Belo Horizonte

Taxonomy

Code

Scope note(s)

Source note(s)

Display note(s)

Hierarchical terms

Belo Horizonte

Equivalent terms

Belo Horizonte

Associated terms

Belo Horizonte

8 Archival description results for Belo Horizonte

8 results directly related Exclude narrower terms

Lívia de Castro Magalhães - Áudio

Departamento / Setor de Trabalho: Departamento de Terapia Ocupacional.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, Lazer e Esporte (Cemef) localizado na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.
Entrevistadora: Ana Amélia Cardoso Rodrigues
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva e Aline Vieira Alves

  • Sumário

Breve apresentação do currículo da entrevistada; lembranças sobre a infância em Belo Horizonte e a família; ingresso como estudante do curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências Médicas; formato do curso de graduação na Faculdade de Ciências Médicas; estágios e referências durante a graduação; trabalho traduzindo obras de referência da Terapia Ocupacional do inglês para o português; curso nos Estados Unidos, em Los Angeles e Ohio, para estudar Integração Sensorial; experiência como professora na PUC / Campinas; retorno para Belo Horizonte e trabalho na AMR; ingresso como professora do recém-criado curso de Terapia Ocupacional da UFMG; primeiros anos do curso de Terapia Ocupacional da UFMG; espaço físico da Escola de Educação Física na década de 1980; conflitos entre os professores de Educação Física e Fisioterapia e Terapia Ocupacional; saída dos curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física; relacionamento dos professores do curso de Educação Física com os professores dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; aulas dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na Veterinária, Unidade Administrativas 2 e Unidade Administrativa 3; mestrado nos Estados Unidos sobre coordenação motora em crianças; trabalho com prematuros no ACRIAR; doutorado nos Estados Unidos, na Universidade de Illinois; mudança de perfil dos professores do curso de Terapia Ocupacional; separação dos departamentos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; oferta de curso de Especialização em Integração Sensorial em convênio com o Centro Pedagógico / UFMG; separação dos departamentos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; criação do LAIS; mudança de perfil dos estudantes de Terapia Ocupacional; criação do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação; retorno dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional para a EEFFTO; mudança de nome da Escola; criação do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação; perspectivas para a área da Terapia Ocupacional; escolha como professora emérita da UFMG; lugar da EEFFTO em sua vida; possibilidades de aproximação e trabalho em colaboração entre as áreas de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional; experiência na Direção da EEFFTO; pós-doutorado na McMasterUniversity, no Canadá; origem em comum da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional; reflexos primitivos em crianças.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Lívia de Castro Magalhães - Transcrição

Departamento / Setor de Trabalho: Departamento de Terapia Ocupacional.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, Lazer e Esporte (Cemef) localizado na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.
Entrevistadora: Ana Amélia Cardoso Rodrigues
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva e Aline Vieira Alves
Transcrição: Aline Vieira Alves
Conferência de fidelidade: Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Breve apresentação do currículo da entrevistada; lembranças sobre a infância em Belo Horizonte e a família; ingresso como estudante do curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências Médicas; formato do curso de graduação na Faculdade de Ciências Médicas; estágios e referências durante a graduação; trabalho traduzindo obras de referência da Terapia Ocupacional do inglês para o português; curso nos Estados Unidos, em Los Angeles e Ohio, para estudar Integração Sensorial; experiência como professora na PUC / Campinas; retorno para Belo Horizonte e trabalho na AMR; ingresso como professora do recém-criado curso de Terapia Ocupacional da UFMG; primeiros anos do curso de Terapia Ocupacional da UFMG; espaço físico da Escola de Educação Física na década de 1980; conflitos entre os professores de Educação Física e Fisioterapia e Terapia Ocupacional; saída dos curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física; relacionamento dos professores do curso de Educação Física com os professores dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; aulas dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na Veterinária, Unidade Administrativas 2 e Unidade Administrativa 3; mestrado nos Estados Unidos sobre coordenação motora em crianças; trabalho com prematuros no ACRIAR; doutorado nos Estados Unidos, na Universidade de Illinois; mudança de perfil dos professores do curso de Terapia Ocupacional; separação dos departamentos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; oferta de curso de Especialização em Integração Sensorial em convênio com o Centro Pedagógico / UFMG; separação dos departamentos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; criação do LAIS; mudança de perfil dos estudantes de Terapia Ocupacional; criação do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação; retorno dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional para a EEFFTO; mudança de nome da Escola; criação do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação; perspectivas para a área da Terapia Ocupacional; escolha como professora emérita da UFMG; lugar da EEFFTO em sua vida; possibilidades de aproximação e trabalho em colaboração entre as áreas de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional; experiência na Direção da EEFFTO; pós-doutorado na McMasterUniversity, no Canadá; origem em comum da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional; reflexos primitivos em crianças.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Lívia de Castro Magalhães - Vídeos

Departamento / Setor de Trabalho: Departamento de Terapia Ocupacional.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, Lazer e Esporte (Cemef) localizado na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.
Entrevistadora: Ana Amélia Cardoso Rodrigues
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva e Aline Vieira Alves

  • Sumário

Breve apresentação do currículo da entrevistada; lembranças sobre a infância em Belo Horizonte e a família; ingresso como estudante do curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências Médicas; formato do curso de graduação na Faculdade de Ciências Médicas; estágios e referências durante a graduação; trabalho traduzindo obras de referência da Terapia Ocupacional do inglês para o português; curso nos Estados Unidos, em Los Angeles e Ohio, para estudar Integração Sensorial; experiência como professora na PUC / Campinas; retorno para Belo Horizonte e trabalho na AMR; ingresso como professora do recém-criado curso de Terapia Ocupacional da UFMG; primeiros anos do curso de Terapia Ocupacional da UFMG; espaço físico da Escola de Educação Física na década de 1980; conflitos entre os professores de Educação Física e Fisioterapia e Terapia Ocupacional; saída dos curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física; relacionamento dos professores do curso de Educação Física com os professores dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; aulas dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na Veterinária, Unidade Administrativas 2 e Unidade Administrativa 3; mestrado nos Estados Unidos sobre coordenação motora em crianças; trabalho com prematuros no ACRIAR; doutorado nos Estados Unidos, na Universidade de Illinois; mudança de perfil dos professores do curso de Terapia Ocupacional; separação dos departamentos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; oferta de curso de Especialização em Integração Sensorial em convênio com o Centro Pedagógico / UFMG; separação dos departamentos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; criação do LAIS; mudança de perfil dos estudantes de Terapia Ocupacional; criação do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação; retorno dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional para a EEFFTO; mudança de nome da Escola; criação do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação; perspectivas para a área da Terapia Ocupacional; escolha como professora emérita da UFMG; lugar da EEFFTO em sua vida; possibilidades de aproximação e trabalho em colaboração entre as áreas de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional; experiência na Direção da EEFFTO; pós-doutorado na McMasterUniversity, no Canadá; origem em comum da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional; reflexos primitivos em crianças.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Hélcio Nunan Macedo - Áudio

Departamento / Setor de Trabalho: Secretaria e Seção de Ensino.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef), localizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Entrevistadora: Meily Assbú Linhales
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Breve apresentação do entrevistado; local de nascimento; relação com professores da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional; início da prática esportiva no Minas Tênis Clube; ingresso na Escola de Educação Física como funcionário; atividades desenvolvidas na Escola; locais das aulas do curso de Educação Física na década de 1950; construção da sede da EEF-MG na Gameleira; perfil dos estudantes do curso de Educação Física; Praças de Esportes; federalização da EEF-MG e mudanças salariais e nas rotinas de trabalho; inauguração do prédio da EEF no Campus Pampulha; relação entre funcionários e professores; separação entre turmas femininas e masculinas no curso de Educação Física; criação dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; tensões entre os professores do curso de Educação Física e os dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; decisão pela aposentadora; atuação na Confederação Brasileira de Voleibol; relação com treinadores e jogadores na Confederação Brasileira de Voleibol; trabalho no Centro de Desenvolvimento de Voleibol – Saquarema com os atletas de seleção; vida após a aposentadoria.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Hélcio Nunan Macedo - Transcrição

Departamento / Setor de Trabalho: Secretaria e Seção de Ensino.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef), localizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Entrevistadora: Meily Assbú Linhales
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva
Transcrição: Carolina Rabaiolli Gutierrez
Conferência de fidelidade: Maria Cristina Rosa

  • Sumário

Breve apresentação do entrevistado; local de nascimento; relação com professores da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional; início da prática esportiva no Minas Tênis Clube; ingresso na Escola de Educação Física como funcionário; atividades desenvolvidas na Escola; locais das aulas do curso de Educação Física na década de 1950; construção da sede da EEF-MG na Gameleira; perfil dos estudantes do curso de Educação Física; Praças de Esportes; federalização da EEF-MG e mudanças salariais e nas rotinas de trabalho; inauguração do prédio da EEF no Campus Pampulha; relação entre funcionários e professores; separação entre turmas femininas e masculinas no curso de Educação Física; criação dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; tensões entre os professores do curso de Educação Física e os dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; decisão pela aposentadora; atuação na Confederação Brasileira de Voleibol; relação com treinadores e jogadores na Confederação Brasileira de Voleibol; trabalho no Centro de Desenvolvimento de Voleibol – Saquarema com os atletas de seleção; vida após a aposentadoria.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Hélcio Nunan Macedo - Vídeos

Departamento / Setor de Trabalho: Secretaria e Seção de Ensino.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef), localizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Entrevistadora: Meily Assbú Linhales
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Breve apresentação do entrevistado; local de nascimento; relação com professores da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional; início da prática esportiva no Minas Tênis Clube; ingresso na Escola de Educação Física como funcionário; atividades desenvolvidas na Escola; locais das aulas do curso de Educação Física na década de 1950; construção da sede da EEF-MG na Gameleira; perfil dos estudantes do curso de Educação Física; Praças de Esportes; federalização da EEF-MG e mudanças salariais e nas rotinas de trabalho; inauguração do prédio da EEF no Campus Pampulha; relação entre funcionários e professores; separação entre turmas femininas e masculinas no curso de Educação Física; criação dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; tensões entre os professores do curso de Educação Física e os dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; decisão pela aposentadora; atuação na Confederação Brasileira de Voleibol; relação com treinadores e jogadores na Confederação Brasileira de Voleibol; trabalho no Centro de Desenvolvimento de Voleibol – Saquarema com os atletas de seleção; vida após a aposentadoria.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Meily Assbú Linhales - Áudio

Eixo temático: “Fontes para a história da Educação Física no Centro Pedagógico da UFMG: sujeitos, saberes e práticas como elementos do processo educativo (1972-1997)”, pesquisa desenvolvida por Giovanna Camila da Silva e registrada no Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) do Centro Pedagógico da UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Cemef / EEFFTO / UFMG
Entrevistadora: Giovanna Camila da Silva
Pesquisa e elaboração do roteiro: Giovanna Camila da Silva

  • Sumário

Escolha por ser professora de Educação Física; início da formação com curso técnico de Educação Física; decisão por fazer o curso de gradação em Educação Física da UFMG; lembranças do período da graduação; separação do curso de Educação Física entre homens e mulheres; experiência de estágio na Fundação Dom Bosco; ingresso no curso de Psicologia da PUC-MG; primeira experiência como professora no Colégio Santo Agostinho de Contagem; trabalho no Instituto de Recursos Humanos João Pìnheiro; ingresso no mestrado em Ciência Política da UFMG; concurso e ingresso como professora do Centro Pedagógico; implantação dos ciclos de escolarização no Centro Pedagógico; aprendizados com as professoras alfabetizadoras; mudança na forma de ingresso no CP; formas de avaliação adotadas; atuação como psicóloga da educação infantil no Centro de Desenvolvimento da Criança; conteúdos e abordagens das aulas de Educação Física; espaços das aulas de Educação Física; projeto de extensão Esporte da Escola; supervisão de estágios da Prática de Ensino da FaE/UFMG no Centro Pedagógico; saída do CP e concurso para a EEFFTO; período em desvio de função no CP por questões de saúde; relação com a Prática de Ensino; presença de professores da Escola de Educação Física acompanhando aulas no CP com seus estudantes; experiência de organização de um acampamento com os alunos; desafios da docência; retorno ao CP com o projeto Segundo Tempo.

Meily Assbú Linhales - Transcrição

Eixo temático: “Fontes para a história da Educação Física no Centro Pedagógico da UFMG: sujeitos, saberes e práticas como elementos do processo educativo (1972-1997)”, pesquisa desenvolvida por Giovanna Camila da Silva e registrada no Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) do Centro Pedagógico da UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Cemef / EEFFTO / UFMG
Entrevistadora: Giovanna Camila da Silva
Pesquisa e elaboração do roteiro: Giovanna Camila da Silva
Transcrição: Enrico Mencarelli
Conferência fidelidade: Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Escolha por ser professora de Educação Física; início da formação com curso técnico de Educação Física; decisão por fazer o curso de gradação em Educação Física da UFMG; lembranças do período da graduação; separação do curso de Educação Física entre homens e mulheres; experiência de estágio na Fundação Dom Bosco; ingresso no curso de Psicologia da PUC-MG; primeira experiência como professora no Colégio Santo Agostinho de Contagem; trabalho no Instituto de Recursos Humanos João Pìnheiro; ingresso no mestrado em Ciência Política da UFMG; concurso e ingresso como professora do Centro Pedagógico; implantação dos ciclos de escolarização no Centro Pedagógico; aprendizados com as professoras alfabetizadoras; mudança na forma de ingresso no CP; formas de avaliação adotadas; atuação como psicóloga da educação infantil no Centro de Desenvolvimento da Criança; conteúdos e abordagens das aulas de Educação Física; espaços das aulas de Educação Física; projeto de extensão Esporte da Escola; supervisão de estágios da Prática de Ensino da FaE/UFMG no Centro Pedagógico; saída do CP e concurso para a EEFFTO; período em desvio de função no CP por questões de saúde; relação com a Prática de Ensino; presença de professores da Escola de Educação Física acompanhando aulas no CP com seus estudantes; experiência de organização de um acampamento com os alunos; desafios da docência; retorno ao CP com o projeto Segundo Tempo.