Juscelino Kubitscheck de Oliveira

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Eustáquia Salvadora de Sousa - Vídeos

Departamento / Setor de Trabalho: Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino / Faculdade de Educação.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef), localizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Entrevistador: Wemerson de Amorim
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva e Aline Vieira Alves

  • Sumário

Breve apresentação do entrevistador; breve currículo da entrevistada; origem do nome Eustáquia Salvadora; lembranças da infância; primeiras experiências profissionais como normalista; trabalho com recreação na EMATER; ingresso no Curso de Educação Física Infantil; criação da Escola de Educação Física de Minas Gerais; primeiros anos da Escola de Educação Física de Minas Gerais; crise financeira da EEF-MG; federalização da EEF-MG; primeiros cursos da EEF-MG; primeiros professores da EEF-MG: militares, médicos e Instituto de Educação; oposição entre professores militares e civis; perfil dos professores da EEF-MG; cursinho preparatório para o vestibular do curso de Educação Física; separação dos currículos masculino e feminino na época de sua graduação; professores da EEF-MG; diferenças entre o currículo masculino e o currículo feminino; perfil técnico do curso de Educação Física; atuação pública dos professores da EEF-MG; movimentações políticas para a criação de cursos de pós-graduação em Educação Física; professores da EEF que fizeram pós-graduação nos Estados Unidos; ingresso no mestrado na UFSM; doutorado na UNICAMP e aproximação dos estudos de gênero; movimento para a formação de professores de Didática e Prática de Ensino de Educação Física e curso coordenado pela SEED/MEC; currículo mínimo de Educação Física; mudanças na Escola de Educação Física com a federalização; obrigatoriedade de aulas de Educação Física para o ensino superior; ingresso como professora da Faculdade de Educação da UFMG; articulação e relação com os professores da Escola de Educação Física; importância de relacionar teoria e prática no ensino de Educação Física; experiências em projetos de extensão; experiência como professora do Curso de Especialização em Biomecânica; impactos da federalização em valores da EEF; Projeto Metropolitano; participação na formulação de propostas curriculares do estado; inserção de egressos do curso de Educação Física no Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG; criação do Bacharelado e Licenciatura em Educação Física; regulamentação da profissão e criação do Conselho de Educação Física; aproximação do campo dos estudos históricos no doutorado; leituras de Karl Marx; criação de cursos de pós-graduação na EEFFTO; participação em organização e realização de competições; mudanças no campos da Educação e da Educação Física; o que significou receber o título de professora emérita da UFMG; doação de seu arquivo pessoal para o Cemef; lugar da EEFFTO na sua vida; questões relativas aos estudos de gênero; fim da separação das turmas na educação básica por gênero nas aulas de Educação Física; relações com a Educação Física argentina na época de sua graduação; métodos utilizados nas aulas de Educação Física; influências de Jean Le Boulch; curso de Especialização em Biomecânica; o professor “rola bola” e como propor outras formas de ensino de Educação Física; convênios do MEC com universidades e professores alemães; lembranças sobre a Escola da época em que era estudantes de graduação; importância de projetos coletivos na universidade; tensões na área da Educação Física.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Eustáquia Salvadora de Sousa - Transcrição

Departamento / Setor de Trabalho: Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino / Faculdade de Educação.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef), localizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Entrevistador: Wemerson de Amorim
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva e Aline Vieira Alves
Transcrição: Aline Vieira Alves
Conferência de fidelidade: Maria Cristina Rosa

  • Sumário

Breve apresentação do entrevistador; breve currículo da entrevistada; origem do nome Eustáquia Salvadora; lembranças da infância; primeiras experiências profissionais como normalista; trabalho com recreação na EMATER; ingresso no Curso de Educação Física Infantil; criação da Escola de Educação Física de Minas Gerais; primeiros anos da Escola de Educação Física de Minas Gerais; crise financeira da EEF-MG; federalização da EEF-MG; primeiros cursos da EEF-MG; primeiros professores da EEF-MG: militares, médicos e Instituto de Educação; oposição entre professores militares e civis; perfil dos professores da EEF-MG; cursinho preparatório para o vestibular do curso de Educação Física; separação dos currículos masculino e feminino na época de sua graduação; professores da EEF-MG; diferenças entre o currículo masculino e o currículo feminino; perfil técnico do curso de Educação Física; atuação pública dos professores da EEF-MG; movimentações políticas para a criação de cursos de pós-graduação em Educação Física; professores da EEF que fizeram pós-graduação nos Estados Unidos; ingresso no mestrado na UFSM; doutorado na UNICAMP e aproximação dos estudos de gênero; movimento para a formação de professores de Didática e Prática de Ensino de Educação Física e curso coordenado pela SEED/MEC; currículo mínimo de Educação Física; mudanças na Escola de Educação Física com a federalização; obrigatoriedade de aulas de Educação Física para o ensino superior; ingresso como professora da Faculdade de Educação da UFMG; articulação e relação com os professores da Escola de Educação Física; importância de relacionar teoria e prática no ensino de Educação Física; experiências em projetos de extensão; experiência como professora do Curso de Especialização em Biomecânica; impactos da federalização em valores da EEF; Projeto Metropolitano; participação na formulação de propostas curriculares do estado; inserção de egressos do curso de Educação Física no Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG; criação do Bacharelado e Licenciatura em Educação Física; regulamentação da profissão e criação do Conselho de Educação Física; aproximação do campo dos estudos históricos no doutorado; leituras de Karl Marx; criação de cursos de pós-graduação na EEFFTO; participação em organização e realização de competições; mudanças no campos da Educação e da Educação Física; o que significou receber o título de professora emérita da UFMG; doação de seu arquivo pessoal para o Cemef; lugar da EEFFTO na sua vida; questões relativas aos estudos de gênero; fim da separação das turmas na educação básica por gênero nas aulas de Educação Física; relações com a Educação Física argentina na época de sua graduação; métodos utilizados nas aulas de Educação Física; influências de Jean Le Boulch; curso de Especialização em Biomecânica; o professor “rola bola” e como propor outras formas de ensino de Educação Física; convênios do MEC com universidades e professores alemães; lembranças sobre a Escola da época em que era estudantes de graduação; importância de projetos coletivos na universidade; tensões na área da Educação Física.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Eustáquia Salvadora de Sousa - Áudio

Departamento / Setor de Trabalho: Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino / Faculdade de Educação.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef), localizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Entrevistador: Wemerson de Amorim
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva e Aline Vieira Alves

  • Sumário

Breve apresentação do entrevistador; breve currículo da entrevistada; origem do nome Eustáquia Salvadora; lembranças da infância; primeiras experiências profissionais como normalista; trabalho com recreação na EMATER; ingresso no Curso de Educação Física Infantil; criação da Escola de Educação Física de Minas Gerais; primeiros anos da Escola de Educação Física de Minas Gerais; crise financeira da EEF-MG; federalização da EEF-MG; primeiros cursos da EEF-MG; primeiros professores da EEF-MG: militares, médicos e Instituto de Educação; oposição entre professores militares e civis; perfil dos professores da EEF-MG; cursinho preparatório para o vestibular do curso de Educação Física; separação dos currículos masculino e feminino na época de sua graduação; professores da EEF-MG; diferenças entre o currículo masculino e o currículo feminino; perfil técnico do curso de Educação Física; atuação pública dos professores da EEF-MG; movimentações políticas para a criação de cursos de pós-graduação em Educação Física; professores da EEF que fizeram pós-graduação nos Estados Unidos; ingresso no mestrado na UFSM; doutorado na UNICAMP e aproximação dos estudos de gênero; movimento para a formação de professores de Didática e Prática de Ensino de Educação Física e curso coordenado pela SEED/MEC; currículo mínimo de Educação Física; mudanças na Escola de Educação Física com a federalização; obrigatoriedade de aulas de Educação Física para o ensino superior; ingresso como professora da Faculdade de Educação da UFMG; articulação e relação com os professores da Escola de Educação Física; importância de relacionar teoria e prática no ensino de Educação Física; experiências em projetos de extensão; experiência como professora do Curso de Especialização em Biomecânica; impactos da federalização em valores da EEF; Projeto Metropolitano; participação na formulação de propostas curriculares do estado; inserção de egressos do curso de Educação Física no Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG; criação do Bacharelado e Licenciatura em Educação Física; regulamentação da profissão e criação do Conselho de Educação Física; aproximação do campo dos estudos históricos no doutorado; leituras de Karl Marx; criação de cursos de pós-graduação na EEFFTO; participação em organização e realização de competições; mudanças no campos da Educação e da Educação Física; o que significou receber o título de professora emérita da UFMG; doação de seu arquivo pessoal para o Cemef; lugar da EEFFTO na sua vida; questões relativas aos estudos de gênero; fim da separação das turmas na educação básica por gênero nas aulas de Educação Física; relações com a Educação Física argentina na época de sua graduação; métodos utilizados nas aulas de Educação Física; influências de Jean Le Boulch; curso de Especialização em Biomecânica; o professor “rola bola” e como propor outras formas de ensino de Educação Física; convênios do MEC com universidades e professores alemães; lembranças sobre a Escola da época em que era estudantes de graduação; importância de projetos coletivos na universidade; tensões na área da Educação Física.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

José Rodrigues Bicalho - Transcrição

Eixo: Ruas de Recreio

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência do entrevistado
Entrevistadores: João Carlos Fernandes, Kellen Nogueira Vilhena e Lorena Viggiano Rocha da Silva
Pesquisa e elaboração do roteiro: Kellen Nogueira Vilhena, Lorena Viggiano Rocha da Silva e João Carlos Fernandes
Transcrição: Lorena Viggiano Rocha da Silva
Conferência fidelidade: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Trabalho como técnico agrícola da Secretaria de Agricultura; ingresso como aluno da primeira turma da Escola de Educação Física de Minas Gerais; lembranças sobre a fundação da Escola de Educação Física; início do trabalho na Diretoria de Esportes de Minas Gerais (DEMG); atuação profissional em São João Del Rey; relata que formou equipes de natação, basquete e voleibol pela Diretoria de Esportes; trabalho no SESI como recreador; ruas de recreio; locais de realização de ruas de recreio quando atuava no SESI; relato de um acidente que aconteceu quando viajava para a organização de uma rua de recreio; realizações de corridas de bicicleta promovidas pelo SESI; escolha dos locais das ruas de recreio; atividades realizadas nas ruas de recreio; cita alguns dos organizadores das ruas de recreio; reflexão sobre os impactos da ditadura militar nas ruas de recreio; apresentações artísticas nas ruas de recreio; lembranças sobre a Escola de Educação Física; reflexões sobre os termos: rua de lazer e rua de recreio; indicações para novas entrevistas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

José Rodrigues Bicalho - Áudio

Eixo: Ruas de Recreio

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência do entrevistado
Entrevistadores: João Carlos Fernandes, Kellen Nogueira Vilhena e Lorena Viggiano Rocha da Silva
Pesquisa e elaboração do roteiro: Kellen Nogueira Vilhena, Lorena Viggiano Rocha da Silva e João Carlos Fernandes

  • Sumário

Trabalho como técnico agrícola da Secretaria de Agricultura; ingresso como aluno da primeira turma da Escola de Educação Física de Minas Gerais; lembranças sobre a fundação da Escola de Educação Física; início do trabalho na Diretoria de Esportes de Minas Gerais (DEMG); atuação profissional em São João Del Rey; relata que formou equipes de natação, basquete e voleibol pela Diretoria de Esportes; trabalho no SESI como recreador; ruas de recreio; locais de realização de ruas de recreio quando atuava no SESI; relato de um acidente que aconteceu quando viajava para a organização de uma rua de recreio; realizações de corridas de bicicleta promovidas pelo SESI; escolha dos locais das ruas de recreio; atividades realizadas nas ruas de recreio; cita alguns dos organizadores das ruas de recreio; reflexão sobre os impactos da ditadura militar nas ruas de recreio; apresentações artísticas nas ruas de recreio; lembranças sobre a Escola de Educação Física; reflexões sobre os termos: rua de lazer e rua de recreio; indicações para novas entrevistas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Miguel Auad, Mauro Reis e Fuad Assad Elian Awad

Eixo: Futebol de Salão

  • Sumário

Primeiros contatos de Mauro Reis e Miguel Aun com o futebol de salão; dificuldades para conseguir recursos para viagem para o Rio de Janeiro para a disputa de um torneio; foram campeões do primeiro campeonato da Federação Mineira de Futebol de Salão em 1956; citam alguns clubes participantes da competição; inspiração no time de Londres para a escolha do nome do Arsenal; uniforme do Arsenal e a escolha das cores; ida de um grupo de jogadores do Sírio para o Arsenal; relembram como eram algumas das quadras de Belo Horizonte; Mauro Reis relata sai experiência como jogador de futebol do Atlético e do Cruzeiro; Mauro Reis fala de seu primeiro contato com o futebol de salão na ACM; Fuad Awad relembra seus primeiros contatos com o futebol de salão; lembranças de alguns campos de várzea de Belo Horizonte; origens do futebol de salão; papel da ACM na divulgação do futebol de salão; regras da modalidade e suas mudanças; diferenças das regras entre as “peladas” disputadas e as partidas realizadas em torneios; lembranças de uma viagem para o Rio de Janeiro; citam alguns times e jogadores; mudanças na bola e nos tênis; torneio vencido em São Paulo, ganhando do Palmeiras; prestígio em torno dos jogadores de futebol de salão; rivalidade entre os times; falam sobre as posições em que jogavam e suas características de jogo; nível social dos praticantes de futebol de salão; saída do Mauro Reis do Arsenal para o Minas Tênis Clube; relato de viagem para João Monlevade; torneio Minas-São Paulo; importância do futebol de salão em suas vidas; lembranças sobre o jogo Inglaterra x Estados Unidos, da Copa do Mundo de 1950, disputado no Independência; apoio dado por seus pais para a prática do futebol de salão; Mauro Reis fala sobre sua ida para o Minas; nível social dos praticantes de futebol de salão do presente.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

NIlton Amantea

Eixo: Peteca

  • Sumário

Associação ao Iate Golf Clube em 1943, por intermédio de alguns remadores da Lagoa da Pampulha; cita Cícero Vidal como técnico de peteca da época; envolvimento com o remo; fala como era a peteca quando começou a jogar; fábrica de petecas Petote; iniciação no esporte através das olimpíadas e das regatas universitárias; relata como foi seu primeiro contato com a peteca; peteca vista como uma prática feminina; jogou futebol de salão no Minas Tênis Clube e no Iate; rompimento da barragem da Pampulha, em 1954; fala de alguns clubes em que jogou peteca: Libanês, Cruzeiro, Quinze Veranistas, Minas Tênis Clube, Iate, Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Pampulha Iate Clube (PIC); relata um jogo de peteca que ocorreu no CPOR; relato de partida disputada na AMAN; bicampeonato da Copa Itaú; relata a sua amizade com Juscelino Kubitscheck; apostas feitas em torno das partidas de peteca; fala sobre seu parceiro de peteca, Antonio Starling (Tonhão); relembra sua equipe de remo do Iate; presença de mulheres como praticantes de peteca; falam sobre o envolvimento de Henrique Bertholino com a peteca e os torneios disputados em sua quadra; torneio de peteca disputado no Grande Hotel de Araxá; relato de alguns conflitos familiares por conta de seu envolvimento com a peteca; relações com a peteca e os diferentes torneios em Belo Horizonte; relata algumas partidas em duplas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer