Showing 2 results

Archival description
Only top-level descriptions File
Print preview Hierarchy View:

Arquivos Institucionais

  • BR UFMG CEMEF 01
  • File

Os Arquivos Institucionais são compostos por documentos textuais, iconográficos, audiovisuais e objetos produzidos e acumulados pela Escola de Educação Física. Esses documentos foram recolhidos do chamado “Arquivo Morto”, do setor de audiovisual e de alguns gabinetes e laboratórios da EEFFTO, entre 2001 e 2012. Passaram por um processo de higienização e organização. Atualmente, os diferentes tipos documentais se encontram em fases distintas de organização e elaboração de instrumentos de pesquisa.
O acervo textual, composto por documentos administrativos, de ensino, de pesquisa e de extensão é dividido em dois fundos. O Fundo 1 reúne documentação produzida pela então Escola de Educação Física de Minas Gerais entre 1952 (anos da criação da Escola) e 1969 (ano em que a instituição foi federalizada). O Fundo 2 é constituído por documentos produzidos na instituição após sua incorporação à UFMG que vão de 1969 a 1980 (ano em que foram criados os cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na Escola, o que alterou a organização da instituição).
A coleção de objetos é composta por cerca de 347 itens pertencentes à EEFFTO/UFMG. Dentre os objetos da instituição, alguns foram encaminhados ao Cemef por funcionários ou recolhidos em um mutirão pelos professores e alunos no porão da própria Escola. Muitos estão patrimoniados e possuem número de tombo.
A coleção fílmica é composta por cerca de 355 filmes em películas e fitas magnéticas de áudio e vídeo, com registros de campeonatos e outros eventos relativos à dança, ao esporte e à recreação – nacionais e internacionais. Inclui também filmes didáticos em inglês e em alemão, utilizados na formação de professores na Escola de Educação Física nas décadas de 1960 e 1970.
A coleção iconográfica reúne 2.185 fotografias e também diapositivos, alguns quadros e cartazes.

Arquivos Pessoais de Professores

  • BR UFMG CEMEF 02
  • File

Desde 2002 o Cemef/UFMG se lançou ao desafio de recolher, preservar, organizar e tornar acessíveis os Arquivos Pessoais de Professores da EEFFTO, que se distinguem dos demais por terem sido doados por familiares de docentes já falecidos, por professores já aposentados ou, ainda, por aqueles que, em atividade, escolheram pessoalmente depositar seus acervos acumulados no Cemef/UFMG.