Narriman Rodrigues Conde

Référentiel

Code

Note(s) sur la portée et contenu

Note(s) sur la source

Note(s) d'affichage

Termes hiérarchiques

Narriman Rodrigues Conde

Termes équivalents

Narriman Rodrigues Conde

Termes associés

Narriman Rodrigues Conde

4 Description archivistique résultats pour Narriman Rodrigues Conde

4 résultats directement liés Exclure les termes spécifiques

Leonardo José Jeber - Áudio

Eixo temático: “Fontes para a história da Educação Física no Centro Pedagógico da UFMG: sujeitos, saberes e práticas como elementos do processo educativo (1972-1997)”, pesquisa desenvolvida por Giovanna Camila da Silva e registrada no Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) do Centro Pedagógico da UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Entrevista feita virtualmente, pelo software Zoom
Entrevistadora: Giovanna Camila da Silva
Pesquisa e elaboração do roteiro: Giovanna Camila da Silva

  • Sumário

Escolha em ser professor de Educação Física; lembranças da infância; práticas esportivas na juventude; curso técnico em Educação Física; experiência de participação no Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física; envolvimento com o movimento estudantil; experiências durante a graduação; participação no Projeto Metropolitano; primeira experiência de docência no estado; ensino de Educação Física do 3º Grau no CEU/UFMG; ingresso na prefeitura de Belo Horizonte como professor; Curso de Especialização em Treinamento Esportivo; participação no 1º Congresso Nacional de Educação Física; participação em congressos de Educação Física; atuação como professor de Educação Física do 3º grau na UFOP; ingresso no mestrado; ingresso no Centro Pedagógico (CP); experiência como diretor do Centro Pedagógico; aproximação da psicologia corporal; formação como terapeuta em análise bioenergética; ensino da disciplina “Corpo, movimento e energia” na graduação; concurso para o Centro Pedagógico; candidatura a diretor do CP; criação do Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD); estereótipo do professor de Educação Física; abordagens e conflitos do ensino de Educação Física no CP na década de 1990; duração e frequência das aulas de Educação Física; relação dos estudantes com as aulas de Educação Física; colocação de grades no entorno do CP; dificuldades e desafios da docência; espaços em que eram realizadas as aulas de Educação Física nos anos 1990; identificação de algumas fotografias; euniões do Setor de Educação Física; organização dos conteúdos nas aulas de Educação Física; experiência como docente da disciplina Prática de Ensino da Educação Física na FaE/UFMG.

Leonardo José Jeber - Transcrição

Eixo temático: “Fontes para a história da Educação Física no Centro Pedagógico da UFMG: sujeitos, saberes e práticas como elementos do processo educativo (1972-1997)”, pesquisa desenvolvida por Giovanna Camila da Silva e registrada no Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) do Centro Pedagógico da UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Entrevista feita virtualmente, pelo software Zoom
Entrevistadora: Giovanna Camila da Silva
Pesquisa e elaboração do roteiro: Giovanna Camila da Silva
Transcrição: Enrico Mencarelli
Conferência fidelidade: Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Escolha em ser professor de Educação Física; lembranças da infância; práticas esportivas na juventude; curso técnico em Educação Física; experiência de participação no Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física; envolvimento com o movimento estudantil; experiências durante a graduação; participação no Projeto Metropolitano; primeira experiência de docência no estado; ensino de Educação Física do 3º Grau no CEU/UFMG; ingresso na prefeitura de Belo Horizonte como professor; Curso de Especialização em Treinamento Esportivo; participação no 1º Congresso Nacional de Educação Física; participação em congressos de Educação Física; atuação como professor de Educação Física do 3º grau na UFOP; ingresso no mestrado; ingresso no Centro Pedagógico (CP); experiência como diretor do Centro Pedagógico; aproximação da psicologia corporal; formação como terapeuta em análise bioenergética; ensino da disciplina “Corpo, movimento e energia” na graduação; concurso para o Centro Pedagógico; candidatura a diretor do CP; criação do Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD); estereótipo do professor de Educação Física; abordagens e conflitos do ensino de Educação Física no CP na década de 1990; duração e frequência das aulas de Educação Física; relação dos estudantes com as aulas de Educação Física; colocação de grades no entorno do CP; dificuldades e desafios da docência; espaços em que eram realizadas as aulas de Educação Física nos anos 1990; identificação de algumas fotografias; euniões do Setor de Educação Física; organização dos conteúdos nas aulas de Educação Física; experiência como docente da disciplina Prática de Ensino da Educação Física na FaE/UFMG.

Tarcísio Mauro Vago - Áudio

Eixo temático: “Fontes para a história da Educação Física no Centro Pedagógico da UFMG: sujeitos, saberes e práticas como elementos do processo educativo (1972-1997)”, pesquisa desenvolvida por Giovanna Camila da Silva e registrada no Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) do Centro Pedagógico da UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência da entrevistadora
Entrevistadora: Giovanna Camila da Silva
Pesquisa e elaboração do roteiro: Giovanna Camila da Silva

  • Sumário

Escolha em ser professor de Educação Física; infância em São Roque e Colatina; relação com o futebol; mudança para Belo Horizonte; ingresso como aluno da Escola de Educação Física da UFMG; envolvimento com o Projeto Metropolitano; militância no movimento estudantil e participação no I Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física; relação com a Faculdade de Educação da UFMG enquanto estudante; ingresso como professor da Prefeitura de Belo Horizonte; experiências no Projeto Metropolitano; concurso para ingresso no Centro Pedagógico; concurso para professor da EEFFTO/UFMG; percepções sobre o CP à época de seu ingresso como docente; experiência como chefe do Setor de Educação Física; possibilidade de fazer mestrado em Frankfurt; renovação do quadro de professores de Educação Física do CP; mestrado na Faculdade de Educação; o lugar do Centro Pedagógico na UFMG; relação com as teorias da psicomotricidade e da aprendizagem motora; contato com novos debates sobre educação no mestrado; aproximação com uma perspectiva crítica da Educação Física; centralidade do princípio do brincar em suas aulas; debates sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no propcesso de redemocratização do Brasil; relação com os colegas professores de Educação Física do CP; relação com a disciplina Prática de Ensino de Educação Física da FaE; projeto de um programa de rádio desenvolvido com os estudantes para a Rádio Faveloa; candidatura à Direção do Centro Pedagógico; projetos desenvolvidos durante a gestão na Direção; participação nos debates sobre a adoção da organização escolar em ciclos no CP; fim da prova como processo seletivo para ingresso dos estudantes no Centro Pedagógico; viagens com os estudantes da 8ª série para Pirapora; entrega e explicação de alguns documentos / fontes para a entrevistadora.

Tarcísio Mauro Vago - Transcrição

Eixo temático: “Fontes para a história da Educação Física no Centro Pedagógico da UFMG: sujeitos, saberes e práticas como elementos do processo educativo (1972-1997)”, pesquisa desenvolvida por Giovanna Camila da Silva e registrada no Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) do Centro Pedagógico da UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência da entrevistadora
Entrevistadora: Giovanna Camila da Silva
Pesquisa e elaboração do roteiro: Giovanna Camila da Silva
Transcrição: Enrico Mencarelli
Conferência fidelidade: Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Escolha em ser professor de Educação Física; infância em São Roque e Colatina; relação com o futebol; mudança para Belo Horizonte; ingresso como aluno da Escola de Educação Física da UFMG; envolvimento com o Projeto Metropolitano; militância no movimento estudantil e participação no I Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física; relação com a Faculdade de Educação da UFMG enquanto estudante; ingresso como professor da Prefeitura de Belo Horizonte; experiências no Projeto Metropolitano; concurso para ingresso no Centro Pedagógico; concurso para professor da EEFFTO/UFMG; percepções sobre o CP à época de seu ingresso como docente; experiência como chefe do Setor de Educação Física; possibilidade de fazer mestrado em Frankfurt; renovação do quadro de professores de Educação Física do CP; mestrado na Faculdade de Educação; o lugar do Centro Pedagógico na UFMG; relação com as teorias da psicomotricidade e da aprendizagem motora; contato com novos debates sobre educação no mestrado; aproximação com uma perspectiva crítica da Educação Física; centralidade do princípio do brincar em suas aulas; debates sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no propcesso de redemocratização do Brasil; relação com os colegas professores de Educação Física do CP; relação com a disciplina Prática de Ensino de Educação Física da FaE; projeto de um programa de rádio desenvolvido com os estudantes para a Rádio Faveloa; candidatura à Direção do Centro Pedagógico; projetos desenvolvidos durante a gestão na Direção; participação nos debates sobre a adoção da organização escolar em ciclos no CP; fim da prova como processo seletivo para ingresso dos estudantes no Centro Pedagógico; viagens com os estudantes da 8ª série para Pirapora; entrega e explicação de alguns documentos / fontes para a entrevistadora.