Serviço Social do Comércio (SESC)

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Serviço Social do Comércio (SESC)

Termos equivalentes

Serviço Social do Comércio (SESC)

Termos associados

Serviço Social do Comércio (SESC)

22 Descrição arquivística resultados para Serviço Social do Comércio (SESC)

22 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Rosângela Bessone - Áudio

Eixo: Ruas de Recreio.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Secretaria Estadual de Esportes e Juventude
Entrevistadores: Kellen Nogueira Vilhena e João Fernandes
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Kellen Nogueira, João Carlos Fernandes, Guilherme de Souza Lima Oliveira e Samuel Santos.

  • Sumário

Atuação como monitora do Laboratório de Fisiologia do Exercício na época de sua graduação em Educação Física; ingresso na Diretoria de Esportes de Minas Gerais (DEMG), na década de 1970; existência de grande demanda por ações de lazer em Minas Gerais; atuação nas federações de natação, atletismo e basquete; apoio dado pela DEMG às federações; Programa Esporte para Todos desenvolvido na DEMG; organização do trabalho no interior da DEMG; atividades desenvolvidas nas ruas de lazer; parceria com o Projeto Manuelzão nas ruas de lazer na década de 2000; publicação da Revista Comunidade Esportiva, sobre ações de lazer; mudança de nome de rua de recreio para rua de lazer; organização das demandas oriundas dos municípios do interior; surgimento de publicações sobre lazer e sobre organização de ruas de lazer; Esporte para Todos serviu para maior institucionalização das ruas de lazer; realização de ruas de lazer em Belo Horizonte; perfil dos diretores da DEMG; parceria estabelecida com a UFMG; relato de algumas experiências em ruas de lazer; importância social das atividades de lazer; atuação do profissional da Educação Física nas atividades de esportes e lazer do estado; indicação de nomes de possíveis entrevistados.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Rosângela Bessone - Transcrição

Eixo: Ruas de Recreio.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Secretaria Estadual de Esportes e Juventude
Entrevistadores: Kellen Nogueira Vilhena e João Fernandes
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Kellen Nogueira, João Carlos Fernandes, Guilherme de Souza Lima Oliveira e Samuel Santos.
Transcrição: Kellen Nogueira Vilhena e João Fernandes
Conferência fidelidade: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Atuação como monitora do Laboratório de Fisiologia do Exercício na época de sua graduação em Educação Física; ingresso na Diretoria de Esportes de Minas Gerais (DEMG), na década de 1970; existência de grande demanda por ações de lazer em Minas Gerais; atuação nas federações de natação, atletismo e basquete; apoio dado pela DEMG às federações; Programa Esporte para Todos desenvolvido na DEMG; organização do trabalho no interior da DEMG; atividades desenvolvidas nas ruas de lazer; parceria com o Projeto Manuelzão nas ruas de lazer na década de 2000; publicação da Revista Comunidade Esportiva, sobre ações de lazer; mudança de nome de rua de recreio para rua de lazer; organização das demandas oriundas dos municípios do interior; surgimento de publicações sobre lazer e sobre organização de ruas de lazer; Esporte para Todos serviu para maior institucionalização das ruas de lazer; realização de ruas de lazer em Belo Horizonte; perfil dos diretores da DEMG; parceria estabelecida com a UFMG; relato de algumas experiências em ruas de lazer; importância social das atividades de lazer; atuação do profissional da Educação Física nas atividades de esportes e lazer do estado; indicação de nomes de possíveis entrevistados.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Joventino de Pinho Tavares

Eixo: Futebol de Salão

  • Sumário

Primeiros contatos com o futebol de salão quando morava no Barro Preto; trajetória profissional na Federação Mineira de Futebol de Salão; relato sobre a transição do futebol de salão para o futsal;atuação como jogador de futebol de salão na empresa em que trabalhava; papel da Associação Cristã de Moços (ACM) na difusão do futebol de salão;fala sobre as quadras nos bairros Prado, Calafate e Barro Preto; comentário sobre algumas das regras existentes no esporte; cita o SESI, SENAI, CEFET, SESC como organizadores de competições; professor Odilon Barbosa como técnico do time do Estadual Central e como precursor da cobrança de pênalti com dois toques; narra a evolução das competições de futsal através da Federação; experiência como árbitro da Federação; ingresso como dirigente da Federação a convite de Chalon Moritz; mudanças das regras no futebol e no futebol de salão; mudanças na dinâmica das partidas de futsal; comparação com o futebol de campo; presença de atletas e treinadores brasileiros em clubes e seleções internacionais; mudanças na bola com que se joga futsal; criação da Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA); destaque dado pela imprensa ao futebol; relato de partida comemorativa disputada no Mineirinho; o futebol de salão no Minas Tênis Clube; times de futebol de salão do Atlético Mineiro e do Cruzeiro; cuidados da Federação com seus documentos.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Owalder Rolim - Áudio

Eixo: Ruas de Recreio.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Residência do entrevistado
Entrevistadores:Guilherme de Souza Lima Oliveira e Samuel Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Kellen Nogueira, João Carlos Fernandes, Guilherme de Souza Lima Oliveira e Samuel Santos.

  • Sumário

Ingresso no curso de Educação Física; convite para trabalhar da Diretoria de Esportes de Minas Gerais (DEMG); atuação de Sylvio Raso como diretor da DEMG; parceria entre a Escola de Educação Física e a DEMG para realização das ruas de recreio; atuação profissional como professor de Educação Física do Colégio Estadual Central e do SESI; trabalho desenvolvido na DEMG junto às federações esportivas; envolvimento do jornal O Globo na divulgação das ruas de recreio; atividades desenvolvidas nas ruas de recreio eram divididas por sexo; envolvimento da Prefeitura de Belo Horizonte nas ruas de recreio; recorte do jornal O Globo com reportagem sobre rua de recreio; público alvo das ruas de recreio; trabalho no SESI Emilia Massante; periodicidade da realização das ruas de recreio; organização das ruas em cidades do interior; introdução de serviços de assistência social nas ruas de recreio; mudança de nome de rua de recreio para rua de lazer; alterações administrativas na estrutura da DEMG com o governo Magalhães Pinto; importância da preservação da memória do esporte; importância da prática de atividades físicas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Owalder Rolim - Transcrição

Eixo: Ruas de Recreio.

  • Ficha Técnica
    Tipo de entrevista: Temática
    Local da entrevista: Residência do entrevistado
    Entrevistadores: Guilherme de Souza Lima Oliveira e Samuel Santos
    Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Kellen Nogueira, João Carlos Fernandes, Guilherme de Souza Lima Oliveira e Samuel Santos.
    Transcrição:Guilherme de Souza Lima Oliveira
    Conferência fidelidade: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário
    Ingresso no curso de Educação Física; convite para trabalhar da Diretoria de Esportes de Minas Gerais (DEMG); atuação de Sylvio Raso como diretor da DEMG; parceria entre a Escola de Educação Física e a DEMG para realização das ruas de recreio; atuação profissional como professor de Educação Física do Colégio Estadual Central e do SESI; trabalho desenvolvido na DEMG junto às federações esportivas; envolvimento do jornal O Globo na divulgação das ruas de recreio; atividades desenvolvidas nas ruas de recreio eram divididas por sexo; envolvimento da Prefeitura de Belo Horizonte nas ruas de recreio; recorte do jornal O Globo com reportagem sobre rua de recreio; público alvo das ruas de recreio; trabalho no SESI Emilia Massante; periodicidade da realização das ruas de recreio; organização das ruas em cidades do interior; introdução de serviços de assistência social nas ruas de recreio; mudança de nome de rua de recreio para rua de lazer; alterações administrativas na estrutura da DEMG com o governo Magalhães Pinto; importância da preservação da memória do esporte; importância da prática de atividades físicas.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Marco Antônio Barbosa - Áudio

Eixo: Ruas de Recreio.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Sala de reuniões do ginásio de Educação Física do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
Entrevistadores: Guilherme de S. L. Oliveira e João Carlos Fernandes

  • Sumário

Primeiros contatos com a Educação Física através do seu pai, Odilon Barbosa (Barbosinha); relata suas lembranças da infância sobre as ruas de recreio: cita alguns locais e algumas das atividades; fala sobre a importância de estudos que se preocupem com a memória da Educação Física; parceria entre Escola de Educação Física de Minas Gerais (EEF-MG) e Diretoria de Esportes de Minas Gerais (DEMG) para a realização das ruas de recreio; convite recebido pelo professor Odilon Barbosa para realização de uma rua de recreio em Santiago, Chile; organização das ruas de recreio em circuito; público atendido nas atividades; locais de realização das ruas de recreio; paixão do seu pai, Odilon Barbosa, pelo trabalho com ruas de recreio; reflexão sobre diferenças entre recreação e lazer; divulgação das ruas de recreio; propósito da realização das ruas de recreio; formação militarista / higienista da Educação Física e a importância de preservar as memórias desse período; fala sobre os lanches distribuídos para as crianças nas ruas; diálogos de Odilon Barbosa com professores da Argentina, Chile e Uruguai.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Marco Antônio Barbosa - Transcrição

Eixo: Ruas de Recreio.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Sala de reuniões do ginásio de Educação Física do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
Entrevistadores: Guilherme de S. L. Oliveira e João Carlos Fernandes
Conferência fidelidade: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Primeiros contatos com a Educação Física através do seu pai, Odilon Barbosa (Barbosinha); relata suas lembranças da infância sobre as ruas de recreio: cita alguns locais e algumas das atividades; fala sobre a importância de estudos que se preocupem com a memória da Educação Física; parceria entre Escola de Educação Física de Minas Gerais (EEF-MG) e Diretoria de Esportes de Minas Gerais (DEMG) para a realização das ruas de recreio; convite recebido pelo professor Odilon Barbosa para realização de uma rua de recreio em Santiago, Chile; organização das ruas de recreio em circuito; público atendido nas atividades; locais de realização das ruas de recreio; paixão do seu pai, Odilon Barbosa, pelo trabalho com ruas de recreio; reflexão sobre diferenças entre recreação e lazer; divulgação das ruas de recreio; propósito da realização das ruas de recreio; formação militarista / higienista da Educação Física e a importância de preservar as memórias desse período; fala sobre os lanches distribuídos para as crianças nas ruas; diálogos de Odilon Barbosa com professores da Argentina, Chile e Uruguai.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

José Porfírio de Araújo Filho - Áudio

Eixo: Ruas de Recreio

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto
Entrevistadores: Maria Cristina Rosa
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Kellen Nogueira, João Carlos Fernandes, Guilherme de Souza Lima Oliveira e Samuel Santos

  • Sumário

Curso de graduação em Educação Física em Volta Redonda; trabalho em Rondônia, na cidade de Ariquemes; governo Figueiredo; participou da fundação da Federação de Atletismo do Estado de Rondônia; trabalho no Departamento de Cultura, Esporte e Turismo na Prefeitura de Ariquemes-RO; Kennedy Cooper e o teste de Cooper; relembra a sua infância; cita a campanha do “Mexa-se” e sua relação com as ruas de lazer; atuação como monitor de ruas de lazer na época em que era estudante em Volta Redonda; relembra o auge da ditadura militar; participação em atividades do Programa Esporte Para Todos (EPT); Plano Nacional de Educação Física e Desportos; idealismo da atuação com ruas de lazer em Ariquemes; recordação da participação em ruas de lazer em sua infância, em Juiz de Fora; descrição da organização das ruas de recreio em circuito; trabalho desenvolvido na Coordenação de Lazer da Prefeitura de Ouro Preto; fala sobre a presença do professor de Educação Física como monitor; relato sobre a importância da participação da comunidade; predominância de atividades físicas; público atendido pelas ruas de lazer; Programa Esporte para Todos (EPT); SEED/MEC; DED;importância do EPT; cita alguns sujeitos que refletiram sobre as ruas de lazer; diferenciação entre a nomenclatura ruas de recreio e ruas de lazer; futebol de salão.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

José Porfírio de Araújo Filho - Transcrição

Eixo: Ruas de Recreio

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto
Entrevistadores: Maria Cristina Rosa
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Kellen Nogueira, João Carlos Fernandes, Guilherme de Souza Lima Oliveira e Samuel Santos
Transcrição: Simone do Carmo Silva e Maria Cristina Rosa
Conferência fidelidade: Maria Cristina Rosa e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Curso de graduação em Educação Física em Volta Redonda; trabalho em Rondônia, na cidade de Ariquemes; governo Figueiredo; participou da fundação da Federação de Atletismo do Estado de Rondônia; trabalho no Departamento de Cultura, Esporte e Turismo na Prefeitura de Ariquemes-RO; Kennedy Cooper e o teste de Cooper; relembra a sua infância; cita a campanha do “Mexa-se” e sua relação com as ruas de lazer; atuação como monitor de ruas de lazer na época em que era estudante em Volta Redonda; relembra o auge da ditadura militar; participação em atividades do Programa Esporte Para Todos (EPT); Plano Nacional de Educação Física e Desportos; idealismo da atuação com ruas de lazer em Ariquemes; recordação da participação em ruas de lazer em sua infância, em Juiz de Fora; descrição da organização das ruas de recreio em circuito; trabalho desenvolvido na Coordenação de Lazer da Prefeitura de Ouro Preto; fala sobre a presença do professor de Educação Física como monitor; relato sobre a importância da participação da comunidade; predominância de atividades físicas; público atendido pelas ruas de lazer; Programa Esporte para Todos (EPT); SEED/MEC; DED;importância do EPT; cita alguns sujeitos que refletiram sobre as ruas de lazer; diferenciação entre a nomenclatura ruas de recreio e ruas de lazer; futebol de salão.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Paulo Sergio de Oliveira (Robusto) - Áudio

Eixo: Handebol

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistadores: Gabriela Arantes

  • Sumário

Primeiros contatos com o handebol na Escola Estadual Sagrada Família; ingresso como goleiro da equipe de handebol do SESC e posteriormente do Ginástico; atuação como árbitro; importância do handebol em sua vida; início da prática do handebol em Belo Horizonte; criação da Federação Mineira de Handebol; Minas Gerais como hegemonia do handebol brasileiro; locais onde os jogos eram realizados; cita algumas competições; clubes que tinham equipes de handebol; prática do handebol no interior de Minas Gerais; importância dos Jogos do Interior de Minas (JIMI’s) para difusão da modalidade no interior do estado.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Paulo Sergio de Oliveira (Robusto) - Transcrição

Eixo: Handebol

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistadores: Gabriela Arantes
Transcrição: Gabriela Arantes
Conferência fidelidade: Gabriela Arantes e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Primeiros contatos com o handebol na Escola Estadual Sagrada Família; ingresso como goleiro da equipe de handebol do SESC e posteriormente do Ginástico; atuação como árbitro; importância do handebol em sua vida; início da prática do handebol em Belo Horizonte; criação da Federação Mineira de Handebol; Minas Gerais como hegemonia do handebol brasileiro; locais onde os jogos eram realizados; cita algumas competições; clubes que tinham equipes de handebol; prática do handebol no interior de Minas Gerais; importância dos Jogos do Interior de Minas (JIMI’s) para difusão da modalidade no interior do estado.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Marluce Monteiro Horta; Milton Henrique Bento Faria - Áudio

Eixo: Peteca

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Casa dos entrevistados
Entrevistadores: Renato Machado dos Santos e Ana Paula Guimarães Almeida

  • Sumário

Peteca vista como brinquedo por alguns críticos; Milton fala sobre sua atuação profissional como professor de português do Colégio Militar; primeiros contatos de Milton com a peteca no Jaraguá; reunião realizada para estabelecer as regras da peteca;fundação da Federação Mineira de Peteca; atuação de Milton em prol da difusão da peteca junto à FECEMG; citam nomes de alguns praticantes de peteca do Minas Tênis Clube; demonstração de peteca no Jaraguá; Marluce fala sobre seus primeiros contatos com a peteca; atuação de Marluce como professora de português do Colégio Municipal Belo Horizonte e do Colégio Marconi; prática de voleibol de Milton na época em que estava na academia militar; movimentações feitas para a oficialização da peteca como esporte junto ao Conselho Nacional de Desportos (CND); introduziram a prática da peteca na Colônia de Férias do SESC, em Bertioga; viagens feitas para divulgação da modalidade; Milton fala da importância da peteca em sua vida; amizades feitas por conta da prática da peteca; Marluce fala da importância da peteca em sua vida; amizade estabelecida entre os petequeiros do Clube Campestre.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Marluce Monteiro Horta; Milton Henrique Bento Faria - Transcrição

Eixo: Peteca

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Casa dos entrevistados
Entrevistadores: Renato Machado dos Santos e Ana Paula Guimarães Almeida
Transcrição: Ana Paula Guimarães Almeida
Conferência fidelidade: Cássia Danielle Monteiro Dias Lima e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Peteca vista como brinquedo por alguns críticos; Milton fala sobre sua atuação profissional como professor de português do Colégio Militar; primeiros contatos de Milton com a peteca no Jaraguá; reunião realizada para estabelecer as regras da peteca;fundação da Federação Mineira de Peteca; atuação de Milton em prol da difusão da peteca junto à FECEMG; citam nomes de alguns praticantes de peteca do Minas Tênis Clube; demonstração de peteca no Jaraguá; Marluce fala sobre seus primeiros contatos com a peteca; atuação de Marluce como professora de português do Colégio Municipal Belo Horizonte e do Colégio Marconi; prática de voleibol de Milton na época em que estava na academia militar; movimentações feitas para a oficialização da peteca como esporte junto ao Conselho Nacional de Desportos (CND); introduziram a prática da peteca na Colônia de Férias do SESC, em Bertioga; viagens feitas para divulgação da modalidade; Milton fala da importância da peteca em sua vida; amizades feitas por conta da prática da peteca; Marluce fala da importância da peteca em sua vida; amizade estabelecida entre os petequeiros do Clube Campestre.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Ivany de Moura Bomfim - Áudio

Departamento / Setor de Trabalho: Departamento de Esportes

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef) localizado na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.
Entrevistador: Tarcísio Mauro Vago
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva e Aline Vieira Alves

  • Sumário

Doação do seu arquivo pessoal para o Cemef; origem familiar e infância; cita as escolas em que estudou; ingresso como contínuo no Banco da Lavoura; experiência jogando na equipe juvenil do Clube Atlético Mineiro; ingresso como aluno da Escola de Educação Física; fala sobre o Curso de Educação Física Infantil; predominância de mulheres entre as alunas da Escola de Educação Física; motivações para sua escolha pelo curso de Educação Física; forma de ingresso como aluno da Escola de Educação Física; perfil do curso e dos professores voltado para a parte prática da Educação Física; formação dos professores do curso de Educação Física; experiência como presidente do Diretório Acadêmico da Escola durante a ditadura militar; crise econômica da Escola de Educação Física na década de 1960; importância do movimento organizado pelo alunos para que a Escola não fechasse; encontro com o governador Magalhães Pinto; federalização da Escola de Educação Física; ingresso na UFMG como professor do Colégio Técnico (COLTEC); atuação como preparador físico do Clube Atlético Mineiro; experiência como jogador do time de futebol do Banco da Lavoura; atuação como professor de escolas estaduais em Caeté e Matozinhos; trabalho desenvolvido no COLTEC e seu envolvimento com o handebol; início do seu envolvimento com a ginástica olímpica; criação e desenvolvimento do Grupo de Ginástica (GRUGIN); ida para a Universidade de Colônia, na Alemanha, para estágio técnico; ida para a Alemanha para fazer o mestrado; trabalho desenvolvido na dissertação de mestrado; transferência do COLTEC para a Escola de Educação Física; atuação como chefe do Departamento de Esportes; contratação de professores estrangeiros para ofertar cursos na Escola; fala sobre sua eleição para direção da Escola de Educação Física; desafios enfrentados por sua gestão como diretor; convênio firmado com o DAAD; trabalho desenvolvido para implantação do mestrado na Escola de Educação Física; saída de professores da Escola para cursar a pós-graduação no exterior; segundo mandato como diretor da Escola; mudança de regime de trabalho dos professores das universidades federais e aposentadoria de muitos dos docentes; reforma curricular e criação do bacharelado e da licenciatura; criação do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; saída dos curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do prédio da Escola de Educação Física; dificuldades enfrentadas como diretor; envolvimento maior com a área administrativa em seu tempo como professor da Escola; fala sobre o que a Escola de Educação Física significa em sua vida; criação do Sistema Brasileiro de Documentação e Informação Desportiva (SIBRADID); mudança de perfil dos professores da Escola.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Ivany de Moura Bomfim - Transcrição

Departamento / Setor de Trabalho: Departamento de Esportes

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef) localizado na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.
Entrevistador: Tarcísio Mauro Vago
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva e Aline Vieira Alves
Transcrição: Aline Vieira Alves
Conferência de fidelidade: Fernanda Cristina dos Santos e Iara Souto Ribeiro Silva

  • Sumário

Doação do seu arquivo pessoal para o Cemef; origem familiar e infância; cita as escolas em que estudou; ingresso como contínuo no Banco da Lavoura; experiência jogando na equipe juvenil do Clube Atlético Mineiro; ingresso como aluno da Escola de Educação Física; fala sobre o Curso de Educação Física Infantil; predominância de mulheres entre as alunas da Escola de Educação Física; motivações para sua escolha pelo curso de Educação Física; forma de ingresso como aluno da Escola de Educação Física; perfil do curso e dos professores voltado para a parte prática da Educação Física; formação dos professores do curso de Educação Física; experiência como presidente do Diretório Acadêmico da Escola durante a ditadura militar; crise econômica da Escola de Educação Física na década de 1960; importância do movimento organizado pelo alunos para que a Escola não fechasse; encontro com o governador Magalhães Pinto; federalização da Escola de Educação Física; ingresso na UFMG como professor do Colégio Técnico (COLTEC); atuação como preparador físico do Clube Atlético Mineiro; experiência como jogador do time de futebol do Banco da Lavoura; atuação como professor de escolas estaduais em Caeté e Matozinhos; trabalho desenvolvido no COLTEC e seu envolvimento com o handebol; início do seu envolvimento com a ginástica olímpica; criação e desenvolvimento do Grupo de Ginástica (GRUGIN); ida para a Universidade de Colônia, na Alemanha, para estágio técnico; ida para a Alemanha para fazer o mestrado; trabalho desenvolvido na dissertação de mestrado; transferência do COLTEC para a Escola de Educação Física; atuação como chefe do Departamento de Esportes; contratação de professores estrangeiros para ofertar cursos na Escola; fala sobre sua eleição para direção da Escola de Educação Física; desafios enfrentados por sua gestão como diretor; convênio firmado com o DAAD; trabalho desenvolvido para implantação do mestrado na Escola de Educação Física; saída de professores da Escola para cursar a pós-graduação no exterior; segundo mandato como diretor da Escola; mudança de regime de trabalho dos professores das universidades federais e aposentadoria de muitos dos docentes; reforma curricular e criação do bacharelado e da licenciatura; criação do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; saída dos curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do prédio da Escola de Educação Física; dificuldades enfrentadas como diretor; envolvimento maior com a área administrativa em seu tempo como professor da Escola; fala sobre o que a Escola de Educação Física significa em sua vida; criação do Sistema Brasileiro de Documentação e Informação Desportiva (SIBRADID); mudança de perfil dos professores da Escola.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Ivany de Moura Bomfim - Vídeos

Departamento / Setor de Trabalho: Departamento de Esportes

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef) localizado na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.
Entrevistador: Tarcísio Mauro Vago
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Cristina Rosa, Iara Souto Ribeiro Silva e Aline Vieira Alves

  • Sumário

Doação do seu arquivo pessoal para o Cemef; origem familiar e infância; cita as escolas em que estudou; ingresso como contínuo no Banco da Lavoura; experiência jogando na equipe juvenil do Clube Atlético Mineiro; ingresso como aluno da Escola de Educação Física; fala sobre o Curso de Educação Física Infantil; predominância de mulheres entre as alunas da Escola de Educação Física; motivações para sua escolha pelo curso de Educação Física; forma de ingresso como aluno da Escola de Educação Física; perfil do curso e dos professores voltado para a parte prática da Educação Física; formação dos professores do curso de Educação Física; experiência como presidente do Diretório Acadêmico da Escola durante a ditadura militar; crise econômica da Escola de Educação Física na década de 1960; importância do movimento organizado pelo alunos para que a Escola não fechasse; encontro com o governador Magalhães Pinto; federalização da Escola de Educação Física; ingresso na UFMG como professor do Colégio Técnico (COLTEC); atuação como preparador físico do Clube Atlético Mineiro; experiência como jogador do time de futebol do Banco da Lavoura; atuação como professor de escolas estaduais em Caeté e Matozinhos; trabalho desenvolvido no COLTEC e seu envolvimento com o handebol; início do seu envolvimento com a ginástica olímpica; criação e desenvolvimento do Grupo de Ginástica (GRUGIN); ida para a Universidade de Colônia, na Alemanha, para estágio técnico; ida para a Alemanha para fazer o mestrado; trabalho desenvolvido na dissertação de mestrado; transferência do COLTEC para a Escola de Educação Física; atuação como chefe do Departamento de Esportes; contratação de professores estrangeiros para ofertar cursos na Escola; fala sobre sua eleição para direção da Escola de Educação Física; desafios enfrentados por sua gestão como diretor; convênio firmado com o DAAD; trabalho desenvolvido para implantação do mestrado na Escola de Educação Física; saída de professores da Escola para cursar a pós-graduação no exterior; segundo mandato como diretor da Escola; mudança de regime de trabalho dos professores das universidades federais e aposentadoria de muitos dos docentes; reforma curricular e criação do bacharelado e da licenciatura; criação do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; saída dos curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do prédio da Escola de Educação Física; dificuldades enfrentadas como diretor; envolvimento maior com a área administrativa em seu tempo como professor da Escola; fala sobre o que a Escola de Educação Física significa em sua vida; criação do Sistema Brasileiro de Documentação e Informação Desportiva (SIBRADID); mudança de perfil dos professores da Escola.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Maria Rosário de Fátima Viana - Áudio

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; início da vida escolar; graduação em Educação Física; início da atuação profissional; início do trabalho como professora da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; separação dos alunos por sexo nas aulas de Educação Física; espaço físico das aulas; experiência como vice-diretora e depois diretora do Pedro Guerra; atividades esportivas desenvolvidas pelos professores de Educação Física; concurso para ingresso na Prefeitura de Belo Horizonte; trabalho no SESC; organização das aulas; conteúdos trabalhados nas aulas; mudanças com a Escola Plural; avaliação dos estudantes; olimpíadas; eventos na escola; corridas rústicas; participação da comunidade nas atividades e eventos da escola; parcerias com outras disciplinas escolares; movimentos grevistas; construção da quadra coberta e vestiários; distribuição das aulas de Educação Física na organização escolar.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Maria Rosário de Fátima Viana - Transcrição

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Transcrição: Júlio Saulo
Conferência de fidelidade: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; início da vida escolar; graduação em Educação Física; início da atuação profissional; início do trabalho como professora da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; separação dos alunos por sexo nas aulas de Educação Física; espaço físico das aulas; experiência como vice-diretora e depois diretora do Pedro Guerra; atividades esportivas desenvolvidas pelos professores de Educação Física; concurso para ingresso na Prefeitura de Belo Horizonte; trabalho no SESC; organização das aulas; conteúdos trabalhados nas aulas; mudanças com a Escola Plural; avaliação dos estudantes; olimpíadas; eventos na escola; corridas rústicas; participação da comunidade nas atividades e eventos da escola; parcerias com outras disciplinas escolares; movimentos grevistas; construção da quadra coberta e vestiários; distribuição das aulas de Educação Física na organização escolar.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Maria Rosário de Fátima Viana - Vídeos

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistadora: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; início da vida escolar; graduação em Educação Física; início da atuação profissional; início do trabalho como professora da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; separação dos alunos por sexo nas aulas de Educação Física; espaço físico das aulas; experiência como vice-diretora e depois diretora do Pedro Guerra; atividades esportivas desenvolvidas pelos professores de Educação Física; concurso para ingresso na Prefeitura de Belo Horizonte; trabalho no SESC; organização das aulas; conteúdos trabalhados nas aulas; mudanças com a Escola Plural; avaliação dos estudantes; olimpíadas; eventos na escola; corridas rústicas; participação da comunidade nas atividades e eventos da escola; parcerias com outras disciplinas escolares; movimentos grevistas; construção da quadra coberta e vestiários; distribuição das aulas de Educação Física na organização escolar.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Jorge Lucio Turci - Áudio

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistador: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; chegada como professor da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço para as aulas de Educação Física; separação das turmas por sexo; planejamento das aulas; colegas de Educação Física com quem trabalhou; experiência como diretor da Escola; conteúdo das aulas de Educação Física; avaliação dos estudantes; mudanças com a Escola Plural; alterações no perfil dos estudantes ao longo do tempo; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; eventos escolares (torneios, corrida rústica); cursos e formações; movimentos grevistas; realizações como professor.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Jorge Lucio Turci - Transcrição

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistador: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Transcrição: Júlio Saulo
Conferência fidelidade: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; chegada como professor da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço para as aulas de Educação Física; separação das turmas por sexo; planejamento das aulas; colegas de Educação Física com quem trabalhou; experiência como diretor da Escola; conteúdo das aulas de Educação Física; avaliação dos estudantes; mudanças com a Escola Plural; alterações no perfil dos estudantes ao longo do tempo; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; eventos escolares (torneios, corrida rústica); cursos e formações; movimentos grevistas; realizações como professor.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer

Jorge Lucio Turci - Vídeos

Eixo temático: “Memória de professores de Educação Física: narrativas sobre a experiência docente na Escola Municipal Professor
Pedro Guerra”, pesquisa de mestrado desenvolvida por Nathalie Amâncio Pereira da Silva junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curso de Mestrado Profissional (ProEF) / EEFFTO / UFMG.

  • Ficha Técnica

Tipo de entrevista: Temática
Local da entrevista: Escola Municipal Professor Pedro Guerra
Entrevistador: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos
Pesquisa e elaboração do roteiro: Nathalie Amâncio Pereira da Silva Santos

  • Sumário

Cidade de nascimento; escolha pelo curso de Educação Física; experiências na graduação; primeiras experiências profissionais; concurso da Prefeitura de Belo Horizonte; chegada como professor da Escola Municipal Professor Pedro Guerra; espaço para as aulas de Educação Física; separação das turmas por sexo; planejamento das aulas; colegas de Educação Física com quem trabalhou; experiência como diretor da Escola; conteúdo das aulas de Educação Física; avaliação dos estudantes; mudanças com a Escola Plural; alterações no perfil dos estudantes ao longo do tempo; percepção das outras áreas sobre a Educação Física; eventos escolares (torneios, corrida rústica); cursos e formações; movimentos grevistas; realizações como professor.

Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer