handebol

Référentiel

Code

Note(s) sur la portée et contenu

Note(s) sur la source

Note(s) d'affichage

Termes hiérarchiques

handebol

Termes équivalents

handebol

Termes associés

handebol

22 Description archivistique résultats pour handebol

22 résultats directement liés Exclure les termes spécifiques

Paulo Sergio de Oliveira (Robusto) - Áudio

Eixo: Handebol

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistadores: Gabriela Arantes

  • Sumário

Primeiros contatos com o handebol na Escola Estadual Sagrada Família; ingresso como goleiro da equipe de handebol do SESC e posteriormente do Ginástico; atuação como árbitro; importância do handebol em sua vida; início da prática do handebol em Belo Horizonte; criação da Federação Mineira de Handebol; Minas Gerais como hegemonia do handebol brasileiro; locais onde os jogos eram realizados; cita algumas competições; clubes que tinham equipes de handebol; prática do handebol no interior de Minas Gerais; importância dos Jogos do Interior de Minas (JIMI’s) para difusão da modalidade no interior do estado.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Paulo Sergio de Oliveira (Robusto) - Transcrição

Eixo: Handebol

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistadores: Gabriela Arantes
Transcrição: Gabriela Arantes
Conferência fidelidade: Gabriela Arantes e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Primeiros contatos com o handebol na Escola Estadual Sagrada Família; ingresso como goleiro da equipe de handebol do SESC e posteriormente do Ginástico; atuação como árbitro; importância do handebol em sua vida; início da prática do handebol em Belo Horizonte; criação da Federação Mineira de Handebol; Minas Gerais como hegemonia do handebol brasileiro; locais onde os jogos eram realizados; cita algumas competições; clubes que tinham equipes de handebol; prática do handebol no interior de Minas Gerais; importância dos Jogos do Interior de Minas (JIMI’s) para difusão da modalidade no interior do estado.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Ivany de Moura Bomfim - Áudio

Eixo: Handebol

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistadores: Gabriela Villela Arantes
Pesquisa e elaboração do roteiro: Gabriela Arantes

  • Sumário

Ingresso na Escola de Educação Física de Minas Gerais como aluno; experiências profissionais como professor de Educação Física no interior de Minas Gerais; primeiras aproximações como handebol e parceria com Lincoln Raso; competições e campeonatos como o Jogos escolares e outros; atuação como técnico de handebol do Ginástico e do Mackenzie; importância do handebol em sua vida; professores que atuavam no handebol; efetivação do handebol no currículo da Escola de Educação Física; primeiras manifestações e desenvolvimento do handebol em Minas Gerais; preconceito com meninos que praticavam handebol; traduções de táticas e informações sobre handebol de obras alemãs e francesas; primeiros Clubes e escolas a montarem equipes; primeira participação da equipe mineira em um campeonato; viagens feitas para a divulgação do handebol; estudos e traduções sobre handebol; primeiras competições e títulos; Campeonato Brasileiro adulto; o papel fundamental das escolas para o desenvolvimento do handebol; preconceitos sofridos por meninos e meninas que praticavam o handebol; intercâmbio com São Paulo, Argentina e equipes alemãs; atuação como dirigente da Federação Mineira de Handebol; participação de cidades do interior de Minas Gerais na prática da modalidade; clubes em que haviam equipes de handebol nas décadas de 1960 a 1980; considerações sobre suas expectativas para o handebol atual.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Ivany de Moura Bomfim - Transcrição

Eixo: Handebol

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistadores: Gabriela Villela Arantes
Pesquisa e elaboração do roteiro: Gabriela Arantes
Transcrição: Gabriela Arantes
Conferência fidelidade: Gabriela Arantes e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Ingresso na Escola de Educação Física de Minas Gerais como aluno; experiências profissionais como professor de Educação Física no interior de Minas Gerais; primeiras aproximações como handebol e parceria com Lincoln Raso; competições e campeonatos como o Jogos escolares e outros; atuação como técnico de handebol do Ginástico e do Mackenzie; importância do handebol em sua vida; professores que atuavam no handebol; efetivação do handebol no currículo da Escola de Educação Física; primeiras manifestações e desenvolvimento do handebol em Minas Gerais; preconceito com meninos que praticavam handebol; traduções de táticas e informações sobre handebol de obras alemãs e francesas; primeiros Clubes e escolas a montarem equipes; primeira participação da equipe mineira em um campeonato; viagens feitas para a divulgação do handebol; estudos e traduções sobre handebol; primeiras competições e títulos; Campeonato Brasileiro adulto; o papel fundamental das escolas para o desenvolvimento do handebol; preconceitos sofridos por meninos e meninas que praticavam o handebol; intercâmbio com São Paulo, Argentina e equipes alemãs; atuação como dirigente da Federação Mineira de Handebol; participação de cidades do interior de Minas Gerais na prática da modalidade; clubes em que haviam equipes de handebol nas décadas de 1960 a 1980; considerações sobre suas expectativas para o handebol atual.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Isabel Montandon Soares - Áudio

Eixo: Handebol

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistadores: Gabriela Villela Arantes
Pesquisa e elaboração do roteiro: Gabriela Villela Arantes

  • Sumário

Primeiro contato com o handebol na Escola de Educação Física; atuação do casal sueco Herland Gustafson e Mai Gustafson na difusão do handebol em Minas Gerais; convite para atuar como goleira da equipe do ESAB Esporte Clube; participação em campeonatos; atuação como técnica de equipes femininas de handebol; atuação na Federação Mineira de Handebol; importância do handebol em sua vida; homenagem que recebeu da Confederação Brasileira de Handebol no Pan-Americano do Rio de Janeiro; introdução do handebol no Brasil na década de 1930, em São Paulo; primeiro campeonato feminino em Minas Gerais organizados com times de fábricas da região industrial; rotina de treinamentos; preconceito com mulheres praticantes do handebol; dificuldade de apoio para os esportes no Brasil; Barroca Tênis Clube e Esporte Clube Ginástico como locais de prática do handebol masculino; cita os nomes de algumas competições; descreve como era a organização do Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s); especialização em handebol que cursou na Universidade de Grebstam, na Suécia; sinaliza que irá realizar a doação de seu arquivo para o Cemef.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Isabel Montandon Soares - Transcrição

Eixo: Handebol

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistadores: Gabriela Villela Arantes
Pesquisa e elaboração do roteiro: Gabriela Villela Arantes
Conferência de fidelidade: Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Primeiro contato com o handebol na Escola de Educação Física; atuação do casal sueco Herland Gustafson e Mai Gustafson na difusão do handebol em Minas Gerais; convite para atuar como goleira da equipe do ESAB Esporte Clube; participação em campeonatos; atuação como técnica de equipes femininas de handebol; atuação na Federação Mineira de Handebol; importância do handebol em sua vida; homenagem que recebeu da Confederação Brasileira de Handebol no Pan-Americano do Rio de Janeiro; introdução do handebol no Brasil na década de 1930, em São Paulo; primeiro campeonato feminino em Minas Gerais organizados com times de fábricas da região industrial; rotina de treinamentos; preconceito com mulheres praticantes do handebol; dificuldade de apoio para os esportes no Brasil; Barroca Tênis Clube e Esporte Clube Ginástico como locais de prática do handebol masculino; cita os nomes de algumas competições; descreve como era a organização do Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s); especialização em handebol que cursou na Universidade de Grebstam, na Suécia; sinaliza que irá realizar a doação de seu arquivo para o Cemef.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

José Atayde Lacerda - Áudio

Eixo: Handebol

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistadores: Gabriela Villela Arantes
Pesquisa e elaboração do roteiro: Gabriela Arantes

  • Sumário

Vinda para Belo Horizonte para estudar Educação Física; trabalho no SESI da Cidade Industrial; primeiros contatos com o handebol através de Lincoln Raso e Herland Gustafson; ida para a Romênia para fazer um curso; presença de atletas mineiros na seleção brasileira; experiência do curso em Bucareste; importância do handebol em sua vida; Gustafson como precursor do handebol em Minas Gerais; treinadores das equipes masculinas e femininas; divulgação do handebol por Gustafson e Lincoln; locais onde era praticado o handebol; handebol no interior de Minas Gerais; campeonatos existentes; regras dos campeonatos; intercâmbio com outras seleções de handebol; divulgação do handebol no interior e capital; importância do handebol na vida dos praticantes da modalidade; lembranças sobre as Jornadas Internacionais de Educação Física.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

