Eixo: Ruas de Recreio.
Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência do entrevistado
Entrevistadores: Guilherme de S. L. Oliveira e Samuel Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Kellen Nogueira, João Carlos Fernandes, Guilherme de Souza Lima Oliveira e Samuel Santos.
Transcrição: Guilherme de S. L. Oliveira e Samuel Santos
Conferência de fidelidade: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima e Iara Souto Ribeiro Silva
Ingresso da Escola de Educação Física de Minas Gerais como professor a convite de Sylvio Raso; homenagem a Sylvio Raso como cidadão honorário de Belo Horizonte; a importância das Jornadas Internacionais de Educação Física; relata a realização de ruas de recreio simultâneas em 100 cidades de Minas Gerais, cita algumas: Uberaba, Sacramento, Araxá, Araguari, Uberlândia, Prata, fontes Claros, Monte Calvário, Patrocínio, Pará de Minas, Divinópolis, Pitangui, Abaeté, Pium-í, Bambuí, Lagoa da Prata, Itaúna; identificação de algumas fotografias de ruas de recreio no Parque Municipal e na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte; relata a realização de uma rua de recreio em Brasília antes da inauguração da cidade; descreve como eram feitas as solicitações de ruas de recreio para a Diretoria de Esportes de Minas Gerais; divisão entre atividades femininas e atividades masculinas nas ruas de recreio; iniciou seu trabalho nas ruas de recreio por um convite do Sylvio Raso; descreve como era feito o planejamento das ruas de recreio; cita lgumas das atividades desenvolvidas: banda de percussão, pequenos jogos, danças, brinquedos cantados, jogos com bastões, exercícios em plinto, judô, voleibol, jogos calmantes; atividades de recreação desenvolvidas pelo Conselho Municipal de Esportes; divulgação das ruas de recreio; participação na inauguração do Mineirão e do Maracanã; atuação como professor do Colégio Marconi e do CEFET-MG; atuação como goleiro do Fluminense; apresenta os livros que publicou: “Está chovendo, professor de Educação Física? Recreação em sala” e “Histórias pitorescas que me contaram”; descreve como era aplicado o teste de Cooper no CEFET-MG.