Meily Assbú Linhales - Transcrição
- BR UFMG CEMEF 04.04.09.02
- Stuk
- 19/10/2023
Part of Coleção História Oral
Eixo temático: “Fontes para a história da Educação Física no Centro Pedagógico da UFMG: sujeitos, saberes e práticas como elementos do processo educativo (1972-1997)”, pesquisa desenvolvida por Giovanna Camila da Silva e registrada no Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) do Centro Pedagógico da UFMG.
- Ficha Técnica
Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Cemef / EEFFTO / UFMG
Entrevistadora: Giovanna Camila da Silva
Pesquisa e elaboração do roteiro: Giovanna Camila da Silva
Transcrição: Enrico Mencarelli
Conferência fidelidade: Iara Souto Ribeiro Silva
- Sumário
Escolha por ser professora de Educação Física; início da formação com curso técnico de Educação Física; decisão por fazer o curso de gradação em Educação Física da UFMG; lembranças do período da graduação; separação do curso de Educação Física entre homens e mulheres; experiência de estágio na Fundação Dom Bosco; ingresso no curso de Psicologia da PUC-MG; primeira experiência como professora no Colégio Santo Agostinho de Contagem; trabalho no Instituto de Recursos Humanos João Pìnheiro; ingresso no mestrado em Ciência Política da UFMG; concurso e ingresso como professora do Centro Pedagógico; implantação dos ciclos de escolarização no Centro Pedagógico; aprendizados com as professoras alfabetizadoras; mudança na forma de ingresso no CP; formas de avaliação adotadas; atuação como psicóloga da educação infantil no Centro de Desenvolvimento da Criança; conteúdos e abordagens das aulas de Educação Física; espaços das aulas de Educação Física; projeto de extensão Esporte da Escola; supervisão de estágios da Prática de Ensino da FaE/UFMG no Centro Pedagógico; saída do CP e concurso para a EEFFTO; período em desvio de função no CP por questões de saúde; relação com a Prática de Ensino; presença de professores da Escola de Educação Física acompanhando aulas no CP com seus estudantes; experiência de organização de um acampamento com os alunos; desafios da docência; retorno ao CP com o projeto Segundo Tempo.