Jaraguá Country Clube

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Jaraguá Country Clube

Termos equivalentes

Jaraguá Country Clube

Termos associados

Jaraguá Country Clube

8 Descrição arquivística resultados para Jaraguá Country Clube

Somente resultados diretamente relacionados

Leonardo José Jeber - Transcrição

Eixo temático: “Fontes para a história da Educação Física no Centro Pedagógico da UFMG: sujeitos, saberes e práticas como elementos do processo educativo (1972-1997)”, pesquisa desenvolvida por Giovanna Camila da Silva e registrada no Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) do Centro Pedagógico da UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Entrevista feita virtualmente, pelo software Zoom
Entrevistadora: Giovanna Camila da Silva
Pesquisa e elaboração do roteiro: Giovanna Camila da Silva
Transcrição: Enrico Mencarelli
Conferência fidelidade: Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Escolha em ser professor de Educação Física; lembranças da infância; práticas esportivas na juventude; curso técnico em Educação Física; experiência de participação no Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física; envolvimento com o movimento estudantil; experiências durante a graduação; participação no Projeto Metropolitano; primeira experiência de docência no estado; ensino de Educação Física do 3º Grau no CEU/UFMG; ingresso na prefeitura de Belo Horizonte como professor; Curso de Especialização em Treinamento Esportivo; participação no 1º Congresso Nacional de Educação Física; participação em congressos de Educação Física; atuação como professor de Educação Física do 3º grau na UFOP; ingresso no mestrado; ingresso no Centro Pedagógico (CP); experiência como diretor do Centro Pedagógico; aproximação da psicologia corporal; formação como terapeuta em análise bioenergética; ensino da disciplina “Corpo, movimento e energia” na graduação; concurso para o Centro Pedagógico; candidatura a diretor do CP; criação do Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD); estereótipo do professor de Educação Física; abordagens e conflitos do ensino de Educação Física no CP na década de 1990; duração e frequência das aulas de Educação Física; relação dos estudantes com as aulas de Educação Física; colocação de grades no entorno do CP; dificuldades e desafios da docência; espaços em que eram realizadas as aulas de Educação Física nos anos 1990; identificação de algumas fotografias; euniões do Setor de Educação Física; organização dos conteúdos nas aulas de Educação Física; experiência como docente da disciplina Prática de Ensino da Educação Física na FaE/UFMG.

Leonardo José Jeber - Áudio

Eixo temático: “Fontes para a história da Educação Física no Centro Pedagógico da UFMG: sujeitos, saberes e práticas como elementos do processo educativo (1972-1997)”, pesquisa desenvolvida por Giovanna Camila da Silva e registrada no Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) do Centro Pedagógico da UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Entrevista feita virtualmente, pelo software Zoom
Entrevistadora: Giovanna Camila da Silva
Pesquisa e elaboração do roteiro: Giovanna Camila da Silva

  • Sumário

Escolha em ser professor de Educação Física; lembranças da infância; práticas esportivas na juventude; curso técnico em Educação Física; experiência de participação no Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física; envolvimento com o movimento estudantil; experiências durante a graduação; participação no Projeto Metropolitano; primeira experiência de docência no estado; ensino de Educação Física do 3º Grau no CEU/UFMG; ingresso na prefeitura de Belo Horizonte como professor; Curso de Especialização em Treinamento Esportivo; participação no 1º Congresso Nacional de Educação Física; participação em congressos de Educação Física; atuação como professor de Educação Física do 3º grau na UFOP; ingresso no mestrado; ingresso no Centro Pedagógico (CP); experiência como diretor do Centro Pedagógico; aproximação da psicologia corporal; formação como terapeuta em análise bioenergética; ensino da disciplina “Corpo, movimento e energia” na graduação; concurso para o Centro Pedagógico; candidatura a diretor do CP; criação do Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD); estereótipo do professor de Educação Física; abordagens e conflitos do ensino de Educação Física no CP na década de 1990; duração e frequência das aulas de Educação Física; relação dos estudantes com as aulas de Educação Física; colocação de grades no entorno do CP; dificuldades e desafios da docência; espaços em que eram realizadas as aulas de Educação Física nos anos 1990; identificação de algumas fotografias; euniões do Setor de Educação Física; organização dos conteúdos nas aulas de Educação Física; experiência como docente da disciplina Prática de Ensino da Educação Física na FaE/UFMG.

Aparício Ribeiro

Eixo: Peteca

  • Sumário

Comentários sobre a profissão de dentista e o problema auditivo que esta lhe acarretou; envolvimento dos filhos e da esposa na fábrica de petecas Bonfim; ida a Chapecó, na Sadia, para negociar compra de penas de peru para a fabricação de petecas; breve relato sobre trajetória de vida; início do trabalho na Mannesmann, em 1963; conhece a peteca através de um cliente; jogou peteca no extinto clube Samarcam do América; relato sobre o início da produção de petecas; processo de industrialização na fabricação de petecas; breve comentário sobre o “livreto” de peteca escrito por Aparício; relato sobre Fabricação de peteca; breve relato sobre seu cotidiano como dentista; venda de petecas e patrocínios de campeonatos; início da exportação das petecas Bonfim; reflexão sobre importância da peteca para Aparício; confecção de redes; envolvimento com a peteca.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Ricardo César

Eixo: Peteca

  • Sumário

Início da prática da peteca em Belo Horizonte entre os remadores do Iate Golf Club; relato sobre a relação entre os remadores do Iate Clube e a peteca; Enéas Nóbrega de Assis Fonseca, pai do entrevistado, como precursor da peteca; cita as primeiras pessoas a jogar; frequentadores do Iate; lembranças sobre como era a peteca e como eram as primeiras quadras; importância social da prática esportiva; fabricação de petecas por Tote; rompimento da barragem da Pampulha na década de 1950; petequeiros do Iate passam a praticar peteca no Minas Tênis Clube; difusão da peteca; peteca como uma prática de lazer; criação da Federação Mineira da Peteca e padronização das regras; relato de como começou a jogar peteca; relação de Enéas Nóbrega de Assis Fonseca com a peteca; relação da peteca com outros esportes; sociabilidade existente em torno da peteca; participação em campeonatos; presença de quadras de petecas em empreendimentos imobiliários; reflexões sobre o ser petequeiro; importância da peteca em sua vida; cita os clubes de Belo Horizonte que frequentou.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Marluce Monteiro Horta; Milton Henrique Bento Faria - Transcrição

Eixo: Peteca

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Casa dos entrevistados
Entrevistadores: Renato Machado dos Santos e Ana Paula Guimarães Almeida
Transcrição: Ana Paula Guimarães Almeida
Conferência fidelidade: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Peteca vista como brinquedo por alguns críticos; Milton fala sobre sua atuação profissional como professor de português do Colégio Militar; primeiros contatos de Milton com a peteca no Jaraguá; reunião realizada para estabelecer as regras da peteca;fundação da Federação Mineira de Peteca; atuação de Milton em prol da difusão da peteca junto à FECEMG; citam nomes de alguns praticantes de peteca do Minas Tênis Clube; demonstração de peteca no Jaraguá; Marluce fala sobre seus primeiros contatos com a peteca; atuação de Marluce como professora de português do Colégio Municipal Belo Horizonte e do Colégio Marconi; prática de voleibol de Milton na época em que estava na academia militar; movimentações feitas para a oficialização da peteca como esporte junto ao Conselho Nacional de Desportos (CND); introduziram a prática da peteca na Colônia de Férias do SESC, em Bertioga; viagens feitas para divulgação da modalidade; Milton fala da importância da peteca em sua vida; amizades feitas por conta da prática da peteca; Marluce fala da importância da peteca em sua vida; amizade estabelecida entre os petequeiros do Clube Campestre.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Marluce Monteiro Horta; Milton Henrique Bento Faria - Áudio

Eixo: Peteca

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Casa dos entrevistados
Entrevistadores: Renato Machado dos Santos e Ana Paula Guimarães Almeida

  • Sumário

Peteca vista como brinquedo por alguns críticos; Milton fala sobre sua atuação profissional como professor de português do Colégio Militar; primeiros contatos de Milton com a peteca no Jaraguá; reunião realizada para estabelecer as regras da peteca;fundação da Federação Mineira de Peteca; atuação de Milton em prol da difusão da peteca junto à FECEMG; citam nomes de alguns praticantes de peteca do Minas Tênis Clube; demonstração de peteca no Jaraguá; Marluce fala sobre seus primeiros contatos com a peteca; atuação de Marluce como professora de português do Colégio Municipal Belo Horizonte e do Colégio Marconi; prática de voleibol de Milton na época em que estava na academia militar; movimentações feitas para a oficialização da peteca como esporte junto ao Conselho Nacional de Desportos (CND); introduziram a prática da peteca na Colônia de Férias do SESC, em Bertioga; viagens feitas para divulgação da modalidade; Milton fala da importância da peteca em sua vida; amizades feitas por conta da prática da peteca; Marluce fala da importância da peteca em sua vida; amizade estabelecida entre os petequeiros do Clube Campestre.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Vera Lúcia Beaumord Gomes

Eixo: Peteca.

  • Sumário

Primeiro contato com a peteca em 1971, no Quinze Veranistas; participação em torneios; cita nomes de jogadoras de peteca; relata uma partida que disputou no Clube do Cruzeiro que durou 3h 30min; lembra de Copa Itaú que foi campeã; cita alguns torneios que disputou; fala que seus filhos foram criados dentro do esporte; comentário sobre como era a peteca quando começou a jogar; lembranças sobre torneios disputados no Campo do Lazer; importância da peteca em sua vida; importância da prática do esporte para crianças e jovens; experiência como jogadora de vôlei do Mackenzie na juventude.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Inimá Rodrigues de Souza

Eixo: Peteca

  • Sumário

Início da sua atuação como dirigente da Federação Mineira de Peteca (FEMPE); peteca como um esporte muito praticado em Minas Gerais; critérios de disputa do Campeonato Mineiro de Peteca e as mudanças que fez quando assumiu a gestão da FEMPE; primeiros contatos com a peteca; Parque Municipal de Belo Horizonte como local de prática de peteca; contribuição do Campo do Lazer para o desenvolvimento da peteca; Campo do Lazer como local democrático para a prática esportiva; relembra os nomes das primeiras pessoas com quem jogou peteca; relata que a Associação Cristã de Moços (ACM) era muito frequentada por jogadores de peteca; envolvimento com a introdução da peteca no Labareda; afirma que a peteca como esporte nasceu em Belo Horizonte; relata que foi atraído para a prática da peteca por conta de sua capacidade de aglutinar pessoas; expansão da peteca fez com que os clubes tivessem que atender a essa demanda construindo quadras de peteca; padronização das regras da peteca pela FEMPE; modificações nas regras; presença de mulheres jogando peteca; importância da peteca na sua vida; realização de Campeonato Brasileiro de Peteca no Paraná; atuação na criação da Confederação Brasileira de Peteca; prática de peteca na França.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer