Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

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Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

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Neusa Maria Maia Alves - Vídeos

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santo

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais como professora; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; conteúdos trabalhados nas aulas; separação das turmas por sexo; trabalho como professora do Colégio Municipal Belo Horizonte; mudanças com a Escola Plural; chegada como professora da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas de Educação Física; organização e planejamento das aulas; desafios da docência; diferença de participação nas aulas entre meninos e meninas; avaliação dos estudantes; cursos e formações; eventos escolares (torneios, festivais de dança, quadrilhas); planejamento das aulas; rotina de trabalho; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; relação com estagiários em suas aulas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Neusa Maria Maia Alves - Transcrição

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santo
Transcrição: Júlio Saulo
Conferência de fidelidade: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais como professora; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; conteúdos trabalhados nas aulas; separação das turmas por sexo; trabalho como professora do Colégio Municipal Belo Horizonte; mudanças com a Escola Plural; chegada como professora da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas de Educação Física; organização e planejamento das aulas; desafios da docência; diferença de participação nas aulas entre meninos e meninas; avaliação dos estudantes; cursos e formações; eventos escolares (torneios, festivais de dança, quadrilhas); planejamento das aulas; rotina de trabalho; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; relação com estagiários em suas aulas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Neusa Maria Maia Alves - Áudio

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santo

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais como professora; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; conteúdos trabalhados nas aulas; separação das turmas por sexo; trabalho como professora do Colégio Municipal Belo Horizonte; mudanças com a Escola Plural; chegada como professora da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas de Educação Física; organização e planejamento das aulas; desafios da docência; diferença de participação nas aulas entre meninos e meninas; avaliação dos estudantes; cursos e formações; eventos escolares (torneios, festivais de dança, quadrilhas); planejamento das aulas; rotina de trabalho; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; relação com estagiários em suas aulas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Ricardo Guimarães Ferreira - Transcrição

Eixo temático “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Transcrição: Júlio Saulo
Conferência de fidelidade: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Escolha profissional pela Educação Física; envolvimento com atividades esportivas na infância; experiências profissionais; concurso para ingresso como professor na Prefeitura de Belo Horizonte; escolha pela Escola Municipal Professor Pedro Guerra para atuação profissional; materiais das aulas de Educação Física; grupo de colegas do Pedro Guerra; organização do trabalho na escola; participação dos estudantes nas aulas; trabalho e projetos com Xadrez; participação em torneios de Xadrez; Escola de Esportes do Pedro Guerra; participação feminina nas aulas de Educação Física; desafios atuais nas aulas de Educação Física; avaliação nas aulas; eventos organizados na escola; atuação como vice-diretor; projeto do Museu dos Brinquedos e desenvolvimentos de jogos e brincadeiras com os estudantes; decisão por compor chapa para a direção da Escola; trabalho com o IDEB da Escola; envelhecimento do professor; rotina de trabalho; percepção da Educação Física por outros professores; cursos e formações.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Ricardo Guimarães Ferreira - Vídeos

Eixo temático “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Escolha profissional pela Educação Física; envolvimento com atividades esportivas na infância; experiências profissionais; concurso para ingresso como professor na Prefeitura de Belo Horizonte; escolha pela Escola Municipal Professor Pedro Guerra para atuação profissional; materiais das aulas de Educação Física; grupo de colegas do Pedro Guerra; organização do trabalho na escola; participação dos estudantes nas aulas; trabalho e projetos com Xadrez; participação em torneios de Xadrez; Escola de Esportes do Pedro Guerra; participação feminina nas aulas de Educação Física; desafios atuais nas aulas de Educação Física; avaliação nas aulas; eventos organizados na escola; atuação como vice-diretor; projeto do Museu dos Brinquedos e desenvolvimentos de jogos e brincadeiras com os estudantes; decisão por compor chapa para a direção da Escola; trabalho com o IDEB da Escola; envelhecimento do professor; rotina de trabalho; percepção da Educação Física por outros professores; cursos e formações.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Élcio Guimarães Paulinelli - Vídeos

Departamento / Setor de trabalho: Departamento de Educação Física.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef) localizado na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.
Entrevistadora: Emiliana da Silva Simões
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Infância em Belo Horizonte e escolas em que estudou; ingresso no curso de Educação Física; locais das aulas do curso de Educação Física; cursos de Educação Física que existiam no Brasil na década de 1950; lembranças sobre o curso de Educação Física da época em que era estudante; ingresso como professor da Escola de Educação Física, na década de 1960; relembra os nomes de alguns dos professores do curso de Educação Física; diferenças entre o currículo masculino e feminino; relacionamento entre o grupo de professores civis e militares; aproximação com a área da ginástica; diferenças entre a ginástica olímpica masculina e a feminina; crise financeira da Escola de Educação Física de Minas Gerais; movimentos pela federalização da Escola; construção e mudança da sede da Escola para o Campus Pampulha; mudanças trazidas com a federalização; regimes de trabalho e enquadramento dos docentes na UFMG; trabalho como professor do CEFET-MG; experiência como coordenador do Colegiado do Curso de Educação Física; reforma curricular do curso de Educação Física: criação do bacharelado e da licenciatura e fim dos currículos divididos em masculino e feminino; atuação na coordenação dos Jogos Escolares Brasileiros; estágio técnico em Colônia, na Alemanha; relação estabelecida com Hartmut Riehle; importância da Escola de Educação Física na sua vida; relacionamento com os alunos e colegas de trabalho; decisão pela aposentadoria; métodos de ginástica abordados em sua prática docente; coordenação de um grupo de demonstrações de ginástica que se apresentava em ruas de recreio; trabalho no Setor de Recreação do SESI; frustração por não ter feito pós-graduação; relação com o cigarro.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Élcio Guimarães Paulinelli - Transcrição

Departamento / Setor de trabalho: Departamento de Educação Física.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef) localizado na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.
Entrevistadora: Emiliana da Silva Simões
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa e Iara Souto Ribeiro Silva
Transcrição: Carolina Rabaiolli Gutierrez
Conferência de fidelidade: Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Infância em Belo Horizonte e escolas em que estudou; ingresso no curso de Educação Física; locais das aulas do curso de Educação Física; cursos de Educação Física que existiam no Brasil na década de 1950; lembranças sobre o curso de Educação Física da época em que era estudante; ingresso como professor da Escola de Educação Física, na década de 1960; relembra os nomes de alguns dos professores do curso de Educação Física; diferenças entre o currículo masculino e feminino; relacionamento entre o grupo de professores civis e militares; aproximação com a área da ginástica; diferenças entre a ginástica olímpica masculina e a feminina; crise financeira da Escola de Educação Física de Minas Gerais; movimentos pela federalização da Escola; construção e mudança da sede da Escola para o Campus Pampulha; mudanças trazidas com a federalização; regimes de trabalho e enquadramento dos docentes na UFMG; trabalho como professor do CEFET-MG; experiência como coordenador do Colegiado do Curso de Educação Física; reforma curricular do curso de Educação Física: criação do bacharelado e da licenciatura e fim dos currículos divididos em masculino e feminino; atuação na coordenação dos Jogos Escolares Brasileiros; estágio técnico em Colônia, na Alemanha; relação estabelecida com Hartmut Riehle; importância da Escola de Educação Física na sua vida; relacionamento com os alunos e colegas de trabalho; decisão pela aposentadoria; métodos de ginástica abordados em sua prática docente; coordenação de um grupo de demonstrações de ginástica que se apresentava em ruas de recreio; trabalho no Setor de Recreação do SESI; frustração por não ter feito pós-graduação; relação com o cigarro.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Élcio Guimarães Paulinelli - Áudio

Departamento / Setor de trabalho: Departamento de Educação Física.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef) localizado na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.
Entrevistadora: Emiliana da Silva Simões
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Infância em Belo Horizonte e escolas em que estudou; ingresso no curso de Educação Física; locais das aulas do curso de Educação Física; cursos de Educação Física que existiam no Brasil na década de 1950; lembranças sobre o curso de Educação Física da época em que era estudante; ingresso como professor da Escola de Educação Física, na década de 1960; relembra os nomes de alguns dos professores do curso de Educação Física; diferenças entre o currículo masculino e feminino; relacionamento entre o grupo de professores civis e militares; aproximação com a área da ginástica; diferenças entre a ginástica olímpica masculina e a feminina; crise financeira da Escola de Educação Física de Minas Gerais; movimentos pela federalização da Escola; construção e mudança da sede da Escola para o Campus Pampulha; mudanças trazidas com a federalização; regimes de trabalho e enquadramento dos docentes na UFMG; trabalho como professor do CEFET-MG; experiência como coordenador do Colegiado do Curso de Educação Física; reforma curricular do curso de Educação Física: criação do bacharelado e da licenciatura e fim dos currículos divididos em masculino e feminino; atuação na coordenação dos Jogos Escolares Brasileiros; estágio técnico em Colônia, na Alemanha; relação estabelecida com Hartmut Riehle; importância da Escola de Educação Física na sua vida; relacionamento com os alunos e colegas de trabalho; decisão pela aposentadoria; métodos de ginástica abordados em sua prática docente; coordenação de um grupo de demonstrações de ginástica que se apresentava em ruas de recreio; trabalho no Setor de Recreação do SESI; frustração por não ter feito pós-graduação; relação com o cigarro.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Eustáquia Salvadora de Sousa - Vídeos

Departamento / Setor de Trabalho: Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino / Faculdade de Educação.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef), localizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Entrevistador: Wemerson de Amorim
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva e Aline Vieira Alves

  • Sumário

Breve apresentação do entrevistador; breve currículo da entrevistada; origem do nome Eustáquia Salvadora; lembranças da infância; primeiras experiências profissionais como normalista; trabalho com recreação na EMATER; ingresso no Curso de Educação Física Infantil; criação da Escola de Educação Física de Minas Gerais; primeiros anos da Escola de Educação Física de Minas Gerais; crise financeira da EEF-MG; federalização da EEF-MG; primeiros cursos da EEF-MG; primeiros professores da EEF-MG: militares, médicos e Instituto de Educação; oposição entre professores militares e civis; perfil dos professores da EEF-MG; cursinho preparatório para o vestibular do curso de Educação Física; separação dos currículos masculino e feminino na época de sua graduação; professores da EEF-MG; diferenças entre o currículo masculino e o currículo feminino; perfil técnico do curso de Educação Física; atuação pública dos professores da EEF-MG; movimentações políticas para a criação de cursos de pós-graduação em Educação Física; professores da EEF que fizeram pós-graduação nos Estados Unidos; ingresso no mestrado na UFSM; doutorado na UNICAMP e aproximação dos estudos de gênero; movimento para a formação de professores de Didática e Prática de Ensino de Educação Física e curso coordenado pela SEED/MEC; currículo mínimo de Educação Física; mudanças na Escola de Educação Física com a federalização; obrigatoriedade de aulas de Educação Física para o ensino superior; ingresso como professora da Faculdade de Educação da UFMG; articulação e relação com os professores da Escola de Educação Física; importância de relacionar teoria e prática no ensino de Educação Física; experiências em projetos de extensão; experiência como professora do Curso de Especialização em Biomecânica; impactos da federalização em valores da EEF; Projeto Metropolitano; participação na formulação de propostas curriculares do estado; inserção de egressos do curso de Educação Física no Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG; criação do Bacharelado e Licenciatura em Educação Física; regulamentação da profissão e criação do Conselho de Educação Física; aproximação do campo dos estudos históricos no doutorado; leituras de Karl Marx; criação de cursos de pós-graduação na EEFFTO; participação em organização e realização de competições; mudanças no campos da Educação e da Educação Física; o que significou receber o título de professora emérita da UFMG; doação de seu arquivo pessoal para o Cemef; lugar da EEFFTO na sua vida; questões relativas aos estudos de gênero; fim da separação das turmas na educação básica por gênero nas aulas de Educação Física; relações com a Educação Física argentina na época de sua graduação; métodos utilizados nas aulas de Educação Física; influências de Jean Le Boulch; curso de Especialização em Biomecânica; o professor “rola bola” e como propor outras formas de ensino de Educação Física; convênios do MEC com universidades e professores alemães; lembranças sobre a Escola da época em que era estudantes de graduação; importância de projetos coletivos na universidade; tensões na área da Educação Física.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Eustáquia Salvadora de Sousa - Transcrição

Departamento / Setor de Trabalho: Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino / Faculdade de Educação.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef), localizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Entrevistador: Wemerson de Amorim
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva e Aline Vieira Alves
Transcrição: Aline Vieira Alves
Conferência de fidelidade: Maria Cristina Rosa

  • Sumário

Breve apresentação do entrevistador; breve currículo da entrevistada; origem do nome Eustáquia Salvadora; lembranças da infância; primeiras experiências profissionais como normalista; trabalho com recreação na EMATER; ingresso no Curso de Educação Física Infantil; criação da Escola de Educação Física de Minas Gerais; primeiros anos da Escola de Educação Física de Minas Gerais; crise financeira da EEF-MG; federalização da EEF-MG; primeiros cursos da EEF-MG; primeiros professores da EEF-MG: militares, médicos e Instituto de Educação; oposição entre professores militares e civis; perfil dos professores da EEF-MG; cursinho preparatório para o vestibular do curso de Educação Física; separação dos currículos masculino e feminino na época de sua graduação; professores da EEF-MG; diferenças entre o currículo masculino e o currículo feminino; perfil técnico do curso de Educação Física; atuação pública dos professores da EEF-MG; movimentações políticas para a criação de cursos de pós-graduação em Educação Física; professores da EEF que fizeram pós-graduação nos Estados Unidos; ingresso no mestrado na UFSM; doutorado na UNICAMP e aproximação dos estudos de gênero; movimento para a formação de professores de Didática e Prática de Ensino de Educação Física e curso coordenado pela SEED/MEC; currículo mínimo de Educação Física; mudanças na Escola de Educação Física com a federalização; obrigatoriedade de aulas de Educação Física para o ensino superior; ingresso como professora da Faculdade de Educação da UFMG; articulação e relação com os professores da Escola de Educação Física; importância de relacionar teoria e prática no ensino de Educação Física; experiências em projetos de extensão; experiência como professora do Curso de Especialização em Biomecânica; impactos da federalização em valores da EEF; Projeto Metropolitano; participação na formulação de propostas curriculares do estado; inserção de egressos do curso de Educação Física no Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG; criação do Bacharelado e Licenciatura em Educação Física; regulamentação da profissão e criação do Conselho de Educação Física; aproximação do campo dos estudos históricos no doutorado; leituras de Karl Marx; criação de cursos de pós-graduação na EEFFTO; participação em organização e realização de competições; mudanças no campos da Educação e da Educação Física; o que significou receber o título de professora emérita da UFMG; doação de seu arquivo pessoal para o Cemef; lugar da EEFFTO na sua vida; questões relativas aos estudos de gênero; fim da separação das turmas na educação básica por gênero nas aulas de Educação Física; relações com a Educação Física argentina na época de sua graduação; métodos utilizados nas aulas de Educação Física; influências de Jean Le Boulch; curso de Especialização em Biomecânica; o professor “rola bola” e como propor outras formas de ensino de Educação Física; convênios do MEC com universidades e professores alemães; lembranças sobre a Escola da época em que era estudantes de graduação; importância de projetos coletivos na universidade; tensões na área da Educação Física.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Eustáquia Salvadora de Sousa - Áudio

Departamento / Setor de Trabalho: Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino / Faculdade de Educação.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef), localizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Entrevistador: Wemerson de Amorim
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva e Aline Vieira Alves

  • Sumário

Breve apresentação do entrevistador; breve currículo da entrevistada; origem do nome Eustáquia Salvadora; lembranças da infância; primeiras experiências profissionais como normalista; trabalho com recreação na EMATER; ingresso no Curso de Educação Física Infantil; criação da Escola de Educação Física de Minas Gerais; primeiros anos da Escola de Educação Física de Minas Gerais; crise financeira da EEF-MG; federalização da EEF-MG; primeiros cursos da EEF-MG; primeiros professores da EEF-MG: militares, médicos e Instituto de Educação; oposição entre professores militares e civis; perfil dos professores da EEF-MG; cursinho preparatório para o vestibular do curso de Educação Física; separação dos currículos masculino e feminino na época de sua graduação; professores da EEF-MG; diferenças entre o currículo masculino e o currículo feminino; perfil técnico do curso de Educação Física; atuação pública dos professores da EEF-MG; movimentações políticas para a criação de cursos de pós-graduação em Educação Física; professores da EEF que fizeram pós-graduação nos Estados Unidos; ingresso no mestrado na UFSM; doutorado na UNICAMP e aproximação dos estudos de gênero; movimento para a formação de professores de Didática e Prática de Ensino de Educação Física e curso coordenado pela SEED/MEC; currículo mínimo de Educação Física; mudanças na Escola de Educação Física com a federalização; obrigatoriedade de aulas de Educação Física para o ensino superior; ingresso como professora da Faculdade de Educação da UFMG; articulação e relação com os professores da Escola de Educação Física; importância de relacionar teoria e prática no ensino de Educação Física; experiências em projetos de extensão; experiência como professora do Curso de Especialização em Biomecânica; impactos da federalização em valores da EEF; Projeto Metropolitano; participação na formulação de propostas curriculares do estado; inserção de egressos do curso de Educação Física no Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG; criação do Bacharelado e Licenciatura em Educação Física; regulamentação da profissão e criação do Conselho de Educação Física; aproximação do campo dos estudos históricos no doutorado; leituras de Karl Marx; criação de cursos de pós-graduação na EEFFTO; participação em organização e realização de competições; mudanças no campos da Educação e da Educação Física; o que significou receber o título de professora emérita da UFMG; doação de seu arquivo pessoal para o Cemef; lugar da EEFFTO na sua vida; questões relativas aos estudos de gênero; fim da separação das turmas na educação básica por gênero nas aulas de Educação Física; relações com a Educação Física argentina na época de sua graduação; métodos utilizados nas aulas de Educação Física; influências de Jean Le Boulch; curso de Especialização em Biomecânica; o professor “rola bola” e como propor outras formas de ensino de Educação Física; convênios do MEC com universidades e professores alemães; lembranças sobre a Escola da época em que era estudantes de graduação; importância de projetos coletivos na universidade; tensões na área da Educação Física.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Edelweiss Roedel Galvão Dutra - Transcrição

Eixo: Ruas de Recreio

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Cemef / EEFFTO / UFMG
Entrevistadores: João Carlos Fernandes, Kellen Nogueira Vilhena e Lorena Viggiano Rocha da Silva
Transcrição: Lorena Viggiano Rocha da Silva
Conferência fidelidade: Cássia Danielle D. Lima e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Exalta o trabalho feito pela equipe do Cemef em prol da memória da Educação Física; trajetória de vida e prática de voleibol no Minas Tênis Clube; casamento com Herbert de Almeida Dutra em 1954; presença de militares da Escola de Educação Física de Minas Gerais; lembranças sobre a época em que Herbert era diretor da Escola e os problemas causados pela falta de verbas; criação da Escola de Educação Física de Minas Gerais; federalização da Escola de Educação Física; colaboração de Sylvio Raso para que Herbert fizesse o curso de Educação Física no Rio de Janeiro; relata o trabalho desenvolvido por ela e por Herbert na Secretaria de Educação Física do Ministério da Educação (SEED-MEC); visita aos Estados Unidos em 1979; ruas de recreio como um despertar para a prática de esportes; trabalho de Herbert na Diretoria de Esportes; ruas de recreio como socialização da criança; interesse da Polícia Militar em incorporar a Escola de Educação Física; contribuição de Herbert para a construção do prédio da Escola de Educação Física no campus Pampulha; participação dos estudantes de Educação Física nas ruas de recreio; Jogos da Primavera; início da pós-graduação; estudos de Herbert sobre caminhada; vinda para Belo Horizonte em 1952 e impressões sobre a cidade; experiência de Herbert com interval trainning na natação do América; descendência alemã e encontro com familiares nos Estados Unidos; experiências de viagens à Alemanha; formação do Herbert em Direito.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Edelweiss Roedel Galvão Dutra - Áudio

Eixo: Ruas de Recreio

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Cemef / EEFFTO / UFMG
Entrevistadores: João Carlos Fernandes, Kellen Nogueira Vilhena e Lorena Viggiano Rocha da Silva

  • Sumário

Exalta o trabalho feito pela equipe do Cemef em prol da memória da Educação Física; trajetória de vida e prática de voleibol no Minas Tênis Clube; casamento com Herbert de Almeida Dutra em 1954; presença de militares da Escola de Educação Física de Minas Gerais; lembranças sobre a época em que Herbert era diretor da Escola e os problemas causados pela falta de verbas; criação da Escola de Educação Física de Minas Gerais; federalização da Escola de Educação Física; colaboração de Sylvio Raso para que Herbert fizesse o curso de Educação Física no Rio de Janeiro; relata o trabalho desenvolvido por ela e por Herbert na Secretaria de Educação Física do Ministério da Educação (SEED-MEC); visita aos Estados Unidos em 1979; ruas de recreio como um despertar para a prática de esportes; trabalho de Herbert na Diretoria de Esportes; ruas de recreio como socialização da criança; interesse da Polícia Militar em incorporar a Escola de Educação Física; contribuição de Herbert para a construção do prédio da Escola de Educação Física no campus Pampulha; participação dos estudantes de Educação Física nas ruas de recreio; Jogos da Primavera; início da pós-graduação; estudos de Herbert sobre caminhada; vinda para Belo Horizonte em 1952 e impressões sobre a cidade; experiência de Herbert com interval trainning na natação do América; descendência alemã e encontro com familiares nos Estados Unidos; experiências de viagens à Alemanha; formação do Herbert em Direito.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Isabel Montandon Soares - Transcrição

Eixo: Ruas de Recreio

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência da entrevistada
Entrevistadores: João Carlos Fernandes e Lorena Viggiano Rocha da Silva
Transcrição: Lorena Viggiano Rocha da Silva
Conferência fidelidade: Kellen Nogueira Villena e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Escolha pelo curso de Educação Física; experiência como nadadora do Minas Tênis Clube na juventude; atuação como monitora de ruas de recreio; desenvolvimento de ações de recreação no campus avançado da UFMG em Barreiras-BA pelo Projeto Rondon; atuação na organização de ruas de recreio em Betim e Caeté, na década de 1970; ingresso como professora do Centro Esportivo Universitário da UFMG; presença de professores militares na Escola de Educação Física; participação na colônia de férias na Escola de Educação Física do Exército quando ainda era estudante; trabalho com esportes no SESI de Betim; público atendido pelo SESI-Betim; relato de experiências no Projeto Rondon; relata algumas experiências profissionais que teve depois de sua aposentadoria; rotina de treinamento da época em que era atleta de natação; forte relação com o esporte desde a infância; presença da música nas atividades de recreação; destaca a importância de estudos históricos sobre as ruas de recreio; existência de preconceito com mulheres que praticavam handebol.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Isabel Montandon Soares - Vídeo

Eixo: Ruas de Recreio

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência da entrevistada
Entrevistadores: João Carlos Fernandes e Lorena Viggiano Rocha da Silva

  • Sumário

Escolha pelo curso de Educação Física; experiência como nadadora do Minas Tênis Clube na juventude; atuação como monitora de ruas de recreio; desenvolvimento de ações de recreação no campus avançado da UFMG em Barreiras-BA pelo Projeto Rondon; atuação na organização de ruas de recreio em Betim e Caeté, na década de 1970; ingresso como professora do Centro Esportivo Universitário da UFMG; presença de professores militares na Escola de Educação Física; participação na colônia de férias na Escola de Educação Física do Exército quando ainda era estudante; trabalho com esportes no SESI de Betim; público atendido pelo SESI-Betim; relato de experiências no Projeto Rondon; relata algumas experiências profissionais que teve depois de sua aposentadoria; rotina de treinamento da época em que era atleta de natação; forte relação com o esporte desde a infância; presença da música nas atividades de recreação; destaca a importância de estudos históricos sobre as ruas de recreio; existência de preconceito com mulheres que praticavam handebol.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Joventino de Pinho Tavares

Eixo: Futebol de Salão

  • Sumário

Primeiros contatos com o futebol de salão quando morava no Barro Preto; trajetória profissional na Federação Mineira de Futebol de Salão; relato sobre a transição do futebol de salão para o futsal;atuação como jogador de futebol de salão na empresa em que trabalhava; papel da Associação Cristã de Moços (ACM) na difusão do futebol de salão;fala sobre as quadras nos bairros Prado, Calafate e Barro Preto; comentário sobre algumas das regras existentes no esporte; cita o SESI, SENAI, CEFET, SESC como organizadores de competições; professor Odilon Barbosa como técnico do time do Estadual Central e como precursor da cobrança de pênalti com dois toques; narra a evolução das competições de futsal através da Federação; experiência como árbitro da Federação; ingresso como dirigente da Federação a convite de Chalon Moritz; mudanças das regras no futebol e no futebol de salão; mudanças na dinâmica das partidas de futsal; comparação com o futebol de campo; presença de atletas e treinadores brasileiros em clubes e seleções internacionais; mudanças na bola com que se joga futsal; criação da Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA); destaque dado pela imprensa ao futebol; relato de partida comemorativa disputada no Mineirinho; o futebol de salão no Minas Tênis Clube; times de futebol de salão do Atlético Mineiro e do Cruzeiro; cuidados da Federação com seus documentos.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Fernando Campos Furtado - Transcrição

Eixo: Ruas de Recreio.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência do entrevistado
Entrevistadores: Guilherme de S. L. Oliveira e Samuel Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Kellen Nogueira, João Carlos Fernandes, Guilherme de Souza Lima Oliveira e Samuel Santos.
Transcrição: Guilherme de S. L. Oliveira e Samuel Santos
Conferência de fidelidade: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Ingresso da Escola de Educação Física de Minas Gerais como professor a convite de Sylvio Raso; homenagem a Sylvio Raso como cidadão honorário de Belo Horizonte; a importância das Jornadas Internacionais de Educação Física; relata a realização de ruas de recreio simultâneas em 100 cidades de Minas Gerais, cita algumas: Uberaba, Sacramento, Araxá, Araguari, Uberlândia, Prata, fontes Claros, Monte Calvário, Patrocínio, Pará de Minas, Divinópolis, Pitangui, Abaeté, Pium-í, Bambuí, Lagoa da Prata, Itaúna; identificação de algumas fotografias de ruas de recreio no Parque Municipal e na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte; relata a realização de uma rua de recreio em Brasília antes da inauguração da cidade; descreve como eram feitas as solicitações de ruas de recreio para a Diretoria de Esportes de Minas Gerais; divisão entre atividades femininas e atividades masculinas nas ruas de recreio; iniciou seu trabalho nas ruas de recreio por um convite do Sylvio Raso; descreve como era feito o planejamento das ruas de recreio; cita lgumas das atividades desenvolvidas: banda de percussão, pequenos jogos, danças, brinquedos cantados, jogos com bastões, exercícios em plinto, judô, voleibol, jogos calmantes; atividades de recreação desenvolvidas pelo Conselho Municipal de Esportes; divulgação das ruas de recreio; participação na inauguração do Mineirão e do Maracanã; atuação como professor do Colégio Marconi e do CEFET-MG; atuação como goleiro do Fluminense; apresenta os livros que publicou: “Está chovendo, professor de Educação Física? Recreação em sala” e “Histórias pitorescas que me contaram”; descreve como era aplicado o teste de Cooper no CEFET-MG.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Fernando Campos Furtado - Áudio

Eixo: Ruas de Recreio.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência do entrevistado
Entrevistadores: Guilherme de S. L. Oliveira e Samuel Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Kellen Nogueira, João Carlos Fernandes, Guilherme de Souza Lima Oliveira e Samuel Santos.

  • Sumário

Ingresso da Escola de Educação Física de Minas Gerais como professor a convite de Sylvio Raso; homenagem a Sylvio Raso como cidadão honorário de Belo Horizonte; a importância das Jornadas Internacionais de Educação Física; relata a realização de ruas de recreio simultâneas em 100 cidades de Minas Gerais, cita algumas: Uberaba, Sacramento, Araxá, Araguari, Uberlândia, Prata, fontes Claros, Monte Calvário, Patrocínio, Pará de Minas, Divinópolis, Pitangui, Abaeté, Pium-í, Bambuí, Lagoa da Prata, Itaúna; identificação de algumas fotografias de ruas de recreio no Parque Municipal e na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte; relata a realização de uma rua de recreio em Brasília antes da inauguração da cidade; descreve como eram feitas as solicitações de ruas de recreio para a Diretoria de Esportes de Minas Gerais; divisão entre atividades femininas e atividades masculinas nas ruas de recreio; iniciou seu trabalho nas ruas de recreio por um convite do Sylvio Raso; descreve como era feito o planejamento das ruas de recreio; cita lgumas das atividades desenvolvidas: banda de percussão, pequenos jogos, danças, brinquedos cantados, jogos com bastões, exercícios em plinto, judô, voleibol, jogos calmantes; atividades de recreação desenvolvidas pelo Conselho Municipal de Esportes; divulgação das ruas de recreio; participação na inauguração do Mineirão e do Maracanã; atuação como professor do Colégio Marconi e do CEFET-MG; atuação como goleiro do Fluminense; apresenta os livros que publicou: “Está chovendo, professor de Educação Física? Recreação em sala” e “Histórias pitorescas que me contaram”; descreve como era aplicado o teste de Cooper no CEFET-MG.

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