Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 1960 - 1980 (Création/Production)
Niveau de description
Fonds
Étendue matérielle et support
Textuais: 7,81metros lineares
Cartográfico: 0,01 metro linear
Os documentos iconográficos, filmográficos e tridimensionais relativos a este Fundo ainda estão reunidos aos do Fundo Escola de Educação Física de Minas Gerais (1952-1969) e descritos em catálogos específicos. Serão, no futuro desmembrados conforme temporalidade de cada um dos fundos e inseridos neste inventário o que dele fizer parte. Nesses conjuntos tipológicos constam, aproximadamente:
Iconográfico (fotografias): 2330 itens
Iconográfico (diapositivos/slides): 5018 itens
Filmográfico (películas e fitas magnéticas): 424 itens
Sonoro: 393 itens
Tridimensional: 315 itens.
Zone du contexte
Nom du producteur
Histoire administrative
A partir do ano de 1966 foram realizados estudos com o intuito de implementar uma ampla reforma universitária no Brasil, que se efetivou com a Lei 5540/68. Nesta nova circunstância, em 21 de novembro de 1969, a Escola de Educação Física de Minas
Gerais foi agregada à Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do Decreto-Lei nº 997. A inserção definitiva deu-se com a instalação da Congregação da Escola de Educação Física, em 1973. Em função das condições precárias de funcionamento em
âmbito estadual, a federalização já vinha sendo cogitada pela comunidade da Escola desde 1963.
A integração à UFMG trouxe mudanças significativas, que se configuram num momento de inflexão na estrutura da Escola, coordenação e funcionamento. Foi preciso se adaptar às especificidades da Universidade, com impactos sobre a
organização do ensino e da administração, do corpo docente e discente e dos funcionários. Os cursos oferecidos foram reestruturados para se adequarem ao regimento específico da UFMG. Permaneceu a oferta do curso Superior em Educação
Física. O curso de Educação Física Infantil, por exemplo, foi paulatinamente desativado. Desde 1974, uma nova proposta curricular para a Licenciatura em Educação Física foi elaborada e enviada ao Conselho de Graduação e à Coordenação de Ensino e Pesquisa da UFMG. Todavia, depois de alguns ajustes e reformulações, sua aprovação definitiva aconteceu em 1977.
Uma vez inserida na Universidade, houve também a construção de sua sede no Campus Pampulha, inaugurada em 12 de dezembro de 1977, depois de cinco anos de construção, com uma área de 12 mil metros quadrados. Nessa mesma década de
1970 também foi construído o Centro Esportivo Universitário, instituição anexa à Escola, onde aconteciam as aulas de Educação Física ofertadas para os outros cursos superiores da UFMG, sob responsabilidade da Escola.
No que diz respeito aos modelos que orientavam o curso, a década de 1970 foi marcada por iniciativas que contribuíram para consolidar a Escola de Educação Física da UFMG como lugar de formação profissional e também de produção de
conhecimento na área. Destaca-se, por exemplo, a parceria com a UFRJ em 1973, para a realização, em Minas Gerais, do “Projeto Brasil” de detecção de talentos esportivos e a criação do LAFISE (Laboratório de Fisiologia do Esforço), em 1976, o
primeiro centro de pesquisas científicas da Escola. Nessa mesma época aconteceu também o primeiro curso de pós-graduação (especialização) em Biomecânica, com a participação de professores estrangeiros. Muitos professores da Escola fizeram pós-graduação no exterior (EUA e Alemanha), com impactos diretos na abertura de novas frentes de estudos e pesquisas científicas na instituição. Tais renovações se estenderam para a década seguinte.
Essas parcerias – e outras iniciativas de intercâmbio internacional, ocorridas na Escola de Educação Física desde a década de 1950 – colocaram em circulação uma grande variedade de pressupostos pedagógicos, políticos e científicos, provenientes de países
considerados como referência na formação profissional da área, adotados como modelos, trouxeram consequências duradouras para o campo da Educação Física.
No ano de 1979 os cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional iniciaram suas atividades na Escola de Educação Física. A criação desses dois novos cursos levou à ampliação no número de professores e alunos, bem como dos campos de atuação da Escola. O ano de 1979 é, portanto, importante marco da trajetória da Escola e define o encerramento do fundo aqui descrito.
Histoire archivistique
A documentação que compõe este Fundo encontrava-se guardada em salas de depósito existentes na EEFFTO, sendo que as mesmas não ofereciam as condições mínimas necessárias à preservação dos documentos que, em sua maioria, estavam
acondicionados em caixas de papelão e com a presença de pequenos insetos, fungos e umidade, indicando risco de perda. Deslocadas de tais espaços as referidas caixas receberam uma numeração prévia para que fosse realizado um trabalho de
identificação preliminar atinente aos conteúdos, tipos documentais, estado de conservação e data de cada documento. Este primeiro movimento, realizado a partir do ano de 2010, indicou a ausência de um processo explícito de gestão documental
pelos órgãos produtores e acumuladores.
Tais ações possibilitaram o recolhimento de informações relativas à história administrativa e, por decorrência, uma melhor compreensão do funcionamento institucional, permitindo indicar funções e níveis hierárquicos, além do exercício de demarcação da temporalidade do Fundo. Nesses termos, esse inventário abriga a documentação produzida Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais, em sua primeira década de funcionamento.
Merece ressalva o fato de que a massa documental concernente ao Fundo Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (1969-1979) estava guardada no mesmo espaço que aquela relativa ao período pré federalização o que
exigiu exercícios de diferenciação. Note-se, ainda, que não foi recolhida a documentação posterior ao ano de 1980, embora a mesma se encontrasse no mesmo espaço de guarda. Todavia, em algumas funções e séries específicas deste Fundo
poderão ser encontrados documentos anteriores a 1969 e posteriores a 1980, o que se justifica pela manutenção orgânica de determinados conjuntos. Nesses termos, trata-se de um fundo fechado na medida em que não receberá acréscimos de
documentos pois a entidade produtora não se encontram mais em atividade, na medida em que passa a se constituir como Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Em um segundo movimento foram elaborados os quadros de arranjo com suas respectivas funções e subfunções, que expressam a estrutura organizacional e as atividades realizadas pelos órgão produtores dos documentos. Também a higienização e a eliminação de sujidades compuseram essa etapa do trabalho. O processo de classificação foi orientado pelo quadro de arranjo e incluiu a elaboração das tabelas, o exercício de descrição e a criação dos códigos de localização. Nessa última fase do trabalho também foi realizado o acondicionamento definitivo do acervo.
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Fundo encaminhado pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG) para o Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef/UFMG) no ano de 2009.
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Após a avaliação do acervo, realizada pelo Cemef/UFMG, constatou-se que o conjunto documental possui valor permanente. Verifica-se que a massa acumulada entre os anos de 1969 e 1979 não passou por uma política sistemática e orientada de
destinação e eliminação de documentos, havendo lacunas e séries incompletas. Sendo assim, todo o conjunto acumulado foi tomado como permanente e não foram realizadas eliminações.
Accroissements
Todos os documentos produzidos entre 1969 e 1979 pela Escola de Educação Física da UFMG que foram preservados estão arranjados e descritos neste inventário. Não estão previstas novas incorporações.
Mode de classement
O quadro de arranjo do Fundo Escola de Educação Física da Universidade de Minas Gerais é funcional e composto por 4 níveis hierárquicos. O primeiro nível é o próprio fundo documental que caracteriza-se pela reunião dos documentos produzidos e
recebidos pela EEF/UFMG. O segundo e terceiro nível agrupam os documentos pelas funções e atividades desenvolvidas pela Escola. O quarto nível agrupa as séries compostas por tipologias documentais ou por temáticas.
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Algumas séries documentais contém informações sigilosas por apresentarem dados sobre pessoas. Para a consulta a essas séries, o pesquisador deverá assinar o “Termo de responsabilidade pelo uso e divulgação de informações sobre pessoas”. Os documentos filmográficos e sonoros podem sofrer restrição temporária de acesso em função da eventual indisponibilidade de equipamentos para leitura e reprodução.
Conditions de reproduction
Os documentos textuais, cartográficos e iconográficos podem ser reproduzidos por meio de fotografia e aparelhos manuais de scanner. Reprodução eletrostática (cópias xerox) e digitalização por aparelhos scanner de mesa não serão permitidas. Os documentos filmográficos e sonoros podem sofrer restrição de reprodução em função da indisponibilidade de equipamentos.
Em todos os casos, a reprodução será realizada mediante pedido de autorização por escrito e compromisso de crédito por meio do “Termo de responsabilidade para utilização e reprodução do acervo”. A reprodução será realizada às expensas do pesquisador interessado.
Langue des documents
- portugais brésilien
Écriture des documents
Notes de langue et graphie
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Alguns documentos filmográficos e sonoros exigem equipamentos especiais para a reprodução. Poderá haver dificuldade para o uso destes documentos em função da indisponibilidade de equipamentos.
Instruments de recherche
Zone des sources complémentaires
Existence et lieu de conservation des originaux
O acervo é formado por originais
Existence et lieu de conservation des copies
Não há cópias disponíveis.
Unités de description associées
Note de publication
Pesquisas que tomaram o acervo como fonte:
CAMPOS, Marcos. A. Histórias entrelaçadas: presença da dança na Escola de Educação Física. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
TADEU, Amanda Matos. O curso de Educação Física Infantil da Escola de Educação Física de Minas Gerais (1952-1969). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – EEFFTO/UFMG, 2003.
SILVA, Marina. G. C. Uma história da recreação (1952-1970): constituição inicial da disciplina na Escola de Educação Física de Minas Gerais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – EEFFTO/UFMG, 2005.
LIMA, Cássia Danielle Monteiro Dias. Ensino e formação: “os mais modernos conceitos e métodos” em circulação nas Jornadas Internacionais de Educação Física (Belo Horizonte, 1957-1962). 2012. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
SANTOS, Fernanda Cristina. Um poderoso estímulo de soerguimento nacional: a realização do Projeto Brasil na Escola de Educação Física da UFMG (1974). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – EEFFTO/UFMG, 2013.
MOREIRA, Carla Drummond. O ensino da dança moderna na formação de professores de Educação Física da UFMG nas décadas de 1960 e 1970. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – EEFFTO/UFMG, 2013.
ALMEIDA, Gisele Oliveira. Fichas Médico- Biomédicas/ Morfo-Fisiológicas (1971-1988): o perfil do aluno de Educação Física da UFMG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – EEFFTO/UFMG, 2013.
OLIVEIRA, Guilherme de Souza Lima. Concursos públicos para provimento de cadeira de Educação Física em escolas estaduais mineiras (1960-1974): o lugar da Escola de Educação Física de Minas Gerais. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
LINHALES, Meily Assbú. Arquivos de Professores: construções metodológicas e conceituas na organização dos Arquivos Pessoais do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef/UFMG). Relatório de Estágio Pós-Doutoral. Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) - CPDOC/ FGV. Rio de Janeiro, 2014.
Publicações sobre o processamento técnico do acervo:
OLIVEIRA, G. S. L.; LAGUARDIA, C. N.; LINHALES, M. A.; Construindo o quadro de arranjo do acervo do CEMEF: Um trabalho teórico-prático. Anais do III Simpósio de História da Educação Física e do Esporte. Aracajú, SE: CEMEFEL, 2010.
LINHALES, M. A.; NASCIMENTO, A. O.; GOMES, A. C. V.; SANTOS, H. P. Organização de acervos arquivísticos: a experiência do centro de estudos sobre a memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer(CEMEF/UFMG). Anais do VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Vitória, ES: SBHE, 2011.
ALMEIDA, G. O.; OLIVEIRA, G. S. L.; LINHALES, M. A.; História da Escola de Educação Física da UFMG: Organizando documentos de memória em fundos institucionais (1952-1979). Anais do VI Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Viçosa, MG: UFV, 2011.
OLIVEIRA, G. S. L.; LAGUARDIA, C. N.; ALMEIDA, G. O.; SOUTTO MAYOR, S. T. Preservando a memória da Escola de Educação Física de Minas Gerais: O Fundo Institucional do Acervo do CEMEF/UFMG. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2011.
NASCIMENTO, Adalson de Oliveira. Experiências de arranjo e descrição em acervos de Instituições Federais de Ensino Superior. In: Universidades & Arquivos: gestão, ensino e pesquisa. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação, 2012.
LINHALES, Meily Assbú; NASCIMENTO, Adalson. (Org.). Organizando arquivos, produzindo nexos: a experiência de um Centro de Memória. Belo Horizonte: Fino Traço Editora Ltda, 2013.
LINHALES, Meily Assbú; NASCIMENTO, Adalson. O esporte e suas práticas nas linhas e entrelinhas de um processo de organização de acervos. Revista Acervo. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, v. 27, nº 2, p. 38-50, jul/dez, 2014.
Zone des notes
Note
Notas sobre conservação
Os documentos que compõem este Fundo encontram-se em bom estado de conservação. Estão acondicionados na Reserva Técnica do Cemef/UFMG, em uma sala climatizada com controle de umidade e temperatura. Os documentos estão organizados em caixas arquivo de polipropileno dispostas em estantes.
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
Mots-clés - Genre
Zone du contrôle de la description
Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Règles et/ou conventions utilisées
Statut
Final
Niveau de détail
Dates de production, de révision, de suppression
Primeira fase: 2010/2011
Segunda fase: 2012/2016
Langue(s)
Écriture(s)
Sources
Note de l'archiviste
Projeto de organização dos fundos institucionais custodiados pelo CEMEF/UFMG realizado entre 2010 e 2017
Coordenação
Prof. Adalson de Oliveira Nascimento (2010-2017)
Profa. Meily Assbú Linhales (2010-2017)
Professores
Profa. Ana Carolina Vimieiro Gomes (2010-2012)
Profa. Andrea Moreno (2010-2011)
Profa. Maria Cristina Rosa (2014)
Prof. Tarcísio Mauro Vago (2010-2011)
Profa. Verona Campos Segantini (2010-2011)
Arquivista
Thaís Nodare de Oliveira (2013-2017)
Alunos e bolsistas que atuaram na organização dos Fundos Institucionais
Carolline Nunes Laguardia (2010-2011)
Gisele Oliveira de Almeida (2010-2014)
Guilherme de Souza Lima Oliveira (2011-2013)
Igor Filipe Maurício Reis (2013-2014)
Laura Fonseca (2013-2014)
Sarah Teixeira Soutto Mayor (2012-2013)
Thaís Nodare de Oliveira (2011-2012)
Colaboradores (2010-2011)
Prof. Ms. Rodrigo Caldeira Bagni Moura
Prof. Ms. Renato Machado dos Santos
Prof. Ms. Hercules Pimenta dos Santos
Mestranda Cássia Danielle Monteiro Dias Lima
Mestranda Gyna de Ávila Fernandes
Mestrando Luiz Gustavo dos Santos Moraes;
Mestranda Sarah Teixeira Soutto Mayor
Mestranda Daniela Flávia Martins Fonseca
Profa. Pedrita Gonçalves de Oliveira
Graduanda Anna Luiza Ferreira Romão,
Graduanda Fernanda Cristina dos Santos
Consultoria - Acervo Projetos e Consultoria Ltda.
Leandro Araújo Nunes (2010-2011)
Pedro de Brito Soares (2010-2011)
Karime Marcenes Junqueira Silveira (bolsista 2010)