Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
Nível de descrição
Arquivo
Dimensão e suporte
Documentos Textuais: 20
Documentos Impressos: 169 livros e 05 periódicos
Documentos Audiovisuais: 01 fotografia
Objetos Tridimensionais: 01 bolsa
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Filiação: Evaristo Martini e Ilda Pisani Martini
Nascimento: 29 de abril de 1944
Cônjuge: Mariangela Oliveira Pisani Martini
Formação Acadêmica:
Formou-se em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1969.
Entidade custodiadora
História do arquivo
O arquivo do professor Edson Pisani Martini foi doado ao Cemef por Cristiane Pisani, sua filha. Os documentos foram organizados para a doação pelos próprios familiares e recebidos em caixas e pastas. A característica principal desse Arquivo é a função Biblioteca, justificada pela quantidade de livros descritos nesse instrumento de pesquisa.
Procedência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O Arquivo do professor Edson Pisani Martini é constituído, em sua maior parte, por livros, revistas e periódicos. Constam outros documentos textuais e objetos tridimensionais de caráter pessoal, mas estes são em menor quantidade. A organização foi realizada a partir das funções exercidas pelo Titular em sua trajetória pessoal e profissional. Já as subfunções, complementam suas atividades principais. São elas:
Na série Documentos Pessoais encontram-se documentos particulares do Titular, há objetos tridimensionais, como uma bolsa e um quadro com uma fotografia.
A série Esporte reúne documentos relativos às atividades do Titular no âmbito esportivo, especialmente com a Ginástica, modalidade na qual atuou como técnico.
A série Biblioteca é a maior deste Arquivo. Nela encontramos livros da Biblioteca particular do Titular, além de revistas e periódicos. Destacam-se especialmente as temáticas sobre ginástica, disciplina ministrada pelo docente na Escola de Educação Física na UFMG, e metodologia da Educação Física. As obras foram inseridas no sistema de bibliotecas da UFMG – Base Pergamum – e constam neste inventário com as descrições lá estabelecidas.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Os documentos foram recebidos conforme organização original apresentada pela família. Posteriormente, passaram pelo processo de higienização e organização, respeitando a ordem de recolhimento. Após análise da documentação, elaborou-se o quadro de arranjo, concomitante à descrição e elaboração desse Instrumento de Pesquisa.
Quanto à datação dos documentos, optou-se por considerar como datas-limites aquelas que aparecem como primeira e última nas várias funções e subfunções. Todavia, vale considerar que, nesses conjuntos, constam muitos documentos sem data. Nesses casos adotou-se o código S/D.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Instrumento de Pesquisa
Área de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Para a descrição de funções, subfunções e índices que compõem esse instrumento de pesquisa, adotou-se um conjunto de siglas e termos, apresentado a seguir na forma de glossário.
Glossário
Acervo – Documentos de uma entidade produtora ou de uma entidade custodiadora.
Cópia – Quando há mais de um exemplar do mesmo documento. Sinônimo de “Exemplar”.
Fundo – Conjunto de documentos de documentos uma mesma proveniência.
Função – Atividade desenvolvida pelo titular do arquivo em sua trajetória de vida.
E.P.M – Abreviatura de Edson Pisani Martini.
Inventário – Instrumento de pesquisa. Meio que permite a identificação, localização ou consulta a documentos ou a informações neles contidas.
Manuscrito – Texto escrito à mão. Termo que, utilizado genericamente, engloba textos datilografados e digitados que não foram publicados.
Subfunção – Num quadro de arranjo, a subdivisão das funções.
Titular – Proprietário do Fundo. Trata-se de Edson Pisani Martini.
Xerox – Quando há original e fotocópia, ou apenas a fotocópia.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Status
Final
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Período de trabalho - Março de 2015 a Dezembro de 2017
Revisão final: 2024
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Equipe de elaboração do Inventário:
Coordenadora:
Meily Assbú Linhales
Arquivista / Documentalista:
Thais Nodare de Oliveira
Fernanda Cristina dos Santos
Bolsistas da Primeira Fase:
Jean Carlos Chagas
Anderton Taynan Rocha Fonseca
Bolsistas da Segunda Fase:
Brenda Oliveira Batista
Jennyfer Thais Alves Ferreira
Revisão final:
Iara Souto Ribeiro Silva