José Atayde Lacerda - Transcrição

Eixo: Handebol

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistadores: Gabriela Villela Arantes
Pesquisa e elaboração do roteiro: Gabriela Arantes
Transcrição: Gabriela Arantes
Conferência fidelidade: Gabriela Arantes e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Vinda para Belo Horizonte para estudar Educação Física; trabalho no SESI da Cidade Industrial; primeiros contatos com o handebol através de Lincoln Raso e Herland Gustafson; ida para a Romênia para fazer um curso; presença de atletas mineiros na seleção brasileira; experiência do curso em Bucareste; importância do handebol em sua vida; Gustafson como precursor do handebol em Minas Gerais; treinadores das equipes masculinas e femininas; divulgação do handebol por Gustafson e Lincoln; locais onde era praticado o handebol; handebol no interior de Minas Gerais; campeonatos existentes; regras dos campeonatos; intercâmbio com outras seleções de handebol; divulgação do handebol no interior e capital; importância do handebol na vida dos praticantes da modalidade; lembranças sobre as Jornadas Internacionais de Educação Física.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Isabel Montandon Soares - Vídeo

Eixo: Ruas de Recreio

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência da entrevistada
Entrevistadores: João Carlos Fernandes e Lorena Viggiano Rocha da Silva

  • Sumário

Escolha pelo curso de Educação Física; experiência como nadadora do Minas Tênis Clube na juventude; atuação como monitora de ruas de recreio; desenvolvimento de ações de recreação no campus avançado da UFMG em Barreiras-BA pelo Projeto Rondon; atuação na organização de ruas de recreio em Betim e Caeté, na década de 1970; ingresso como professora do Centro Esportivo Universitário da UFMG; presença de professores militares na Escola de Educação Física; participação na colônia de férias na Escola de Educação Física do Exército quando ainda era estudante; trabalho com esportes no SESI de Betim; público atendido pelo SESI-Betim; relato de experiências no Projeto Rondon; relata algumas experiências profissionais que teve depois de sua aposentadoria; rotina de treinamento da época em que era atleta de natação; forte relação com o esporte desde a infância; presença da música nas atividades de recreação; destaca a importância de estudos históricos sobre as ruas de recreio; existência de preconceito com mulheres que praticavam handebol.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Isabel Montandon Soares - Transcrição

Eixo: Ruas de Recreio

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência da entrevistada
Entrevistadores: João Carlos Fernandes e Lorena Viggiano Rocha da Silva
Transcrição: Lorena Viggiano Rocha da Silva
Conferência fidelidade: Kellen Nogueira Villena e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Escolha pelo curso de Educação Física; experiência como nadadora do Minas Tênis Clube na juventude; atuação como monitora de ruas de recreio; desenvolvimento de ações de recreação no campus avançado da UFMG em Barreiras-BA pelo Projeto Rondon; atuação na organização de ruas de recreio em Betim e Caeté, na década de 1970; ingresso como professora do Centro Esportivo Universitário da UFMG; presença de professores militares na Escola de Educação Física; participação na colônia de férias na Escola de Educação Física do Exército quando ainda era estudante; trabalho com esportes no SESI de Betim; público atendido pelo SESI-Betim; relato de experiências no Projeto Rondon; relata algumas experiências profissionais que teve depois de sua aposentadoria; rotina de treinamento da época em que era atleta de natação; forte relação com o esporte desde a infância; presença da música nas atividades de recreação; destaca a importância de estudos históricos sobre as ruas de recreio; existência de preconceito com mulheres que praticavam handebol.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Ivany de Moura Bomfim - Áudio

Departamento / Setor de Trabalho: Departamento de Esportes

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef) localizado na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.
Entrevistador: Tarcísio Mauro Vago
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva e Aline Vieira Alves

  • Sumário

Doação do seu arquivo pessoal para o Cemef; origem familiar e infância; cita as escolas em que estudou; ingresso como contínuo no Banco da Lavoura; experiência jogando na equipe juvenil do Clube Atlético Mineiro; ingresso como aluno da Escola de Educação Física; fala sobre o Curso de Educação Física Infantil; predominância de mulheres entre as alunas da Escola de Educação Física; motivações para sua escolha pelo curso de Educação Física; forma de ingresso como aluno da Escola de Educação Física; perfil do curso e dos professores voltado para a parte prática da Educação Física; formação dos professores do curso de Educação Física; experiência como presidente do Diretório Acadêmico da Escola durante a ditadura militar; crise econômica da Escola de Educação Física na década de 1960; importância do movimento organizado pelo alunos para que a Escola não fechasse; encontro com o governador Magalhães Pinto; federalização da Escola de Educação Física; ingresso na UFMG como professor do Colégio Técnico (COLTEC); atuação como preparador físico do Clube Atlético Mineiro; experiência como jogador do time de futebol do Banco da Lavoura; atuação como professor de escolas estaduais em Caeté e Matozinhos; trabalho desenvolvido no COLTEC e seu envolvimento com o handebol; início do seu envolvimento com a ginástica olímpica; criação e desenvolvimento do Grupo de Ginástica (GRUGIN); ida para a Universidade de Colônia, na Alemanha, para estágio técnico; ida para a Alemanha para fazer o mestrado; trabalho desenvolvido na dissertação de mestrado; transferência do COLTEC para a Escola de Educação Física; atuação como chefe do Departamento de Esportes; contratação de professores estrangeiros para ofertar cursos na Escola; fala sobre sua eleição para direção da Escola de Educação Física; desafios enfrentados por sua gestão como diretor; convênio firmado com o DAAD; trabalho desenvolvido para implantação do mestrado na Escola de Educação Física; saída de professores da Escola para cursar a pós-graduação no exterior; segundo mandato como diretor da Escola; mudança de regime de trabalho dos professores das universidades federais e aposentadoria de muitos dos docentes; reforma curricular e criação do bacharelado e da licenciatura; criação do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; saída dos curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do prédio da Escola de Educação Física; dificuldades enfrentadas como diretor; envolvimento maior com a área administrativa em seu tempo como professor da Escola; fala sobre o que a Escola de Educação Física significa em sua vida; criação do Sistema Brasileiro de Documentação e Informação Desportiva (SIBRADID); mudança de perfil dos professores da Escola.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Ivany de Moura Bomfim - Transcrição

Departamento / Setor de Trabalho: Departamento de Esportes

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef) localizado na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.
Entrevistador: Tarcísio Mauro Vago
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva e Aline Vieira Alves
Transcrição: Aline Vieira Alves
Conferência de fidelidade: Fernanda Cristina dos Santos e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Doação do seu arquivo pessoal para o Cemef; origem familiar e infância; cita as escolas em que estudou; ingresso como contínuo no Banco da Lavoura; experiência jogando na equipe juvenil do Clube Atlético Mineiro; ingresso como aluno da Escola de Educação Física; fala sobre o Curso de Educação Física Infantil; predominância de mulheres entre as alunas da Escola de Educação Física; motivações para sua escolha pelo curso de Educação Física; forma de ingresso como aluno da Escola de Educação Física; perfil do curso e dos professores voltado para a parte prática da Educação Física; formação dos professores do curso de Educação Física; experiência como presidente do Diretório Acadêmico da Escola durante a ditadura militar; crise econômica da Escola de Educação Física na década de 1960; importância do movimento organizado pelo alunos para que a Escola não fechasse; encontro com o governador Magalhães Pinto; federalização da Escola de Educação Física; ingresso na UFMG como professor do Colégio Técnico (COLTEC); atuação como preparador físico do Clube Atlético Mineiro; experiência como jogador do time de futebol do Banco da Lavoura; atuação como professor de escolas estaduais em Caeté e Matozinhos; trabalho desenvolvido no COLTEC e seu envolvimento com o handebol; início do seu envolvimento com a ginástica olímpica; criação e desenvolvimento do Grupo de Ginástica (GRUGIN); ida para a Universidade de Colônia, na Alemanha, para estágio técnico; ida para a Alemanha para fazer o mestrado; trabalho desenvolvido na dissertação de mestrado; transferência do COLTEC para a Escola de Educação Física; atuação como chefe do Departamento de Esportes; contratação de professores estrangeiros para ofertar cursos na Escola; fala sobre sua eleição para direção da Escola de Educação Física; desafios enfrentados por sua gestão como diretor; convênio firmado com o DAAD; trabalho desenvolvido para implantação do mestrado na Escola de Educação Física; saída de professores da Escola para cursar a pós-graduação no exterior; segundo mandato como diretor da Escola; mudança de regime de trabalho dos professores das universidades federais e aposentadoria de muitos dos docentes; reforma curricular e criação do bacharelado e da licenciatura; criação do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; saída dos curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do prédio da Escola de Educação Física; dificuldades enfrentadas como diretor; envolvimento maior com a área administrativa em seu tempo como professor da Escola; fala sobre o que a Escola de Educação Física significa em sua vida; criação do Sistema Brasileiro de Documentação e Informação Desportiva (SIBRADID); mudança de perfil dos professores da Escola.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Ivany de Moura Bomfim - Vídeos

Departamento / Setor de Trabalho: Departamento de Esportes

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef) localizado na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.
Entrevistador: Tarcísio Mauro Vago
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva e Aline Vieira Alves

  • Sumário

Doação do seu arquivo pessoal para o Cemef; origem familiar e infância; cita as escolas em que estudou; ingresso como contínuo no Banco da Lavoura; experiência jogando na equipe juvenil do Clube Atlético Mineiro; ingresso como aluno da Escola de Educação Física; fala sobre o Curso de Educação Física Infantil; predominância de mulheres entre as alunas da Escola de Educação Física; motivações para sua escolha pelo curso de Educação Física; forma de ingresso como aluno da Escola de Educação Física; perfil do curso e dos professores voltado para a parte prática da Educação Física; formação dos professores do curso de Educação Física; experiência como presidente do Diretório Acadêmico da Escola durante a ditadura militar; crise econômica da Escola de Educação Física na década de 1960; importância do movimento organizado pelo alunos para que a Escola não fechasse; encontro com o governador Magalhães Pinto; federalização da Escola de Educação Física; ingresso na UFMG como professor do Colégio Técnico (COLTEC); atuação como preparador físico do Clube Atlético Mineiro; experiência como jogador do time de futebol do Banco da Lavoura; atuação como professor de escolas estaduais em Caeté e Matozinhos; trabalho desenvolvido no COLTEC e seu envolvimento com o handebol; início do seu envolvimento com a ginástica olímpica; criação e desenvolvimento do Grupo de Ginástica (GRUGIN); ida para a Universidade de Colônia, na Alemanha, para estágio técnico; ida para a Alemanha para fazer o mestrado; trabalho desenvolvido na dissertação de mestrado; transferência do COLTEC para a Escola de Educação Física; atuação como chefe do Departamento de Esportes; contratação de professores estrangeiros para ofertar cursos na Escola; fala sobre sua eleição para direção da Escola de Educação Física; desafios enfrentados por sua gestão como diretor; convênio firmado com o DAAD; trabalho desenvolvido para implantação do mestrado na Escola de Educação Física; saída de professores da Escola para cursar a pós-graduação no exterior; segundo mandato como diretor da Escola; mudança de regime de trabalho dos professores das universidades federais e aposentadoria de muitos dos docentes; reforma curricular e criação do bacharelado e da licenciatura; criação do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; saída dos curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do prédio da Escola de Educação Física; dificuldades enfrentadas como diretor; envolvimento maior com a área administrativa em seu tempo como professor da Escola; fala sobre o que a Escola de Educação Física significa em sua vida; criação do Sistema Brasileiro de Documentação e Informação Desportiva (SIBRADID); mudança de perfil dos professores da Escola.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Jorge Lucio Turci - Áudio

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistador: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; chegada como professor da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço para as aulas de Educação Física; separação das turmas por sexo; planejamento das aulas; colegas de Educação Física com quem trabalhou; experiência como diretor da Escola; conteúdo das aulas de Educação Física; avaliação dos estudantes; mudanças com a Escola Plural; alterações no perfil dos estudantes ao longo do tempo; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; eventos escolares (torneios, corrida rústica); cursos e formações; movimentos grevistas; realizações como professor.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Jorge Lucio Turci - Transcrição

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistador: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Transcrição: Júlio Saulo
Conferência fidelidade: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; chegada como professor da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço para as aulas de Educação Física; separação das turmas por sexo; planejamento das aulas; colegas de Educação Física com quem trabalhou; experiência como diretor da Escola; conteúdo das aulas de Educação Física; avaliação dos estudantes; mudanças com a Escola Plural; alterações no perfil dos estudantes ao longo do tempo; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; eventos escolares (torneios, corrida rústica); cursos e formações; movimentos grevistas; realizações como professor.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Jorge Lucio Turci - Vídeos

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistador: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; chegada como professor da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço para as aulas de Educação Física; separação das turmas por sexo; planejamento das aulas; colegas de Educação Física com quem trabalhou; experiência como diretor da Escola; conteúdo das aulas de Educação Física; avaliação dos estudantes; mudanças com a Escola Plural; alterações no perfil dos estudantes ao longo do tempo; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; eventos escolares (torneios, corrida rústica); cursos e formações; movimentos grevistas; realizações como professor.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Neusa Maria Maia Alves - Áudio

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santo

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais como professora; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; conteúdos trabalhados nas aulas; separação das turmas por sexo; trabalho como professora do Colégio Municipal Belo Horizonte; mudanças com a Escola Plural; chegada como professora da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas de Educação Física; organização e planejamento das aulas; desafios da docência; diferença de participação nas aulas entre meninos e meninas; avaliação dos estudantes; cursos e formações; eventos escolares (torneios, festivais de dança, quadrilhas); planejamento das aulas; rotina de trabalho; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; relação com estagiários em suas aulas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Neusa Maria Maia Alves - Transcrição

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santo
Transcrição: Júlio Saulo
Conferência de fidelidade: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais como professora; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; conteúdos trabalhados nas aulas; separação das turmas por sexo; trabalho como professora do Colégio Municipal Belo Horizonte; mudanças com a Escola Plural; chegada como professora da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas de Educação Física; organização e planejamento das aulas; desafios da docência; diferença de participação nas aulas entre meninos e meninas; avaliação dos estudantes; cursos e formações; eventos escolares (torneios, festivais de dança, quadrilhas); planejamento das aulas; rotina de trabalho; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; relação com estagiários em suas aulas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Neusa Maria Maia Alves - Vídeos

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santo

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais como professora; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; conteúdos trabalhados nas aulas; separação das turmas por sexo; trabalho como professora do Colégio Municipal Belo Horizonte; mudanças com a Escola Plural; chegada como professora da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas de Educação Física; organização e planejamento das aulas; desafios da docência; diferença de participação nas aulas entre meninos e meninas; avaliação dos estudantes; cursos e formações; eventos escolares (torneios, festivais de dança, quadrilhas); planejamento das aulas; rotina de trabalho; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; relação com estagiários em suas aulas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Gérson de Oliveira Vieira - Áudio

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; primeiras experiências profissionais; escolhas pela Educação Física; espaço físico para as aulas de Educação Física; trabalho desenvolvido com o vôlei; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; chegada como professor da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; separação das turmas por sexo; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas; planejamento das aulas; avaliação dos estudantes; desafios da docência; experiência na coordenação de turno; treinamento da equipe de vôlei; eventos escolares (show, corrida rústica); rotina na escola; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; participação no Projeto Rondon; desafios da docência.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Gérson de Oliveira Vieira - Transcrição

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Transcrição: Júlio Saulo
Conferência de fidelidade: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; primeiras experiências profissionais; escolhas pela Educação Física; espaço físico para as aulas de Educação Física; trabalho desenvolvido com o vôlei; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; chegada como professor da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; separação das turmas por sexo; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas; planejamento das aulas; avaliação dos estudantes; desafios da docência; experiência na coordenação de turno; treinamento da equipe de vôlei; eventos escolares (show, corrida rústica); rotina na escola; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; participação no Projeto Rondon; desafios da docência.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Gérson de Oliveira Vieira - Vídeos

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; primeiras experiências profissionais; escolhas pela Educação Física; espaço físico para as aulas de Educação Física; trabalho desenvolvido com o vôlei; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; chegada como professor da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; separação das turmas por sexo; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas; planejamento das aulas; avaliação dos estudantes; desafios da docência; experiência na coordenação de turno; treinamento da equipe de vôlei; eventos escolares (show, corrida rústica); rotina na escola; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; participação no Projeto Rondon; desafios da docência.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer