Tipo de entrevista: Temática Local da entrevista: Secretaria Estadual de Esportes e Juventude Entrevistadores: Kellen Nogueira Vilhena e João Fernandes Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Kellen Nogueira, João Carlos Fernandes, Guilherme de Souza Lima Oliveira e Samuel Santos.
Sumário
Atuação como monitora do Laboratório de Fisiologia do Exercício na época de sua graduação em Educação Física; ingresso na Diretoria de Esportes de Minas Gerais (DEMG), na década de 1970; existência de grande demanda por ações de lazer em Minas Gerais; atuação nas federações de natação, atletismo e basquete; apoio dado pela DEMG às federações; Programa Esporte para Todos desenvolvido na DEMG; organização do trabalho no interior da DEMG; atividades desenvolvidas nas ruas de lazer; parceria com o Projeto Manuelzão nas ruas de lazer na década de 2000; publicação da Revista Comunidade Esportiva, sobre ações de lazer; mudança de nome de rua de recreio para rua de lazer; organização das demandas oriundas dos municípios do interior; surgimento de publicações sobre lazer e sobre organização de ruas de lazer; Esporte para Todos serviu para maior institucionalização das ruas de lazer; realização de ruas de lazer em Belo Horizonte; perfil dos diretores da DEMG; parceria estabelecida com a UFMG; relato de algumas experiências em ruas de lazer; importância social das atividades de lazer; atuação do profissional da Educação Física nas atividades de esportes e lazer do estado; indicação de nomes de possíveis entrevistados.
Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer
Tipo de entrevista: Temática Local da entrevista: Secretaria Estadual de Esportes e Juventude Entrevistadores: Kellen Nogueira Vilhena e João Fernandes Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Kellen Nogueira, João Carlos Fernandes, Guilherme de Souza Lima Oliveira e Samuel Santos. Transcrição: Kellen Nogueira Vilhena e João Fernandes Conferência fidelidade: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima e Iara Souto Ribeiro Silva
Sumário
Atuação como monitora do Laboratório de Fisiologia do Exercício na época de sua graduação em Educação Física; ingresso na Diretoria de Esportes de Minas Gerais (DEMG), na década de 1970; existência de grande demanda por ações de lazer em Minas Gerais; atuação nas federações de natação, atletismo e basquete; apoio dado pela DEMG às federações; Programa Esporte para Todos desenvolvido na DEMG; organização do trabalho no interior da DEMG; atividades desenvolvidas nas ruas de lazer; parceria com o Projeto Manuelzão nas ruas de lazer na década de 2000; publicação da Revista Comunidade Esportiva, sobre ações de lazer; mudança de nome de rua de recreio para rua de lazer; organização das demandas oriundas dos municípios do interior; surgimento de publicações sobre lazer e sobre organização de ruas de lazer; Esporte para Todos serviu para maior institucionalização das ruas de lazer; realização de ruas de lazer em Belo Horizonte; perfil dos diretores da DEMG; parceria estabelecida com a UFMG; relato de algumas experiências em ruas de lazer; importância social das atividades de lazer; atuação do profissional da Educação Física nas atividades de esportes e lazer do estado; indicação de nomes de possíveis entrevistados.
Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer
Tipo de entrevista: Temática Local da entrevista: Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto Entrevistadores: Maria Cristina Rosa Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Kellen Nogueira, João Carlos Fernandes, Guilherme de Souza Lima Oliveira e Samuel Santos
Sumário
Curso de graduação em Educação Física em Volta Redonda; trabalho em Rondônia, na cidade de Ariquemes; governo Figueiredo; participou da fundação da Federação de Atletismo do Estado de Rondônia; trabalho no Departamento de Cultura, Esporte e Turismo na Prefeitura de Ariquemes-RO; Kennedy Cooper e o teste de Cooper; relembra a sua infância; cita a campanha do “Mexa-se” e sua relação com as ruas de lazer; atuação como monitor de ruas de lazer na época em que era estudante em Volta Redonda; relembra o auge da ditadura militar; participação em atividades do Programa Esporte Para Todos (EPT); Plano Nacional de Educação Física e Desportos; idealismo da atuação com ruas de lazer em Ariquemes; recordação da participação em ruas de lazer em sua infância, em Juiz de Fora; descrição da organização das ruas de recreio em circuito; trabalho desenvolvido na Coordenação de Lazer da Prefeitura de Ouro Preto; fala sobre a presença do professor de Educação Física como monitor; relato sobre a importância da participação da comunidade; predominância de atividades físicas; público atendido pelas ruas de lazer; Programa Esporte para Todos (EPT); SEED/MEC; DED;importância do EPT; cita alguns sujeitos que refletiram sobre as ruas de lazer; diferenciação entre a nomenclatura ruas de recreio e ruas de lazer; futebol de salão.
Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer
Tipo de entrevista: Temática Local da entrevista: Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto Entrevistadores: Maria Cristina Rosa Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Kellen Nogueira, João Carlos Fernandes, Guilherme de Souza Lima Oliveira e Samuel Santos Transcrição: Simone do Carmo Silva e Maria Cristina Rosa Conferência fidelidade: Maria Cristina Rosa e Iara Souto Ribeiro Silva
Sumário
Curso de graduação em Educação Física em Volta Redonda; trabalho em Rondônia, na cidade de Ariquemes; governo Figueiredo; participou da fundação da Federação de Atletismo do Estado de Rondônia; trabalho no Departamento de Cultura, Esporte e Turismo na Prefeitura de Ariquemes-RO; Kennedy Cooper e o teste de Cooper; relembra a sua infância; cita a campanha do “Mexa-se” e sua relação com as ruas de lazer; atuação como monitor de ruas de lazer na época em que era estudante em Volta Redonda; relembra o auge da ditadura militar; participação em atividades do Programa Esporte Para Todos (EPT); Plano Nacional de Educação Física e Desportos; idealismo da atuação com ruas de lazer em Ariquemes; recordação da participação em ruas de lazer em sua infância, em Juiz de Fora; descrição da organização das ruas de recreio em circuito; trabalho desenvolvido na Coordenação de Lazer da Prefeitura de Ouro Preto; fala sobre a presença do professor de Educação Física como monitor; relato sobre a importância da participação da comunidade; predominância de atividades físicas; público atendido pelas ruas de lazer; Programa Esporte para Todos (EPT); SEED/MEC; DED;importância do EPT; cita alguns sujeitos que refletiram sobre as ruas de lazer; diferenciação entre a nomenclatura ruas de recreio e ruas de lazer; futebol de salão.
Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer
Tipo de entrevista: Temática Local da entrevista: Residência da entrevistada Entrevistadores: João Carlos Fernandes e Lorena Viggiano Rocha da Silva
Sumário
Escolha pelo curso de Educação Física; experiência como nadadora do Minas Tênis Clube na juventude; atuação como monitora de ruas de recreio; desenvolvimento de ações de recreação no campus avançado da UFMG em Barreiras-BA pelo Projeto Rondon; atuação na organização de ruas de recreio em Betim e Caeté, na década de 1970; ingresso como professora do Centro Esportivo Universitário da UFMG; presença de professores militares na Escola de Educação Física; participação na colônia de férias na Escola de Educação Física do Exército quando ainda era estudante; trabalho com esportes no SESI de Betim; público atendido pelo SESI-Betim; relato de experiências no Projeto Rondon; relata algumas experiências profissionais que teve depois de sua aposentadoria; rotina de treinamento da época em que era atleta de natação; forte relação com o esporte desde a infância; presença da música nas atividades de recreação; destaca a importância de estudos históricos sobre as ruas de recreio; existência de preconceito com mulheres que praticavam handebol.
Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer
Tipo de entrevista: Temática Local da entrevista: Residência da entrevistada Entrevistadores: João Carlos Fernandes e Lorena Viggiano Rocha da Silva Transcrição: Lorena Viggiano Rocha da Silva Conferência fidelidade: Kellen Nogueira Villena e Iara Souto Ribeiro Silva
Sumário
Escolha pelo curso de Educação Física; experiência como nadadora do Minas Tênis Clube na juventude; atuação como monitora de ruas de recreio; desenvolvimento de ações de recreação no campus avançado da UFMG em Barreiras-BA pelo Projeto Rondon; atuação na organização de ruas de recreio em Betim e Caeté, na década de 1970; ingresso como professora do Centro Esportivo Universitário da UFMG; presença de professores militares na Escola de Educação Física; participação na colônia de férias na Escola de Educação Física do Exército quando ainda era estudante; trabalho com esportes no SESI de Betim; público atendido pelo SESI-Betim; relato de experiências no Projeto Rondon; relata algumas experiências profissionais que teve depois de sua aposentadoria; rotina de treinamento da época em que era atleta de natação; forte relação com o esporte desde a infância; presença da música nas atividades de recreação; destaca a importância de estudos históricos sobre as ruas de recreio; existência de preconceito com mulheres que praticavam handebol.
Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer
Departamento / Setor de Trabalho: Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino / Faculdade de Educação.
Ficha Técnica
Tipo de entrevista: Temática Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef), localizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entrevistador: Wemerson de Amorim Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva e Aline Vieira Alves
Sumário
Breve apresentação do entrevistador; breve currículo da entrevistada; origem do nome Eustáquia Salvadora; lembranças da infância; primeiras experiências profissionais como normalista; trabalho com recreação na EMATER; ingresso no Curso de Educação Física Infantil; criação da Escola de Educação Física de Minas Gerais; primeiros anos da Escola de Educação Física de Minas Gerais; crise financeira da EEF-MG; federalização da EEF-MG; primeiros cursos da EEF-MG; primeiros professores da EEF-MG: militares, médicos e Instituto de Educação; oposição entre professores militares e civis; perfil dos professores da EEF-MG; cursinho preparatório para o vestibular do curso de Educação Física; separação dos currículos masculino e feminino na época de sua graduação; professores da EEF-MG; diferenças entre o currículo masculino e o currículo feminino; perfil técnico do curso de Educação Física; atuação pública dos professores da EEF-MG; movimentações políticas para a criação de cursos de pós-graduação em Educação Física; professores da EEF que fizeram pós-graduação nos Estados Unidos; ingresso no mestrado na UFSM; doutorado na UNICAMP e aproximação dos estudos de gênero; movimento para a formação de professores de Didática e Prática de Ensino de Educação Física e curso coordenado pela SEED/MEC; currículo mínimo de Educação Física; mudanças na Escola de Educação Física com a federalização; obrigatoriedade de aulas de Educação Física para o ensino superior; ingresso como professora da Faculdade de Educação da UFMG; articulação e relação com os professores da Escola de Educação Física; importância de relacionar teoria e prática no ensino de Educação Física; experiências em projetos de extensão; experiência como professora do Curso de Especialização em Biomecânica; impactos da federalização em valores da EEF; Projeto Metropolitano; participação na formulação de propostas curriculares do estado; inserção de egressos do curso de Educação Física no Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG; criação do Bacharelado e Licenciatura em Educação Física; regulamentação da profissão e criação do Conselho de Educação Física; aproximação do campo dos estudos históricos no doutorado; leituras de Karl Marx; criação de cursos de pós-graduação na EEFFTO; participação em organização e realização de competições; mudanças no campos da Educação e da Educação Física; o que significou receber o título de professora emérita da UFMG; doação de seu arquivo pessoal para o Cemef; lugar da EEFFTO na sua vida; questões relativas aos estudos de gênero; fim da separação das turmas na educação básica por gênero nas aulas de Educação Física; relações com a Educação Física argentina na época de sua graduação; métodos utilizados nas aulas de Educação Física; influências de Jean Le Boulch; curso de Especialização em Biomecânica; o professor “rola bola” e como propor outras formas de ensino de Educação Física; convênios do MEC com universidades e professores alemães; lembranças sobre a Escola da época em que era estudantes de graduação; importância de projetos coletivos na universidade; tensões na área da Educação Física.
Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer
Departamento / Setor de Trabalho: Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino / Faculdade de Educação.
Ficha Técnica
Tipo de entrevista: Temática Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef), localizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entrevistador: Wemerson de Amorim Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva e Aline Vieira Alves Transcrição: Aline Vieira Alves Conferência de fidelidade: Maria Cristina Rosa
Sumário
Breve apresentação do entrevistador; breve currículo da entrevistada; origem do nome Eustáquia Salvadora; lembranças da infância; primeiras experiências profissionais como normalista; trabalho com recreação na EMATER; ingresso no Curso de Educação Física Infantil; criação da Escola de Educação Física de Minas Gerais; primeiros anos da Escola de Educação Física de Minas Gerais; crise financeira da EEF-MG; federalização da EEF-MG; primeiros cursos da EEF-MG; primeiros professores da EEF-MG: militares, médicos e Instituto de Educação; oposição entre professores militares e civis; perfil dos professores da EEF-MG; cursinho preparatório para o vestibular do curso de Educação Física; separação dos currículos masculino e feminino na época de sua graduação; professores da EEF-MG; diferenças entre o currículo masculino e o currículo feminino; perfil técnico do curso de Educação Física; atuação pública dos professores da EEF-MG; movimentações políticas para a criação de cursos de pós-graduação em Educação Física; professores da EEF que fizeram pós-graduação nos Estados Unidos; ingresso no mestrado na UFSM; doutorado na UNICAMP e aproximação dos estudos de gênero; movimento para a formação de professores de Didática e Prática de Ensino de Educação Física e curso coordenado pela SEED/MEC; currículo mínimo de Educação Física; mudanças na Escola de Educação Física com a federalização; obrigatoriedade de aulas de Educação Física para o ensino superior; ingresso como professora da Faculdade de Educação da UFMG; articulação e relação com os professores da Escola de Educação Física; importância de relacionar teoria e prática no ensino de Educação Física; experiências em projetos de extensão; experiência como professora do Curso de Especialização em Biomecânica; impactos da federalização em valores da EEF; Projeto Metropolitano; participação na formulação de propostas curriculares do estado; inserção de egressos do curso de Educação Física no Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG; criação do Bacharelado e Licenciatura em Educação Física; regulamentação da profissão e criação do Conselho de Educação Física; aproximação do campo dos estudos históricos no doutorado; leituras de Karl Marx; criação de cursos de pós-graduação na EEFFTO; participação em organização e realização de competições; mudanças no campos da Educação e da Educação Física; o que significou receber o título de professora emérita da UFMG; doação de seu arquivo pessoal para o Cemef; lugar da EEFFTO na sua vida; questões relativas aos estudos de gênero; fim da separação das turmas na educação básica por gênero nas aulas de Educação Física; relações com a Educação Física argentina na época de sua graduação; métodos utilizados nas aulas de Educação Física; influências de Jean Le Boulch; curso de Especialização em Biomecânica; o professor “rola bola” e como propor outras formas de ensino de Educação Física; convênios do MEC com universidades e professores alemães; lembranças sobre a Escola da época em que era estudantes de graduação; importância de projetos coletivos na universidade; tensões na área da Educação Física.
Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer
Departamento / Setor de Trabalho: Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino / Faculdade de Educação.
Ficha Técnica
Tipo de entrevista: Temática Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef), localizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entrevistador: Wemerson de Amorim Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva e Aline Vieira Alves
Sumário
Breve apresentação do entrevistador; breve currículo da entrevistada; origem do nome Eustáquia Salvadora; lembranças da infância; primeiras experiências profissionais como normalista; trabalho com recreação na EMATER; ingresso no Curso de Educação Física Infantil; criação da Escola de Educação Física de Minas Gerais; primeiros anos da Escola de Educação Física de Minas Gerais; crise financeira da EEF-MG; federalização da EEF-MG; primeiros cursos da EEF-MG; primeiros professores da EEF-MG: militares, médicos e Instituto de Educação; oposição entre professores militares e civis; perfil dos professores da EEF-MG; cursinho preparatório para o vestibular do curso de Educação Física; separação dos currículos masculino e feminino na época de sua graduação; professores da EEF-MG; diferenças entre o currículo masculino e o currículo feminino; perfil técnico do curso de Educação Física; atuação pública dos professores da EEF-MG; movimentações políticas para a criação de cursos de pós-graduação em Educação Física; professores da EEF que fizeram pós-graduação nos Estados Unidos; ingresso no mestrado na UFSM; doutorado na UNICAMP e aproximação dos estudos de gênero; movimento para a formação de professores de Didática e Prática de Ensino de Educação Física e curso coordenado pela SEED/MEC; currículo mínimo de Educação Física; mudanças na Escola de Educação Física com a federalização; obrigatoriedade de aulas de Educação Física para o ensino superior; ingresso como professora da Faculdade de Educação da UFMG; articulação e relação com os professores da Escola de Educação Física; importância de relacionar teoria e prática no ensino de Educação Física; experiências em projetos de extensão; experiência como professora do Curso de Especialização em Biomecânica; impactos da federalização em valores da EEF; Projeto Metropolitano; participação na formulação de propostas curriculares do estado; inserção de egressos do curso de Educação Física no Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG; criação do Bacharelado e Licenciatura em Educação Física; regulamentação da profissão e criação do Conselho de Educação Física; aproximação do campo dos estudos históricos no doutorado; leituras de Karl Marx; criação de cursos de pós-graduação na EEFFTO; participação em organização e realização de competições; mudanças no campos da Educação e da Educação Física; o que significou receber o título de professora emérita da UFMG; doação de seu arquivo pessoal para o Cemef; lugar da EEFFTO na sua vida; questões relativas aos estudos de gênero; fim da separação das turmas na educação básica por gênero nas aulas de Educação Física; relações com a Educação Física argentina na época de sua graduação; métodos utilizados nas aulas de Educação Física; influências de Jean Le Boulch; curso de Especialização em Biomecânica; o professor “rola bola” e como propor outras formas de ensino de Educação Física; convênios do MEC com universidades e professores alemães; lembranças sobre a Escola da época em que era estudantes de graduação; importância de projetos coletivos na universidade; tensões na área da Educação Física.
Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer