Mackenzie Esporte Clube

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Mackenzie Esporte Clube

Termos equivalentes

Mackenzie Esporte Clube

Termos associados

Mackenzie Esporte Clube

21 Descrição arquivística resultados para Mackenzie Esporte Clube

21 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Inimá Rodrigues de Souza

Eixo: Peteca

  • Sumário

Início da sua atuação como dirigente da Federação Mineira de Peteca (FEMPE); peteca como um esporte muito praticado em Minas Gerais; critérios de disputa do Campeonato Mineiro de Peteca e as mudanças que fez quando assumiu a gestão da FEMPE; primeiros contatos com a peteca; Parque Municipal de Belo Horizonte como local de prática de peteca; contribuição do Campo do Lazer para o desenvolvimento da peteca; Campo do Lazer como local democrático para a prática esportiva; relembra os nomes das primeiras pessoas com quem jogou peteca; relata que a Associação Cristã de Moços (ACM) era muito frequentada por jogadores de peteca; envolvimento com a introdução da peteca no Labareda; afirma que a peteca como esporte nasceu em Belo Horizonte; relata que foi atraído para a prática da peteca por conta de sua capacidade de aglutinar pessoas; expansão da peteca fez com que os clubes tivessem que atender a essa demanda construindo quadras de peteca; padronização das regras da peteca pela FEMPE; modificações nas regras; presença de mulheres jogando peteca; importância da peteca na sua vida; realização de Campeonato Brasileiro de Peteca no Paraná; atuação na criação da Confederação Brasileira de Peteca; prática de peteca na França.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Vera Lúcia Beaumord Gomes

Eixo: Peteca.

  • Sumário

Primeiro contato com a peteca em 1971, no Quinze Veranistas; participação em torneios; cita nomes de jogadoras de peteca; relata uma partida que disputou no Clube do Cruzeiro que durou 3h 30min; lembra de Copa Itaú que foi campeã; cita alguns torneios que disputou; fala que seus filhos foram criados dentro do esporte; comentário sobre como era a peteca quando começou a jogar; lembranças sobre torneios disputados no Campo do Lazer; importância da peteca em sua vida; importância da prática do esporte para crianças e jovens; experiência como jogadora de vôlei do Mackenzie na juventude.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Miguel Auad, Mauro Reis e Fuad Assad Elian Awad

Eixo: Futebol de Salão

  • Sumário

Primeiros contatos de Mauro Reis e Miguel Aun com o futebol de salão; dificuldades para conseguir recursos para viagem para o Rio de Janeiro para a disputa de um torneio; foram campeões do primeiro campeonato da Federação Mineira de Futebol de Salão em 1956; citam alguns clubes participantes da competição; inspiração no time de Londres para a escolha do nome do Arsenal; uniforme do Arsenal e a escolha das cores; ida de um grupo de jogadores do Sírio para o Arsenal; relembram como eram algumas das quadras de Belo Horizonte; Mauro Reis relata sai experiência como jogador de futebol do Atlético e do Cruzeiro; Mauro Reis fala de seu primeiro contato com o futebol de salão na ACM; Fuad Awad relembra seus primeiros contatos com o futebol de salão; lembranças de alguns campos de várzea de Belo Horizonte; origens do futebol de salão; papel da ACM na divulgação do futebol de salão; regras da modalidade e suas mudanças; diferenças das regras entre as “peladas” disputadas e as partidas realizadas em torneios; lembranças de uma viagem para o Rio de Janeiro; citam alguns times e jogadores; mudanças na bola e nos tênis; torneio vencido em São Paulo, ganhando do Palmeiras; prestígio em torno dos jogadores de futebol de salão; rivalidade entre os times; falam sobre as posições em que jogavam e suas características de jogo; nível social dos praticantes de futebol de salão; saída do Mauro Reis do Arsenal para o Minas Tênis Clube; relato de viagem para João Monlevade; torneio Minas-São Paulo; importância do futebol de salão em suas vidas; lembranças sobre o jogo Inglaterra x Estados Unidos, da Copa do Mundo de 1950, disputado no Independência; apoio dado por seus pais para a prática do futebol de salão; Mauro Reis fala sobre sua ida para o Minas; nível social dos praticantes de futebol de salão do presente.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Emerson Nunes

Eixo: Futebol de Salão.

  • Sumário

Relata o primeiro torneio de futebol de salão em Belo Horizonte na Associação Cristã de Moços (ACM); afirma que o professor Odilon Barbosa (Barbosinha) trouxe o futebol para a sua vida; atuação como jogador do Olympico Clube; fundação da Federação Mineira de Futebol de Salão; atuação como técnico do Olympico; campeonatos disputados; relembra resultados de partidas que disputou pelo Olympico; informa que o futebol de salão aparece por volta de 1955, 1956 em Belo Horizonte; cita o Barbosinha como entusiasta do futebol de salão; a bola de futebol de salão; jogou futebol no América por volta de 1947; sua atuação como treinador; atuação como técnico da Seleção Mineira de Futebol de Salão; pentacampeonato do Olympico; partidas com clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo; identifica algumas pessoas em algumas fotografias suas; relações entre o futebol de campo e o futebol de salão; cobertura feita pelos jornais sobre futebol de salão; relação entre o desaparecimento dos campos de várzea da cidade e o crecimento do futebol de salão; cita nomes de jogadores da época: Mauro Reis, José Luís Azevedo, Tarcísio Moura Henrique, Alisson Costa, José Diniz, Marcos Madeira, Félix Moutinho; clubes que disputavam o campeonato mineiro: Arsenal, Maracai, Minas Tênis Clube, Orion, Olympico, Sete de Setembro, Banco do Brasil; diferenças do futebol de salão praticado nas décadas de 1950, 1960 e o futsal de hoje; esquema tático do Olympico; modificações das regras no esporte; Confederação Brasileira de Futebol de Salão; rivalidades entre os clubes; torcida do Olympico; realização da “Festa da Bola” para arrecadar recursos para o time de futebol de salão do Olympico.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Paulo Sergio de Oliveira (Robusto) - Áudio

Eixo: Handebol

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistadores: Gabriela Arantes

  • Sumário

Primeiros contatos com o handebol na Escola Estadual Sagrada Família; ingresso como goleiro da equipe de handebol do SESC e posteriormente do Ginástico; atuação como árbitro; importância do handebol em sua vida; início da prática do handebol em Belo Horizonte; criação da Federação Mineira de Handebol; Minas Gerais como hegemonia do handebol brasileiro; locais onde os jogos eram realizados; cita algumas competições; clubes que tinham equipes de handebol; prática do handebol no interior de Minas Gerais; importância dos Jogos do Interior de Minas (JIMI’s) para difusão da modalidade no interior do estado.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Paulo Sergio de Oliveira (Robusto) - Transcrição

Eixo: Handebol

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistadores: Gabriela Arantes
Transcrição: Gabriela Arantes
Conferência fidelidade: Gabriela Arantes e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Primeiros contatos com o handebol na Escola Estadual Sagrada Família; ingresso como goleiro da equipe de handebol do SESC e posteriormente do Ginástico; atuação como árbitro; importância do handebol em sua vida; início da prática do handebol em Belo Horizonte; criação da Federação Mineira de Handebol; Minas Gerais como hegemonia do handebol brasileiro; locais onde os jogos eram realizados; cita algumas competições; clubes que tinham equipes de handebol; prática do handebol no interior de Minas Gerais; importância dos Jogos do Interior de Minas (JIMI’s) para difusão da modalidade no interior do estado.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Ivany de Moura Bomfim - Áudio

Eixo: Handebol

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistadores: Gabriela Villela Arantes
Pesquisa e elaboração do roteiro: Gabriela Arantes

  • Sumário

Ingresso na Escola de Educação Física de Minas Gerais como aluno; experiências profissionais como professor de Educação Física no interior de Minas Gerais; primeiras aproximações como handebol e parceria com Lincoln Raso; competições e campeonatos como o Jogos escolares e outros; atuação como técnico de handebol do Ginástico e do Mackenzie; importância do handebol em sua vida; professores que atuavam no handebol; efetivação do handebol no currículo da Escola de Educação Física; primeiras manifestações e desenvolvimento do handebol em Minas Gerais; preconceito com meninos que praticavam handebol; traduções de táticas e informações sobre handebol de obras alemãs e francesas; primeiros Clubes e escolas a montarem equipes; primeira participação da equipe mineira em um campeonato; viagens feitas para a divulgação do handebol; estudos e traduções sobre handebol; primeiras competições e títulos; Campeonato Brasileiro adulto; o papel fundamental das escolas para o desenvolvimento do handebol; preconceitos sofridos por meninos e meninas que praticavam o handebol; intercâmbio com São Paulo, Argentina e equipes alemãs; atuação como dirigente da Federação Mineira de Handebol; participação de cidades do interior de Minas Gerais na prática da modalidade; clubes em que haviam equipes de handebol nas décadas de 1960 a 1980; considerações sobre suas expectativas para o handebol atual.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Ivany de Moura Bomfim - Transcrição

Eixo: Handebol

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistadores: Gabriela Villela Arantes
Pesquisa e elaboração do roteiro: Gabriela Arantes
Transcrição: Gabriela Arantes
Conferência fidelidade: Gabriela Arantes e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Ingresso na Escola de Educação Física de Minas Gerais como aluno; experiências profissionais como professor de Educação Física no interior de Minas Gerais; primeiras aproximações como handebol e parceria com Lincoln Raso; competições e campeonatos como o Jogos escolares e outros; atuação como técnico de handebol do Ginástico e do Mackenzie; importância do handebol em sua vida; professores que atuavam no handebol; efetivação do handebol no currículo da Escola de Educação Física; primeiras manifestações e desenvolvimento do handebol em Minas Gerais; preconceito com meninos que praticavam handebol; traduções de táticas e informações sobre handebol de obras alemãs e francesas; primeiros Clubes e escolas a montarem equipes; primeira participação da equipe mineira em um campeonato; viagens feitas para a divulgação do handebol; estudos e traduções sobre handebol; primeiras competições e títulos; Campeonato Brasileiro adulto; o papel fundamental das escolas para o desenvolvimento do handebol; preconceitos sofridos por meninos e meninas que praticavam o handebol; intercâmbio com São Paulo, Argentina e equipes alemãs; atuação como dirigente da Federação Mineira de Handebol; participação de cidades do interior de Minas Gerais na prática da modalidade; clubes em que haviam equipes de handebol nas décadas de 1960 a 1980; considerações sobre suas expectativas para o handebol atual.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Mauro Reis - Áudio

Eixo: Ruas de Recreio

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência do entrevistado
Entrevistadores: Gabriela Arantes, Alessandro e Joélcio Fernandes.
Pesquisa e elaboração do roteiro: Gabriela Arantes, Alessandro e Joélcio Fernandes

  • Sumário

Primeiro contato com o futebol de salão; vinda de Uberaba para Belo Horizonte, na infância; aulas de Educação Física no Colégio Estadual Central; grupo de amigos que se reunia para jogar futebol; criação do clube de futebol de salão Arsenal; torneio de futebol de salão patrocinado pelo jornal “O Diário” em 1955; mudanças das regras;Antônio João Miguel, primeiro técnico do Arsenal; organização do Arsenal e atuação de Miguel Auad como dirigente; cita alguns clubes que disputavam campeonatos; cita os jogadores do Arsenal; relato sobre uma viajem que o time do Arsenal fez ao Rio de Janeiro; comentário sobre a rivalidade entre os clubes; critérios para um jogador se destacar; nomes de jogadores que se destacaram; razões que o levaram a parar de jogar futebol de salão; passagem pelo Minas Tênis Clube; atuação de Antônio Carlos Campos Amaral (Cacique) como treinador do Minas Tênis Clube; prestígio social dos jogadores de futebol de salão; fala sobre como o futebol de salão era visto pela diretoria do Minas Tênis Clube; contusão que o levou a deixar o Arsenal; identificação de fotografia do acervo pessoal do entrevistado; como conheceu os jogadores; experiência como jogador de futebol da equipe juvenil do Atlético; fala de alguns campos de futebol que existiam em Belo Horizonte; as boas lembranças do futebol de salão; importância de resgatar a história do futebol de salão; a ligação da escola com o esporte; relato das aulas de Educação Física; histórias de sua família; clubes de Belo Horizonte e sua relação com o esporte.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Mauro Reis - Transcrição

Eixo: Ruas de Recreio

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência do entrevistado
Entrevistadores: Gabriela Arantes, Alessandro e Joélcio Fernandes.
Pesquisa e elaboração do roteiro: Gabriela Arantes, Alessandro e Joélcio Fernandes
Transcrição: Gabriela Arantes
Conferência fidelidade: Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Primeiro contato com o futebol de salão; vinda de Uberaba para Belo Horizonte, na infância; aulas de Educação Física no Colégio Estadual Central; grupo de amigos que se reunia para jogar futebol; criação do clube de futebol de salão Arsenal; torneio de futebol de salão patrocinado pelo jornal “O Diário” em 1955; mudanças das regras;Antônio João Miguel, primeiro técnico do Arsenal; organização do Arsenal e atuação de Miguel Auad como dirigente; cita alguns clubes que disputavam campeonatos; cita os jogadores do Arsenal; relato sobre uma viajem que o time do Arsenal fez ao Rio de Janeiro; comentário sobre a rivalidade entre os clubes; critérios para um jogador se destacar; nomes de jogadores que se destacaram; razões que o levaram a parar de jogar futebol de salão; passagem pelo Minas Tênis Clube; atuação de Antônio Carlos Campos Amaral (Cacique) como treinador do Minas Tênis Clube; prestígio social dos jogadores de futebol de salão; fala sobre como o futebol de salão era visto pela diretoria do Minas Tênis Clube; contusão que o levou a deixar o Arsenal; identificação de fotografia do acervo pessoal do entrevistado; como conheceu os jogadores; experiência como jogador de futebol da equipe juvenil do Atlético; fala de alguns campos de futebol que existiam em Belo Horizonte; as boas lembranças do futebol de salão; importância de resgatar a história do futebol de salão; a ligação da escola com o esporte; relato das aulas de Educação Física; histórias de sua família; clubes de Belo Horizonte e sua relação com o esporte.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Francisco Viotti

Eixo: Peteca

  • Sumário

Presença de quadras de peteca nos prédios como marketing das construtoras de Belo Horizonte; relata como começou a jogar peteca, em 1975, na praia; relata que jogou voleibol no Minas Tênis Clube; história do Clube Quinze Veranistas; relação entre o desenvolvimento de Belo Horizonte e a expansão da peteca; fatores que favoreceram a difusão da peteca; nível social dos praticantes da modalidade; sociabilidade em torno da peteca; mudanças nas regras; trajetória como jogador de voleibol e basquetebol do Minas; sede esportiva do Quinze Veranistas no Prado; relato de uma viagem à Espanha em que encontrou praticantes de peteca.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Ricardo César

Eixo: Peteca

  • Sumário

Início da prática da peteca em Belo Horizonte entre os remadores do Iate Golf Club; relato sobre a relação entre os remadores do Iate Clube e a peteca; Enéas Nóbrega de Assis Fonseca, pai do entrevistado, como precursor da peteca; cita as primeiras pessoas a jogar; frequentadores do Iate; lembranças sobre como era a peteca e como eram as primeiras quadras; importância social da prática esportiva; fabricação de petecas por Tote; rompimento da barragem da Pampulha na década de 1950; petequeiros do Iate passam a praticar peteca no Minas Tênis Clube; difusão da peteca; peteca como uma prática de lazer; criação da Federação Mineira da Peteca e padronização das regras; relato de como começou a jogar peteca; relação de Enéas Nóbrega de Assis Fonseca com a peteca; relação da peteca com outros esportes; sociabilidade existente em torno da peteca; participação em campeonatos; presença de quadras de petecas em empreendimentos imobiliários; reflexões sobre o ser petequeiro; importância da peteca em sua vida; cita os clubes de Belo Horizonte que frequentou.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Hugo Pedercini - Áudio

Eixo: Futebol de Salão

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência do entrevistado
Entrevistadores: Gabriela Arantes
Pesquisa e elaboração do roteiro: Gabriela Arantes e Joélcio Fernandes

  • Sumário

Trajetória de vida; primeiro contato com o futebol de salão no Minas Tênis Clube; ingresso como jogador do Banco do Brasil e depois do Minas Tênis Clube; identificação de sujeitos em fotografias do acervo do entrevistado; cita alguns clubes de Belo Horizonte nas décadas de 1950-1960: Atlético Mineiro, Cruzeiro, América, Minas Tênis Clube, Mackenzie, Iate, Maracai, Sentapua, Parauna; jogadores do primeiro time que participou no Banco do Brasil e também do Minas Tênis Clube; campeonato mineiro de futebol de salão; quadras em Belo Horizonte; comentário sobre a relação das mulheres com o futebol de salão; treinadores do Banco do Brasil e do Minas Tênis Clube; relato sobre a chegada do esporte a Belo Horizonte; comentário sobre as regras do futebol de salão; experiência com o futebol de campo como jogador do juvenil do América; reflexões sobre a importância do futebol de salão em sua vida; cita alguns bons jogadores da época; relato sobre a arbitragem; relato de uma viagem a São Paulo como jogador do América; identificação de sujeitos, de campeonatos realizados e de clubes em fotografias do acervo do entrevistado; organização de um torneio de futebol de salão pelo jornal “O Diário”; relata como eram os treinamentos; organização da Federação de Futebol de Salão; descrição de um jogo acontecido no Minas Tênis Clube; rivalidade entre o Minas Tênis Clube e o Olympico; recomendações para novas entrevistas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Hugo Pedercini - Transcrição

Eixo: Futebol de Salão

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência do entrevistado
Entrevistadores: Gabriela Arantes
Pesquisa e elaboração do roteiro: Gabriela Arantes e Joélcio Fernandes
Transcrição: Gabriela Arantes
Conferência fidelidade: Gabriela Arantes e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Trajetória de vida; primeiro contato com o futebol de salão no Minas Tênis Clube; ingresso como jogador do Banco do Brasil e depois do Minas Tênis Clube; identificação de sujeitos em fotografias do acervo do entrevistado; cita alguns clubes de Belo Horizonte nas décadas de 1950-1960: Atlético Mineiro, Cruzeiro, América, Minas Tênis Clube, Mackenzie, Iate, Maracai, Sentapua, Parauna; jogadores do primeiro time que participou no Banco do Brasil e também do Minas Tênis Clube; campeonato mineiro de futebol de salão; quadras em Belo Horizonte; comentário sobre a relação das mulheres com o futebol de salão; treinadores do Banco do Brasil e do Minas Tênis Clube; relato sobre a chegada do esporte a Belo Horizonte; comentário sobre as regras do futebol de salão; experiência com o futebol de campo como jogador do juvenil do América; reflexões sobre a importância do futebol de salão em sua vida; cita alguns bons jogadores da época; relato sobre a arbitragem; relato de uma viagem a São Paulo como jogador do América; identificação de sujeitos, de campeonatos realizados e de clubes em fotografias do acervo do entrevistado; organização de um torneio de futebol de salão pelo jornal “O Diário”; relata como eram os treinamentos; organização da Federação de Futebol de Salão; descrição de um jogo acontecido no Minas Tênis Clube; rivalidade entre o Minas Tênis Clube e o Olympico; recomendações para novas entrevistas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Afonso Celso Raso

Eixo: Ruas de Recreio

  • Sumário

Trajetória de vida no esporte e no América (natação, futebol, voleibol, basquete e futebol de salão); primórdios do futebol de salão em Belo Horizonte; curiosidades das regras antigas do futebol de salão; criação da Confederação Brasileira de Futebol de Salão; torneios universitários (1955-1957); apoio da Diretoria de Esportes ao futebol de salão; cita jogadores importantes (1955-1957); organização das federações (1945); Torneio no Paraguai (1964-1965); clubes e jogadores de destaque (1950-1960); relações entre futebol de salão e futebol de campo; rivalidade entre América e Arsenal; relato sobre os jogos marcantes (1950-1960); importância do futebol de salão em sua vida; relato sobre sua atuação como técnico da seleção mineira; a prática esportiva feminina; futebol de salão e a família; atuação como cronista desportivo nos jornais O Diário, jornal O Correio do Dia e Jornal de Minas; leitura de recortes de jornais (1950-1980); construção e inauguração do Mineirinho; comentário sobre algumas recortes de jornais e fotos antigas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Hélcio Nunan Macedo - Áudio

Departamento / Setor de Trabalho: Secretaria e Seção de Ensino.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef), localizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Entrevistadora: Meily Assbú Linhales
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Breve apresentação do entrevistado; local de nascimento; relação com professores da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional; início da prática esportiva no Minas Tênis Clube; ingresso na Escola de Educação Física como funcionário; atividades desenvolvidas na Escola; locais das aulas do curso de Educação Física na década de 1950; construção da sede da EEF-MG na Gameleira; perfil dos estudantes do curso de Educação Física; Praças de Esportes; federalização da EEF-MG e mudanças salariais e nas rotinas de trabalho; inauguração do prédio da EEF no Campus Pampulha; relação entre funcionários e professores; separação entre turmas femininas e masculinas no curso de Educação Física; criação dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; tensões entre os professores do curso de Educação Física e os dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; decisão pela aposentadora; atuação na Confederação Brasileira de Voleibol; relação com treinadores e jogadores na Confederação Brasileira de Voleibol; trabalho no Centro de Desenvolvimento de Voleibol – Saquarema com os atletas de seleção; vida após a aposentadoria.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Hélcio Nunan Macedo - Transcrição

Departamento / Setor de Trabalho: Secretaria e Seção de Ensino.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef), localizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Entrevistadora: Meily Assbú Linhales
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva
Transcrição: Carolina Rabaiolli Gutierrez
Conferência de fidelidade: Maria Cristina Rosa

  • Sumário

Breve apresentação do entrevistado; local de nascimento; relação com professores da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional; início da prática esportiva no Minas Tênis Clube; ingresso na Escola de Educação Física como funcionário; atividades desenvolvidas na Escola; locais das aulas do curso de Educação Física na década de 1950; construção da sede da EEF-MG na Gameleira; perfil dos estudantes do curso de Educação Física; Praças de Esportes; federalização da EEF-MG e mudanças salariais e nas rotinas de trabalho; inauguração do prédio da EEF no Campus Pampulha; relação entre funcionários e professores; separação entre turmas femininas e masculinas no curso de Educação Física; criação dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; tensões entre os professores do curso de Educação Física e os dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; decisão pela aposentadora; atuação na Confederação Brasileira de Voleibol; relação com treinadores e jogadores na Confederação Brasileira de Voleibol; trabalho no Centro de Desenvolvimento de Voleibol – Saquarema com os atletas de seleção; vida após a aposentadoria.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Hélcio Nunan Macedo - Vídeos

Departamento / Setor de Trabalho: Secretaria e Seção de Ensino.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef), localizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Entrevistadora: Meily Assbú Linhales
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Breve apresentação do entrevistado; local de nascimento; relação com professores da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional; início da prática esportiva no Minas Tênis Clube; ingresso na Escola de Educação Física como funcionário; atividades desenvolvidas na Escola; locais das aulas do curso de Educação Física na década de 1950; construção da sede da EEF-MG na Gameleira; perfil dos estudantes do curso de Educação Física; Praças de Esportes; federalização da EEF-MG e mudanças salariais e nas rotinas de trabalho; inauguração do prédio da EEF no Campus Pampulha; relação entre funcionários e professores; separação entre turmas femininas e masculinas no curso de Educação Física; criação dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; tensões entre os professores do curso de Educação Física e os dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; decisão pela aposentadora; atuação na Confederação Brasileira de Voleibol; relação com treinadores e jogadores na Confederação Brasileira de Voleibol; trabalho no Centro de Desenvolvimento de Voleibol – Saquarema com os atletas de seleção; vida após a aposentadoria.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Gérson de Oliveira Vieira - Áudio

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; primeiras experiências profissionais; escolhas pela Educação Física; espaço físico para as aulas de Educação Física; trabalho desenvolvido com o vôlei; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; chegada como professor da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; separação das turmas por sexo; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas; planejamento das aulas; avaliação dos estudantes; desafios da docência; experiência na coordenação de turno; treinamento da equipe de vôlei; eventos escolares (show, corrida rústica); rotina na escola; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; participação no Projeto Rondon; desafios da docência.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Gérson de Oliveira Vieira - Transcrição

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Transcrição: Júlio Saulo
Conferência de fidelidade: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; primeiras experiências profissionais; escolhas pela Educação Física; espaço físico para as aulas de Educação Física; trabalho desenvolvido com o vôlei; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; chegada como professor da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; separação das turmas por sexo; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas; planejamento das aulas; avaliação dos estudantes; desafios da docência; experiência na coordenação de turno; treinamento da equipe de vôlei; eventos escolares (show, corrida rústica); rotina na escola; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; participação no Projeto Rondon; desafios da docência.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Gérson de Oliveira Vieira - Vídeos

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; primeiras experiências profissionais; escolhas pela Educação Física; espaço físico para as aulas de Educação Física; trabalho desenvolvido com o vôlei; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; chegada como professor da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; separação das turmas por sexo; espaço físico para as aulas de Educação Física; conteúdos das aulas; planejamento das aulas; avaliação dos estudantes; desafios da docência; experiência na coordenação de turno; treinamento da equipe de vôlei; eventos escolares (show, corrida rústica); rotina na escola; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; participação no Projeto Rondon; desafios da docência.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer