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Eu vou te contar uma história... Memórias de Esportes e Ruas de Recreio (1940-1970)

O projeto de pesquisa “Eu vou te contar uma história... Memórias de Esportes e Ruas de Recreio (1940-1970)” foi financiado pela Rede Cedes (Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer), da Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer (SNDEL), do Ministério do Esporte (ME), na Chamada Pública nº 01/2008. Sua vigência foi de junho de 2008 a outubro de 2009.
“Eu vou te contar uma história...” inaugurou a produção de documentos para a Coleção História Oral do Cemef e pretendia ampliar e qualificar as ações de recuperação da memória relativa aos esportes e às ruas de recreio em Minas Gerais. Essa pesquisa foi proposta como uma ação interdisciplinar na qual a história oral pudesse constituir-se como experiência investigativa e também como forma de qualificar a ação pedagógica e investigativa no tempo presente dos pesquisadores e estudantes envolvidos no projeto.
O estabelecimento dos eixos de pesquisa Peteca, Futebol de salão e Ruas de recreio se deu na percepção da existência de muitas lacunas na compreensão do desenvolvimento de tais práticas, que tiveram muita importância no cenário das práticas corporais do estado. No que se refere à peteca, destacamos o pioneirismo mineiro no processo de esportivização deste jogo, na década de 1940. Sua prática era realizada por remadores do Iate Golf Clube, hoje Iate Tênis Clube. Nessa época surgiu a primeira quadra de peteca, utilizando rede de vôlei em piso de cerâmica. Na década seguinte, os sócios do Iate passaram a frequentar o Minas Tênis Clube dando novo impulso ao desenvolvimento do esporte.
Quanto ao futebol de salão, perseguimos a hipótese de que a fundação da Associação Cristã de Moços (ACM) e de outros pequenos clubes sociais como o Quinze Veranistas e o Palmeiras nas décadas de 1940 e 1950 foram decisivos no enraizamento dessa modalidade de jogo que modifica importantes elementos de ordem técnica e também cultural, na prática do futebol na cidade.
O terceiro eixo temático estabelecido pelo projeto foi Ruas de recreio. Difundidas pelas cidades mineiras como atividades de cunho recreacionista e de organização dos divertimentos populares (1960/1970). Neste eixo temático, o interesse foi ampliar os debates sobre os projetos de educação do corpo veiculados nessas ações, bem como a relação estabelecida com as ruas, os bairros, as praças de esportes e os moradores da periferia de Belo Horizonte e de outras pequenas cidades.

Equipe de trabalho
Coordenadoras
Profa. Dra. Meily Assbú Linhales (DEF/EEFFTO/UFMG)
Profa. Dra. Maria Cristina Rosa (CEDUFOP/UFOP)

Pesquisadores vinculados
Prof. Ms. Joélcio Fernandes Pinto (PUC/MG)
Profa. MS. Kellen Nogueira Vilhena
Prof. Esp. Renato Machado dos Santos (Colégio Santo Agostinho)
Prof. João Carlos Fernandes

Bolsistas de Apoio Técnico
Ana Paula Rodrigues de Souza
Cássia Daniele Monteiro Dias Lima

Bolsistas de Iniciação Científica
Ana Paula Guimarães Almeida
Guilherme de Souza Lima Oliveira
Thales Coelho Machado
Bolsista Voluntário
Samuel Santos

As entrevistas abordam os temas peteca, ruas de recreio e futebol de salão.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Coleção História Oral: Memórias de Esportes e Ruas de Recreio (1940-1980)

O segundo projeto, intitulado “Coleção História Oral: Memórias de Esportes e Ruas de Recreio (1940-1980)” foi uma iniciativa de continuidade do desenvolvido em 2008-2009, “Eu vou te contar uma história... Memórias de Esportes e Ruas de Recreio 1940-1970)”. Seu objetivo principal foi ampliar e qualificar as ações de recuperação da memória relativa aos esportes e às ruas de recreio em Minas Gerais já iniciadas. Com a finalização da pesquisa anterior, ficou evidenciada a sua necessidade de continuidade, dada às novas possibilidades produção de fontes, tanto no que se refere a novos potenciais entrevistados, quanto às novas frentes de pesquisa que emergiram a partir dos primeiros contatos.
Desta forma, neste projeto foram realizadas entrevistas com outros personagens da história dos esportes, futebol de salão e peteca, e das ruas de recreio, alguns dos quais já foram indicados nas entrevistas realizadas anteriormente, e que apontam para uma importante contribuição para a compreensão dessas manifestações no estado. Em relação ao projeto anterior, foi incluído o eixo de pesquisa do handebol.

  • Equipe de trabalho
    Coordenação
    Prof. Dr. Tarcísio Mauro Vago (DEF/EEFFTO/UFMG)
    Profa. Ms. Kellen Nogueira Vilhena

Pesquisadores vinculados
Prof. Ms. Joélcio Fernandes Pinto (PUC/MG)
Prof. Ms. Renato Machado dos Santos (Colégio Santo Agostinho)
Prof. João Carlos Fernandes
Bolsista de Apoio Técnico

Cássia Daniele Monteiro Dias Lima

Bolsista de iniciação científica
Ana Paula Guimarães Almeida
Gabriela Villela Arantes
Lorena Viggiano Rocha da Silva

As entrevistas abordam os temas peteca, ruas de recreio, handebol e futebol de salão.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

História oral: produzindo fontes sobre a Escola de Educação Física da UFMG e os 50 anos de sua federalização

No ano de 2019 a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG completou 50 anos de sua federalização e incorporação à Universidade Federal de Minas Gerais. Criada em 1953 a partir da junção de duas instituições, a Escola de Educação Física de Minas Gerais (EEFMG) enfrentou desde o início da década de 1960 sérias dificuldades financeiras que causaram, em certos momentos, a paralisação de suas atividades. Embora houvesse promessa de melhorias e reformas no serviço administrativo e na infraestrutura de sua sede, a crise só se agravava. No dia 21 de outubro de 1969, após anos de articulações, foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto-Lei nº 997, que federalizou a Escola de Educação Física de Minas Gerais e a incorporou à UFMG.
Em meio às celebrações motivadas por essa efeméride, o Cemef propôs e desenvolveu o projeto de pesquisa e extensão “História oral: produzindo fontes sobre a Escola de Educação Física da UFMG e os 50 anos de sua federalização”. O projeto teve como objetivo realizar entrevistas sobre a história da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais, no período de 1969 a 2019. Parte central do projeto era dar visibilidade para as narrativas sobre o passado da Escola e sobre as alterações vivenciadas pela instituição e sua comunidade ao longo dos 50 anos de presença na Universidade.
A intenção, explicitada no projeto e também no texto lido durante a abertura de cada uma das entrevistas, era de que com o partilhamento de memórias e narrativas, a comunidade da EEFFTO conhecesse e valorizasse a Escola e sua história. O objetivo era valorizar as trajetórias de (ex) profissionais e (ex) alunos na constituição da instituição, refletir sobre a constituição da Escola e seus cursos e produzir conhecimentos que pudessem promover e fortalecer os laços da comunidade da instituição.
Foram realizadas nove entrevistas, que tentaram contemplar todos os departamentos da Escola e todos os segmentos da comunidade. Para envolver ainda mais sujeitos na construção do projeto, a equipe de trabalho optou por convidar entrevistados fora da equipe do projeto para condução dos diálogos. Os entrevistadores se reuniram com a equipe do projeto em que discutimos um manual do entrevistador enviado previamente. Neste, constavam orientações básicas sobre a metodologia da história oral e sobre como se portar durante uma entrevista. Os entrevistadores também foram envolvidos em todo o processo de elaboração dos roteiros de entrevistas e contribuíram significativamente para que os entrevistados se sentissem confortáveis durante as sessões. As entrevistas foram realizadas na sede do Cemef e contaram com um público total de aproximadamente 150 pessoas.
O envolvimento do público no projeto “História oral: produzindo fontes sobre a Escola de Educação Física da UFMG e os 50 anos de sua federalização” se fez desde a escolha dos entrevistados, com a presença de entrevistadores que não eram vinculados ao projeto, e com o evento da entrevista em si. A presença e participação do público foram centrais na execução do projeto.
O projeto foi financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPq), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Edital PRPq 08/2018. Vigência da pesquisa: março de 2019 a fevereiro de 2020.

  • Equipe de trabalho

Coordenação

Profa. Dra. Maria Cristina Rosa

Apoio Técnico
Iara Souto Ribeiro Silva

Bolsistas de extensão
Aline Vieira Alves
Carolina Rabaioli Gutierrez

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

O ensino de Educação Física nas escolas da cidade de Belo Horizonte: histórias, memórias, documentos (em andamento)

Com o intuito de fazer avançar investigações que se dedicaram ao mapeamento dos modelos pedagógicos, este projeto tem como propósito ampliar ações de pesquisa realizadas no Cemef com temas relativos à historiografia da Educação Física e da formação
de seus professores, direcionando esforços para a construção de uma história da Educação Física ensinada e aprendida em escolas da capital mineira.
Como um projeto que busca expansão futura, tomamos como ponto de partida duas escolas de ensino fundamental: o Centro Pedagógico da UFMG e a Escola Municipal Professor Pedro Guerra, que são investigadas em uma temporalidade demarcada entre as décadas de 1970 e 2010. Ao se propor a mapear e produzir fontes orais, identificar novos documentos e expandir o entendimento histórico da Educação Física, este estudo contribui para a compreensão da escolarização de tal componente curricular. O referencial teórico que fundamenta esse trabalho está ancorado nos estudos sobre memórias e narrativas, história
das instituições e disciplinas escolares e processos de escolarização.
A localização e produção de fontes sobre os processos educativos da Educação Física na capital mineira contribuirá para os estudos relativos às escolhas e apropriações dos professores diante de uma ampla produção de abordagens para o ensino da disciplina na
escola. Em decorrência desse esforço, busca-se o enfrentamento do desaparecimento do patrimônio das instituições escolares, contribuindo na localização de dados, superando determinadas limitações relativas ao acesso e à socialização dos mesmos. A pesquisa é também uma ação de recuperação da informação, com o intuito de torná-la acessível à comunidade acadêmica e um alerta para a necessidade de organização e preservação de registros do passado das escolas.
O projeto de pesquisa é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), por meio do edital universal 001/2022 e tem vigência de janeiro de 2023 a janeiro de 2025.

  • Equipe de trabalho

Coordenação
Meily Assbú Linhales

Pesquisadoras vinculadas
Giovanna Camila da Silva
Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

Bolsista de Apoio Técnico
Enrico Mencarelli

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer