Mostrando 12 resultados

Descrição arquivística
vôlei
Visualizar impressão Hierarchy Visualizar:

3 resultados com objetos digitais Mostrar os resultados com objetos digitais

Gérson de Oliveira Vieira - Vídeos

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; primeiras experiências profissionais; escolhas pela Educação Física; espaço físico para as aulas de Educação Física; trabalho desenvolvido com o vôlei; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; chegada como professor da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; separação das turmas por sexo; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas; planejamento das aulas; avaliação dos estudantes; desafios da docência; experiência na coordenação de turno; treinamento da equipe de vôlei; eventos escolares (show, corrida rústica); rotina na escola; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; participação no Projeto Rondon; desafios da docência.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Gérson de Oliveira Vieira - Transcrição

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Transcrição: Júlio Saulo
Conferência de fidelidade: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; primeiras experiências profissionais; escolhas pela Educação Física; espaço físico para as aulas de Educação Física; trabalho desenvolvido com o vôlei; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; chegada como professor da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; separação das turmas por sexo; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas; planejamento das aulas; avaliação dos estudantes; desafios da docência; experiência na coordenação de turno; treinamento da equipe de vôlei; eventos escolares (show, corrida rústica); rotina na escola; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; participação no Projeto Rondon; desafios da docência.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Gérson de Oliveira Vieira - Áudio

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; primeiras experiências profissionais; escolhas pela Educação Física; espaço físico para as aulas de Educação Física; trabalho desenvolvido com o vôlei; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; chegada como professor da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; separação das turmas por sexo; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas; planejamento das aulas; avaliação dos estudantes; desafios da docência; experiência na coordenação de turno; treinamento da equipe de vôlei; eventos escolares (show, corrida rústica); rotina na escola; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; participação no Projeto Rondon; desafios da docência.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Neusa Maria Maia Alves - Vídeos

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santo

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais como professora; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; conteúdos trabalhados nas aulas; separação das turmas por sexo; trabalho como professora do Colégio Municipal Belo Horizonte; mudanças com a Escola Plural; chegada como professora da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas de Educação Física; organização e planejamento das aulas; desafios da docência; diferença de participação nas aulas entre meninos e meninas; avaliação dos estudantes; cursos e formações; eventos escolares (torneios, festivais de dança, quadrilhas); planejamento das aulas; rotina de trabalho; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; relação com estagiários em suas aulas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Neusa Maria Maia Alves - Transcrição

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santo
Transcrição: Júlio Saulo
Conferência de fidelidade: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais como professora; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; conteúdos trabalhados nas aulas; separação das turmas por sexo; trabalho como professora do Colégio Municipal Belo Horizonte; mudanças com a Escola Plural; chegada como professora da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas de Educação Física; organização e planejamento das aulas; desafios da docência; diferença de participação nas aulas entre meninos e meninas; avaliação dos estudantes; cursos e formações; eventos escolares (torneios, festivais de dança, quadrilhas); planejamento das aulas; rotina de trabalho; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; relação com estagiários em suas aulas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Neusa Maria Maia Alves - Áudio

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santo

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais como professora; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; conteúdos trabalhados nas aulas; separação das turmas por sexo; trabalho como professora do Colégio Municipal Belo Horizonte; mudanças com a Escola Plural; chegada como professora da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas de Educação Física; organização e planejamento das aulas; desafios da docência; diferença de participação nas aulas entre meninos e meninas; avaliação dos estudantes; cursos e formações; eventos escolares (torneios, festivais de dança, quadrilhas); planejamento das aulas; rotina de trabalho; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; relação com estagiários em suas aulas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Ricardo Guimarães Ferreira - Transcrição

Eixo temático “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Transcrição: Júlio Saulo
Conferência de fidelidade: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Escolha profissional pela Educação Física; envolvimento com atividades esportivas na infância; experiências profissionais; concurso para ingresso como professor na Prefeitura de Belo Horizonte; escolha pela Escola Municipal Professor Pedro Guerra para atuação profissional; materiais das aulas de Educação Física; grupo de colegas do Pedro Guerra; organização do trabalho na escola; participação dos estudantes nas aulas; trabalho e projetos com Xadrez; participação em torneios de Xadrez; Escola de Esportes do Pedro Guerra; participação feminina nas aulas de Educação Física; desafios atuais nas aulas de Educação Física; avaliação nas aulas; eventos organizados na escola; atuação como vice-diretor; projeto do Museu dos Brinquedos e desenvolvimentos de jogos e brincadeiras com os estudantes; decisão por compor chapa para a direção da Escola; trabalho com o IDEB da Escola; envelhecimento do professor; rotina de trabalho; percepção da Educação Física por outros professores; cursos e formações.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Ricardo Guimarães Ferreira - Vídeos

Eixo temático “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Escolha profissional pela Educação Física; envolvimento com atividades esportivas na infância; experiências profissionais; concurso para ingresso como professor na Prefeitura de Belo Horizonte; escolha pela Escola Municipal Professor Pedro Guerra para atuação profissional; materiais das aulas de Educação Física; grupo de colegas do Pedro Guerra; organização do trabalho na escola; participação dos estudantes nas aulas; trabalho e projetos com Xadrez; participação em torneios de Xadrez; Escola de Esportes do Pedro Guerra; participação feminina nas aulas de Educação Física; desafios atuais nas aulas de Educação Física; avaliação nas aulas; eventos organizados na escola; atuação como vice-diretor; projeto do Museu dos Brinquedos e desenvolvimentos de jogos e brincadeiras com os estudantes; decisão por compor chapa para a direção da Escola; trabalho com o IDEB da Escola; envelhecimento do professor; rotina de trabalho; percepção da Educação Física por outros professores; cursos e formações.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Ricardo César

Eixo: Peteca

  • Sumário

Início da prática da peteca em Belo Horizonte entre os remadores do Iate Golf Club; relato sobre a relação entre os remadores do Iate Clube e a peteca; Enéas Nóbrega de Assis Fonseca, pai do entrevistado, como precursor da peteca; cita as primeiras pessoas a jogar; frequentadores do Iate; lembranças sobre como era a peteca e como eram as primeiras quadras; importância social da prática esportiva; fabricação de petecas por Tote; rompimento da barragem da Pampulha na década de 1950; petequeiros do Iate passam a praticar peteca no Minas Tênis Clube; difusão da peteca; peteca como uma prática de lazer; criação da Federação Mineira da Peteca e padronização das regras; relato de como começou a jogar peteca; relação de Enéas Nóbrega de Assis Fonseca com a peteca; relação da peteca com outros esportes; sociabilidade existente em torno da peteca; participação em campeonatos; presença de quadras de petecas em empreendimentos imobiliários; reflexões sobre o ser petequeiro; importância da peteca em sua vida; cita os clubes de Belo Horizonte que frequentou.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Vera Lúcia Beaumord Gomes

Eixo: Peteca.

  • Sumário

Primeiro contato com a peteca em 1971, no Quinze Veranistas; participação em torneios; cita nomes de jogadoras de peteca; relata uma partida que disputou no Clube do Cruzeiro que durou 3h 30min; lembra de Copa Itaú que foi campeã; cita alguns torneios que disputou; fala que seus filhos foram criados dentro do esporte; comentário sobre como era a peteca quando começou a jogar; lembranças sobre torneios disputados no Campo do Lazer; importância da peteca em sua vida; importância da prática do esporte para crianças e jovens; experiência como jogadora de vôlei do Mackenzie na juventude.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Udmar Michelleti Dias

Eixo: Peteca

  • Sumário

Introdução do futebol de salão no Brasil por meio da Associação Cristã de Moços (ACM), que trouxe a modalidade do Uruguai; envolvimento com o esporte desde a infância por influência de seu pai, Outorgantino Magalhães Dias (Tote);afirma que a peteca começou a ser praticada no Iate Tênis Clube levada pelos remadores da Pampulha pertencentes a (FUME) Federação Universitária Mineira de Esportes;com o rompimento da barragem da Pampulha, a peteca passa a ser praticada no Minas Tênis Clube e no Country Clube; fala da publicação de livros que contam a história da peteca; início do envolvimento de seu pai com a peteca; começou a jogar peteca com os amigos em 1978; fala sobre como seu pai iniciou o negócio de fabricação de peteca; cita os fabricantes de peteca; regras da peteca; cita nomes de alguns jogadores de destaque; criação da Federação Mineira de Peteca; alterações nas regras da peteca e mudança na dinâmica do jogo; diferencia a prática esportiva da peteca da prática de lazer; Campo do Lazer como o grande palco da peteca em Belo Horizonte; importância dos torneios para estimular os jovens a jogarem peteca; atuação do seu pai para o reconhecimento da peteca como esporte; peteca como um prática familiar; importância da peteca em sua vida.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Inimá Rodrigues de Souza

Eixo: Peteca

  • Sumário

Início da sua atuação como dirigente da Federação Mineira de Peteca (FEMPE); peteca como um esporte muito praticado em Minas Gerais; critérios de disputa do Campeonato Mineiro de Peteca e as mudanças que fez quando assumiu a gestão da FEMPE; primeiros contatos com a peteca; Parque Municipal de Belo Horizonte como local de prática de peteca; contribuição do Campo do Lazer para o desenvolvimento da peteca; Campo do Lazer como local democrático para a prática esportiva; relembra os nomes das primeiras pessoas com quem jogou peteca; relata que a Associação Cristã de Moços (ACM) era muito frequentada por jogadores de peteca; envolvimento com a introdução da peteca no Labareda; afirma que a peteca como esporte nasceu em Belo Horizonte; relata que foi atraído para a prática da peteca por conta de sua capacidade de aglutinar pessoas; expansão da peteca fez com que os clubes tivessem que atender a essa demanda construindo quadras de peteca; padronização das regras da peteca pela FEMPE; modificações nas regras; presença de mulheres jogando peteca; importância da peteca na sua vida; realização de Campeonato Brasileiro de Peteca no Paraná; atuação na criação da Confederação Brasileira de Peteca; prática de peteca na França.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer