Descrição arquivística resultados para basquete

Somente resultados diretamente relacionados

Inimá Rodrigues de Souza

Eixo: Peteca

  • Sumário

Início da sua atuação como dirigente da Federação Mineira de Peteca (FEMPE); peteca como um esporte muito praticado em Minas Gerais; critérios de disputa do Campeonato Mineiro de Peteca e as mudanças que fez quando assumiu a gestão da FEMPE; primeiros contatos com a peteca; Parque Municipal de Belo Horizonte como local de prática de peteca; contribuição do Campo do Lazer para o desenvolvimento da peteca; Campo do Lazer como local democrático para a prática esportiva; relembra os nomes das primeiras pessoas com quem jogou peteca; relata que a Associação Cristã de Moços (ACM) era muito frequentada por jogadores de peteca; envolvimento com a introdução da peteca no Labareda; afirma que a peteca como esporte nasceu em Belo Horizonte; relata que foi atraído para a prática da peteca por conta de sua capacidade de aglutinar pessoas; expansão da peteca fez com que os clubes tivessem que atender a essa demanda construindo quadras de peteca; padronização das regras da peteca pela FEMPE; modificações nas regras; presença de mulheres jogando peteca; importância da peteca na sua vida; realização de Campeonato Brasileiro de Peteca no Paraná; atuação na criação da Confederação Brasileira de Peteca; prática de peteca na França.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

NIlton Amantea

Eixo: Peteca

  • Sumário

Associação ao Iate Golf Clube em 1943, por intermédio de alguns remadores da Lagoa da Pampulha; cita Cícero Vidal como técnico de peteca da época; envolvimento com o remo; fala como era a peteca quando começou a jogar; fábrica de petecas Petote; iniciação no esporte através das olimpíadas e das regatas universitárias; relata como foi seu primeiro contato com a peteca; peteca vista como uma prática feminina; jogou futebol de salão no Minas Tênis Clube e no Iate; rompimento da barragem da Pampulha, em 1954; fala de alguns clubes em que jogou peteca: Libanês, Cruzeiro, Quinze Veranistas, Minas Tênis Clube, Iate, Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Pampulha Iate Clube (PIC); relata um jogo de peteca que ocorreu no CPOR; relato de partida disputada na AMAN; bicampeonato da Copa Itaú; relata a sua amizade com Juscelino Kubitscheck; apostas feitas em torno das partidas de peteca; fala sobre seu parceiro de peteca, Antonio Starling (Tonhão); relembra sua equipe de remo do Iate; presença de mulheres como praticantes de peteca; falam sobre o envolvimento de Henrique Bertholino com a peteca e os torneios disputados em sua quadra; torneio de peteca disputado no Grande Hotel de Araxá; relato de alguns conflitos familiares por conta de seu envolvimento com a peteca; relações com a peteca e os diferentes torneios em Belo Horizonte; relata algumas partidas em duplas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Miguel Auad, Mauro Reis e Fuad Assad Elian Awad

Eixo: Futebol de Salão

  • Sumário

Primeiros contatos de Mauro Reis e Miguel Aun com o futebol de salão; dificuldades para conseguir recursos para viagem para o Rio de Janeiro para a disputa de um torneio; foram campeões do primeiro campeonato da Federação Mineira de Futebol de Salão em 1956; citam alguns clubes participantes da competição; inspiração no time de Londres para a escolha do nome do Arsenal; uniforme do Arsenal e a escolha das cores; ida de um grupo de jogadores do Sírio para o Arsenal; relembram como eram algumas das quadras de Belo Horizonte; Mauro Reis relata sai experiência como jogador de futebol do Atlético e do Cruzeiro; Mauro Reis fala de seu primeiro contato com o futebol de salão na ACM; Fuad Awad relembra seus primeiros contatos com o futebol de salão; lembranças de alguns campos de várzea de Belo Horizonte; origens do futebol de salão; papel da ACM na divulgação do futebol de salão; regras da modalidade e suas mudanças; diferenças das regras entre as “peladas” disputadas e as partidas realizadas em torneios; lembranças de uma viagem para o Rio de Janeiro; citam alguns times e jogadores; mudanças na bola e nos tênis; torneio vencido em São Paulo, ganhando do Palmeiras; prestígio em torno dos jogadores de futebol de salão; rivalidade entre os times; falam sobre as posições em que jogavam e suas características de jogo; nível social dos praticantes de futebol de salão; saída do Mauro Reis do Arsenal para o Minas Tênis Clube; relato de viagem para João Monlevade; torneio Minas-São Paulo; importância do futebol de salão em suas vidas; lembranças sobre o jogo Inglaterra x Estados Unidos, da Copa do Mundo de 1950, disputado no Independência; apoio dado por seus pais para a prática do futebol de salão; Mauro Reis fala sobre sua ida para o Minas; nível social dos praticantes de futebol de salão do presente.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

José Rodrigues Bicalho - Áudio

Eixo: Ruas de Recreio

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência do entrevistado
Entrevistadores: João Carlos Fernandes, Kellen Nogueira Vilhena e Lorena Viggiano Rocha da Silva
Pesquisa e elaboração do roteiro: Kellen Nogueira Vilhena, Lorena Viggiano Rocha da Silva e João Carlos Fernandes

  • Sumário

Trabalho como técnico agrícola da Secretaria de Agricultura; ingresso como aluno da primeira turma da Escola de Educação Física de Minas Gerais; lembranças sobre a fundação da Escola de Educação Física; início do trabalho na Diretoria de Esportes de Minas Gerais (DEMG); atuação profissional em São João Del Rey; relata que formou equipes de natação, basquete e voleibol pela Diretoria de Esportes; trabalho no SESI como recreador; ruas de recreio; locais de realização de ruas de recreio quando atuava no SESI; relato de um acidente que aconteceu quando viajava para a organização de uma rua de recreio; realizações de corridas de bicicleta promovidas pelo SESI; escolha dos locais das ruas de recreio; atividades realizadas nas ruas de recreio; cita alguns dos organizadores das ruas de recreio; reflexão sobre os impactos da ditadura militar nas ruas de recreio; apresentações artísticas nas ruas de recreio; lembranças sobre a Escola de Educação Física; reflexões sobre os termos: rua de lazer e rua de recreio; indicações para novas entrevistas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

José Rodrigues Bicalho - Transcrição

Eixo: Ruas de Recreio

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência do entrevistado
Entrevistadores: João Carlos Fernandes, Kellen Nogueira Vilhena e Lorena Viggiano Rocha da Silva
Pesquisa e elaboração do roteiro: Kellen Nogueira Vilhena, Lorena Viggiano Rocha da Silva e João Carlos Fernandes
Transcrição: Lorena Viggiano Rocha da Silva
Conferência fidelidade: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Trabalho como técnico agrícola da Secretaria de Agricultura; ingresso como aluno da primeira turma da Escola de Educação Física de Minas Gerais; lembranças sobre a fundação da Escola de Educação Física; início do trabalho na Diretoria de Esportes de Minas Gerais (DEMG); atuação profissional em São João Del Rey; relata que formou equipes de natação, basquete e voleibol pela Diretoria de Esportes; trabalho no SESI como recreador; ruas de recreio; locais de realização de ruas de recreio quando atuava no SESI; relato de um acidente que aconteceu quando viajava para a organização de uma rua de recreio; realizações de corridas de bicicleta promovidas pelo SESI; escolha dos locais das ruas de recreio; atividades realizadas nas ruas de recreio; cita alguns dos organizadores das ruas de recreio; reflexão sobre os impactos da ditadura militar nas ruas de recreio; apresentações artísticas nas ruas de recreio; lembranças sobre a Escola de Educação Física; reflexões sobre os termos: rua de lazer e rua de recreio; indicações para novas entrevistas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Josfrancis de Melo Silva - Áudio

Eixo: Futebol de Salão.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Restaurante do Minas Tênis Clube
Entrevistadores: Gabriela Villela Arantes e Joelcio Fernandes Pinto
Pesquisa e elaboração do roteiro: Gabriela Arantes e Joélcio Fernandes

  • Sumário

Primeiros contatos com o futebol de salão; início como goleiro da equipe juvenil do Minas Tênis Clube; praticava futebol de salão no Colégio Estadual Central, no time dirigido pelo professor Odilon Barbosa (Barbosinha); regras do futebol de salão da época em que era jogador; prática de “peladas” por diversão; cita os treinadores com quem jogou; campeonatos escolares; campeonato “Maresta”, disputado entre o Colégio Marconi e o Estadual Central; clubes de futebol de salão que se destacavam; cita alguns jogadores de destaque; Barbosinha como um dos responsáveis pela entrada do futebol de salão em Belo Horizonte; rivalidade existente entre os outros times e o Minas Tênis Clube; jogadores com que jogou no time da Escola de Arquitetura da UFMG; campeonatos universitários organizados pela Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME); torcida no Minas Tênis Clube; término do futebol de salão no Minas; cita os clubes participantes de campeonatos; importância do futebol de salão em sua vida; relato sobre as viagens com o time; relata que também jogou pelo time do CPOR quando serviu o Exército; amizades que o esporte proporcionou; motivos pelos quais parou de jogar futebol de salão; amizade com a arbitragem; relato sobre a expansão e profissionalização do futebol de salão.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Josfrancis de Melo Silva - Transcrição

Eixo: Futebol de Salão.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Restaurante do Minas Tênis Clube
Entrevistadores: Gabriela Villela Arantes e Joelcio Fernandes Pinto
Pesquisa e elaboração do roteiro: Gabriela Arantes e Joélcio Fernandes
Transcrição: Gabriela Arantes
Conferência fidelidade: Gabriela Arantes e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Primeiros contatos com o futebol de salão; início como goleiro da equipe juvenil do Minas Tênis Clube; praticava futebol de salão no Colégio Estadual Central, no time dirigido pelo professor Odilon Barbosa (Barbosinha); regras do futebol de salão da época em que era jogador; prática de “peladas” por diversão; cita os treinadores com quem jogou; campeonatos escolares; campeonato “Maresta”, disputado entre o Colégio Marconi e o Estadual Central; clubes de futebol de salão que se destacavam; cita alguns jogadores de destaque; Barbosinha como um dos responsáveis pela entrada do futebol de salão em Belo Horizonte; rivalidade existente entre os outros times e o Minas Tênis Clube; jogadores com que jogou no time da Escola de Arquitetura da UFMG; campeonatos universitários organizados pela Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME); torcida no Minas Tênis Clube; término do futebol de salão no Minas; cita os clubes participantes de campeonatos; importância do futebol de salão em sua vida; relato sobre as viagens com o time; relata que também jogou pelo time do CPOR quando serviu o Exército; amizades que o esporte proporcionou; motivos pelos quais parou de jogar futebol de salão; amizade com a arbitragem; relato sobre a expansão e profissionalização do futebol de salão.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Ricardo César

Eixo: Peteca

  • Sumário

Início da prática da peteca em Belo Horizonte entre os remadores do Iate Golf Club; relato sobre a relação entre os remadores do Iate Clube e a peteca; Enéas Nóbrega de Assis Fonseca, pai do entrevistado, como precursor da peteca; cita as primeiras pessoas a jogar; frequentadores do Iate; lembranças sobre como era a peteca e como eram as primeiras quadras; importância social da prática esportiva; fabricação de petecas por Tote; rompimento da barragem da Pampulha na década de 1950; petequeiros do Iate passam a praticar peteca no Minas Tênis Clube; difusão da peteca; peteca como uma prática de lazer; criação da Federação Mineira da Peteca e padronização das regras; relato de como começou a jogar peteca; relação de Enéas Nóbrega de Assis Fonseca com a peteca; relação da peteca com outros esportes; sociabilidade existente em torno da peteca; participação em campeonatos; presença de quadras de petecas em empreendimentos imobiliários; reflexões sobre o ser petequeiro; importância da peteca em sua vida; cita os clubes de Belo Horizonte que frequentou.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Gil Pirolli

Eixo: Peteca

  • Sumário

Relato sobre o Início da prática de peteca no Clube Quinze Veranistas e em Meaípe-ES; história do Clube Quinze Veranistas; identificação de fotografias do entrevistado; fala sobre o que a peteca representa em sua vida; presença de quadras de peteca em residências e prédios de Belo Horizonte; relata como era a organização dos torneios junto com a Federação dos Clubes do Estado de Minas Gerais (FECEMG); sociabilidade entre os petequeiros; reflexão sobre a profissionalização dos esportes; identificação de algumas fotografias tiradas em Meaípe.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Martha Miraglia - Áudio

Eixo: Ruas de Recreio

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência da entrevistada
Entrevistadores: João Carlos Fernandes, Kellen Nogueira Vilhena e Lorena Viggiano Rocha da Silva
Pesquisa e elaboração do roteiro: Kellen Nogueira Vilhena, Lorena Viggiano Rocha da Silva e João Carlos Fernandes

  • Sumário

Prática de esportes por influência familiar; ingresso como aluna da Escola de Educação Física de Minas Gerais; experiências como atleta de voleibol, basquete e atletismo; ápice de sua carreira como atleta coincidindo com seu tempo de estudante de Educação Física; predominância de mulheres no curso de Educação Física; diferença dos currículos entre os sexos; organização e montagem de uma rua de recreio; divulgação da Educação Física e dos esportes como uma das finalidades das ruas de recreio; comenta sua participação em uma rua de recreio no setor de brinquedos cantados; relação afetiva que mantinha com as pessoas que trabalhavam na Diretoria de Esportes de Minas Gerais; apresentação de folclore no ginásio Paissandu; relembra aulas de natação e recreação de sua época de estudante; envolvimento do professor Odilon Barbosa com as ruas de recreio; primeiros contatos com a prática da peteca no Pampulha Iate Clube (PIC) e no Minas Tênis Clube; importância da recreação para crianças carentes; sugestões de nomes de possíveis entrevistados pelo projeto.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Martha Miraglia - Transcrição

Eixo: Ruas de Recreio

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência da entrevistada
Entrevistadores: João Carlos Fernandes, Kellen Nogueira Vilhena e Lorena Viggiano Rocha da Silva
Pesquisa e elaboração do roteiro: Kellen Nogueira Vilhena, Lorena Viggiano Rocha da Silva e João Carlos Fernandes
Transcrição: Lorena Viggiano Rocha da Silva
Conferência fidelidade: Kellen Nogueira Villena e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Prática de esportes por influência familiar; ingresso como aluna da Escola de Educação Física de Minas Gerais; experiências como atleta de voleibol, basquete e atletismo; ápice de sua carreira como atleta coincidindo com seu tempo de estudante de Educação Física; predominância de mulheres no curso de Educação Física; diferença dos currículos entre os sexos; organização e montagem de uma rua de recreio; divulgação da Educação Física e dos esportes como uma das finalidades das ruas de recreio; comenta sua participação em uma rua de recreio no setor de brinquedos cantados; relação afetiva que mantinha com as pessoas que trabalhavam na Diretoria de Esportes de Minas Gerais; apresentação de folclore no ginásio Paissandu; relembra aulas de natação e recreação de sua época de estudante; envolvimento do professor Odilon Barbosa com as ruas de recreio; primeiros contatos com a prática da peteca no Pampulha Iate Clube (PIC) e no Minas Tênis Clube; importância da recreação para crianças carentes; sugestões de nomes de possíveis entrevistados pelo projeto.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Jorge Lucio Turci - Áudio

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistador: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; chegada como professor da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço para as aulas de Educação Física; separação das turmas por sexo; planejamento das aulas; colegas de Educação Física com quem trabalhou; experiência como diretor da Escola; conteúdo das aulas de Educação Física; avaliação dos estudantes; mudanças com a Escola Plural; alterações no perfil dos estudantes ao longo do tempo; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; eventos escolares (torneios, corrida rústica); cursos e formações; movimentos grevistas; realizações como professor.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Jorge Lucio Turci - Transcrição

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistador: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Transcrição: Júlio Saulo
Conferência fidelidade: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; chegada como professor da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço para as aulas de Educação Física; separação das turmas por sexo; planejamento das aulas; colegas de Educação Física com quem trabalhou; experiência como diretor da Escola; conteúdo das aulas de Educação Física; avaliação dos estudantes; mudanças com a Escola Plural; alterações no perfil dos estudantes ao longo do tempo; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; eventos escolares (torneios, corrida rústica); cursos e formações; movimentos grevistas; realizações como professor.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Jorge Lucio Turci - Vídeos

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistador: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; chegada como professor da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço para as aulas de Educação Física; separação das turmas por sexo; planejamento das aulas; colegas de Educação Física com quem trabalhou; experiência como diretor da Escola; conteúdo das aulas de Educação Física; avaliação dos estudantes; mudanças com a Escola Plural; alterações no perfil dos estudantes ao longo do tempo; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; eventos escolares (torneios, corrida rústica); cursos e formações; movimentos grevistas; realizações como professor.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Neusa Maria Maia Alves - Áudio

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santo

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais como professora; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; conteúdos trabalhados nas aulas; separação das turmas por sexo; trabalho como professora do Colégio Municipal Belo Horizonte; mudanças com a Escola Plural; chegada como professora da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas de Educação Física; organização e planejamento das aulas; desafios da docência; diferença de participação nas aulas entre meninos e meninas; avaliação dos estudantes; cursos e formações; eventos escolares (torneios, festivais de dança, quadrilhas); planejamento das aulas; rotina de trabalho; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; relação com estagiários em suas aulas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Neusa Maria Maia Alves - Transcrição

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santo
Transcrição: Júlio Saulo
Conferência de fidelidade: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais como professora; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; conteúdos trabalhados nas aulas; separação das turmas por sexo; trabalho como professora do Colégio Municipal Belo Horizonte; mudanças com a Escola Plural; chegada como professora da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas de Educação Física; organização e planejamento das aulas; desafios da docência; diferença de participação nas aulas entre meninos e meninas; avaliação dos estudantes; cursos e formações; eventos escolares (torneios, festivais de dança, quadrilhas); planejamento das aulas; rotina de trabalho; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; relação com estagiários em suas aulas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Neusa Maria Maia Alves - Vídeos

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santo

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais como professora; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; conteúdos trabalhados nas aulas; separação das turmas por sexo; trabalho como professora do Colégio Municipal Belo Horizonte; mudanças com a Escola Plural; chegada como professora da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas de Educação Física; organização e planejamento das aulas; desafios da docência; diferença de participação nas aulas entre meninos e meninas; avaliação dos estudantes; cursos e formações; eventos escolares (torneios, festivais de dança, quadrilhas); planejamento das aulas; rotina de trabalho; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; relação com estagiários em suas aulas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer